16.6 C
Uberlândia
terça-feira, maio 28, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMáquinasCompra de trator requer planejamento

Compra de trator requer planejamento

Planejamento estratégico pode ajudar a maximizar o retorno sobre o valor investido e a contribuir para a eficiência das operações agrícolas.

Divulgação

A compra de um trator é um investimento significativo, especialmente para os pequenos e médios agricultores. Desta forma, o planejamento cuidadoso é essencial para garantir que essa aquisição atenda às necessidades da propriedade. Este tipo de abordagem estratégica pode ajudar a maximizar o retorno sobre o valor investido e a contribuir para a eficiência das operações agrícolas.

Para o coordenador de Vendas/Marketing da Agritech, Cesar Roberto Guimarães de Oliveira, o primeiro passo é avaliar as necessidades. “É preciso identificar as tarefas específicas que o trator realizará na propriedade. Isso inclui considerar o tipo de solo, tamanho da área a ser cultivada, operações de aragem, colheita, transporte e outras atividades da lavoura”, recomenda.

Nesta fase inicial de planejamento, conversar com agrônomos, consultores agrícolas ou outros agricultores experientes pode ser fontes de conhecimento compartilhado sobre as melhores opções de tratores para as condições específicas da propriedade.

“Importante também levar em consideração as condições climáticas locais da lavoura e o calendário de safras ao planejar a compra”, comenta Oliveira. Feito isto, o próximo passo é definir um orçamento claro para a compra do trator. “Isso inclui não apenas o custo inicial do trator, mas também despesas associadas como implementos, seguro, manutenção, além do treinamento de operadores”.

Consórcio é uma opção rentável ao produtor rural

Optar pela compra de um trator por meio de um consórcio tem sido atrativo para os agricultores.

A Agritech, por exemplo, sendo pioneira na indústria brasileira ao fabricar linhas de tratores, microtratores e implementos agrícolas voltadas para pequenos e médios agricultores, investe no reforço de ofertas para aquisição dos equipamentos por meio de consórcio e, também, por meio da longa e consolidada parceria com o banco de fábrica da empresa, o DLL.

“O Consórcio Agritech é uma forma programada e inteligente de adquirir máquinas agrícolas e outros implementos, pois oferece taxas que ficam abaixo das praticadas no mercado. É uma ótima oportunidade”, garante Oliveira.

Para o coordenador, o Consórcio Nacional Agritech tem sido a escolha de muitos produtores por ser menos burocrático e por oferecer menor custo quando comparado a um financiamento bancário.

O modelo do consórcio da marca não possui taxa de inscrição e fundo de reserva, além de ter a entrega garantida pela fábrica. Os pagamentos podem ser mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, com prazos de até 100 meses.

Além disso, o grande diferencial que a Agritech oferece ao produtor rural, especialmente ao agricultor familiar, é a proximidade que mantém com os clientes. De acordo com Oliveira, os vendedores das revendas, que recebem treinamento qualificado, conseguem entender as reais necessidades dos produtores nas visitas nas propriedades.

A empresa também oferece uma opção alternativa para facilitar o produtor rural a adquirir um dos tratores das linhas Agritech por meio da longa e consolidada parceria com o banco de fábrica da empresa, o DLL.

Após a compra do trator, o planejamento deve continuar na propriedade

O coordenador recomenda também que, após a compra do equipamento agrícola, o produtor rural ofereça capacitação adequada para os operadores. “O treinamento é essencial para garantir segurança durante o uso e a eficiência operacional do próprio trator”, comenta.

Outra recomendação é fazer uma programação de manutenção preventiva para o equipamento agrícola. “Manter o equipamento adequadamente, prolonga sua vida útil e evita custos de reparo inesperados”, aconselha.

Sobre a Agritech

A Agritech Lavrale – Divisão Agritech é pioneira na indústria brasileira ao fabricar linhas de tratores, microtratores e implementos agrícolas voltadas para a agricultura familiar. No final de 2014 a empresa atingiu a marca de 100 mil tratores produzidos pela sua fábrica, em Indaiatuba (SP). A Agritech faz parte do Grupo Stédile e surgiu com a cisão da Yanmar do Brasil. O Grupo Stédile, de Caxias do Sul (RS), é um dos mais respeitados conglomerados industriais do Brasil e engloba a empresa Agrale S.A.

ARTIGOS RELACIONADOS

Desafios e oportunidades da restauração florestal

O Brasil tem na restauração florestal com árvores nativas um caminho de oportunidade para enfrentar os desafios climáticos gerando benefícios ambientais, sociais e econômicos e contribuindo para uma retomada verde pós pandemia.

Poda é indispensável ao limão

Adriana Souza Nascimento Engenheira agrônoma, mestre em Fitopatologia e extensionista rural da EMATER/DF adriana.nascimento@emater.df.gov.br A poda compreende um conjunto de operações que se efetua no limoeiro (e...

Seguros para evitar prejuízos

Os três meses que antecedem o início de plantio da soja - que ocorre a partir de setembro ..

Valtra apresenta soluções em agricultura de precisão

Marca amplia oferta de Plantadeira Momento e traz piloto automático elétrico que pode ser instalado em máquinas novas ou antigas ou até mesmo de outras marcas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!