22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesComo proteger o cultivo em momentos de El Niño

Como proteger o cultivo em momentos de El Niño

Confira o que fazer para evitar prejuízos na lavoura

Tradicionalmente, em épocas de El Niño as temperaturas tendem a subir no período de inverno, provocando estresse em algumas regiões. Outro efeito conhecido é a seca, que ocorre principalmente no Nordeste, prejudicando diversos cultivos. Outro fator que preocupa é a irregularidade das chuvas que podem comprometer o estabelecimento e o desenvolvimento das lavouras.

Para minimizar esse cenário de incertezas climáticas, é importante o produtor rural buscar alternativas. Fruto da parceria da Embrapa com NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola, o bioinsumo AURAS® é uma tecnologia originada da caatinga. A solução proporciona maior segurança no ambiente de produção ao reduzir os efeitos dos estresses nas plantas, possibilitando proteção do potencial das lavouras. 

Créditos: iStock

Glauco Bahia, executivo de Contas-Chave da empresa brasileira NOOA, explica que o AURAS® ajuda a reduzir os efeitos causados pela seca, minimizando os riscos. “Entre os benefícios, a solução otimiza o uso da água pela planta, que ocorre tanto com a maior retenção de água na região das raízes quanto pelo controle da sua perda pela parte aérea das plantas”, pontua. 

Mesmo com o solo quase seco, o AURAS® fica ativo e reduz os efeitos dos estresses que limitam a produção. Assim, o AURAS® tornou-se uma ferramenta indispensável para se conviver com as adversidades climáticas.

Já em relação às altas temperaturas, o executivo de Contas-Chave da NOOA observa que o AURAS®, que tem a rizobactéria Bacillus aryabhattai CMAA 1363, isolada na caatinga brasileira, ambiente extremo, e única cepa de Bacillus aryabhattai validada pela Embrapa, possibilita que a planta tenha um melhor controle da temperatura foliar e, consequentemente, uma redução do estresse térmico, em comparação com as lavouras que não utilizam esse bioativo. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Folhosas : Em destaque no cenário nacional

As folhosas ocupam lugar de destaque no cenário nacional da olericultura brasileira. De acordo com recente levantamento do Cenário Hortifrúti Brasil, quatro culturas pesquisadas (alface, repolho, couve e brócolis) envolvem um contingente próximo a 1,5 milhão de produtores, com grande destaque para São Paulo, porém, marcando presença nos cinturões verdes das principais cidades em todos os Estados do País.

Acerola: detalhes do cultivo no Brasil

São poucos os países que cultivam comercialmente a acerola e o Brasil se sobressai nesse contexto, sendo um excelente produtor, exportador e consumidor. Saiba mais.

Cultivo de alho

A podridão-branca, ou mofo-branco do alho e cebola, causada pelo fungo Sclerotium cepivorum ...

As possibilidades de cultivo do edamame

Descubra as diversas formas de cultivo do edamame e suas vantagens únicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!