26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasComo proteger e nutrir o canavial durante corte de soqueira

Como proteger e nutrir o canavial durante corte de soqueira

De abril a novembro é o momento oportuno para o produtor proteger o seu canavial de pragas do solo e garantir maior produtividade e rentabilidade.

Crédito Vittia

Em abril muitos produtores iniciam o manejo de corte de soqueira, prática agrícola utilizada na cultura da cana-de-açúcar, que consiste na aplicação dirigida na linha da soqueira, em um sulco previamente aberto com um disco de corte. Nesse momento, o agricultor aplica soluções fundamentais para prevenir pragas do solo que atacam as raízes e causam grandes prejuízos à cultura, e também fornece nutrientes que favorecem o desenvolvimento das plantas e, consequentemente, a produtividade.
 

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mundialmente, a cana-de-açúcar contabiliza perdas de aproximadamente 20% ao ano, considerando somente o ataque de pragas. “A cana-de-açúcar pode ser atacada por mais de 80 espécies de pragas, sendo que algumas delas, como alguns besouros e cupins, muitas vezes são observadas nas lavouras somente após terem causado danos, uma vez que são pragas de solo e por isso, de difícil observação”, destaca o órgão.
 

Com o uso indiscriminado de agrotóxicos, algumas pragas criaram resistência a determinados inseticidas químicos, que acabaram por perder a sua eficiência. A Vittia, empresa brasileira de pesquisa e desenvolvimento de biotecnologia agrícola, tem uma linha completa para o produtor obter plantas nutridas, sadias e fortes, com soluções que oferecem efeito prolongado e eficaz.
 

Estudos apontam que nas principais regiões canavieiras do estado de São Paulo há maior tendência de o solo apresentar deficiência em boro e zinco. Para nutrir as plantas com esses micronutrientes, destaca-se o Boro®, um fertilizante fluido, que melhora o estado nutricional das plantas e aumenta a produtividade das culturas.

Já o NHT® Zinco é um fertilizante fluido, com alta concentração de zinco, tendo como fonte o óxido de zinco. Com liberação gradativa, contribui com menores perdas e maior absorção da cultura.
 

Vale ressaltar que além do boro e zinco, a Vittia possui uma linha de fertilizantes fornecedores dos demais nutrientes. Além disso, a companhia avalia os resultados de análise de solo e folhas, o histórico da área, a demanda da cultura e expectativa de produtividade para uma recomendação mais assertiva.
 

O Bioenergy® é um biofertilizante que se destaca pela eficiência na ativação do metabolismo das plantas, o que significa estimular o maior enraizamento do canavial e, por conseguinte, proporcionar maior desenvolvimento vegetativo.
 

O Meta-Turbo SC®, por sua vez, é um inseticida biológico que, além de ter excelente ação de controle de pragas como percevejos, lagartas, cigarrinha-da-raiz e tripes, possui uma formulação inovadora, atuando de forma cirúrgica nos alvos.
 

O Bovéria-Turbo® é um inseticida e acaricida microbiológico muito eficaz no manejo de insetos e ácaros. Possui amplo espectro no controle de pragas com eficiência agronômica comprovada para mosca branca, moleque da bananeira, ácaro rajado, cigarrinha do milho e bicudo da cana-de-açúcar em todas as culturas nas quais ocorram. Além disso, reduz as chances de surgimento de resistência de pragas.
 

O Biobaci® completa o conjunto de soluções Vittia para a cultura da cana. Trata-se de um nematicida e fungicida microbiológico altamente eficaz no manejo de fito nematoides e fungos que causam podridão de raiz. “Alguns nematoides costumam causar um prejuízo silencioso ao produtor. Às vezes ele não vê o problema, por ser tratar de um inimigo invisível, mas isso vai refletir diretamente na produtividade e, consequentemente, em seu retorno financeiro”, afirma o Gerente de Portfólio Vittia, Maickon Balator.
 

Com uma história de mais de 50 anos e uma equipe especializada, a Vittia construiu um relacionamento de confiança com seus clientes. Frequentemente a companhia realiza ensaios de campo nas propriedades rurais, primordiais para demonstrar a eficiência de suas tecnologias, que além de melhorarem a produtividade, reduzem os impactos ambientais nas lavouras brasileiras.
 

“Esse é o momento oportuno para o produtor proteger o seu canavial. A Vittia tem uma equipe especializada em campo para auxiliar o agricultor, mas também é possível procurar um distribuidor Vittia na sua região para lhe orientar sobre como conseguir os melhores resultados na lavoura”, conclui Maickon.

Sobre a Vittia

A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e nutrição especial de plantas, com soluções para diversas culturas agrícolas, está presente há 52 anos no país com a missão de permitir aos produtores ganhos de rentabilidade por área e melhoria do balanço socioambiental, entregando excelência em produtos e serviços para a agricultura.
 

Sempre expandindo sua atuação a favor do agronegócio por meio de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, a empresa, dedicada à produção de insumos de alta tecnologia para a agricultura, conta com diversos produtos nas linhas de adjuvantes, inoculantes (fertilizantes biológicos), acaricidas, controle biológico, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais, condicionadores de solo, micronutrientes granulados para solo e sais para a agricultura e pecuária.
 

A Vittia possui três unidades industriais localizadas em São Joaquim da Barra, além de unidades em Serrana, Ituverava e Artur Nogueira, no estado de São Paulo, e em Paraopeba e Patos de Minas, no estado de Minas Gerais. Atualmente, conta com cerca de 1200 colaboradores entre equipes administrativas, de produção e especialistas de campo. Comprometida com os princípios da sustentabilidade, a empresa visa criar valor por meio da inovação e ampliação de negócios com aquisições estratégicas no mercado. Em 2022, a receita líquida da empresa foi de R$ 851 milhões.
  Além disso, a Vittia recebeu do MAPA o Selo Agro+ Integridade, que se destina a premiar empresas do agronegócio que, reconhecidamente, desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Novo software Inteligente

Ferramenta da GAtec garante uso racional de insumos, diminuindo a aplicação de produtos químicos ...

Mais de 5,5 mil marcas de cachaça

O Brasil tem 5.523 marcas de cachaça e aguardente disponíveis no mercado para comercialização ...

Soluções Ubyfol contribuem para produtividade

O setor sucroalcoleiro no Brasil vem passando por alguns desafios e exigindo dos produtores ...

Ácidos húmicos otimizam eficiência dos NPK

As substâncias húmicas incluem ácido húmico, ácido fúlvico e humina, dependendo ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!