29.4 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosCondicionadores biológicos proporcionam solo equilibrado

Condicionadores biológicos proporcionam solo equilibrado

Os condicionadores biológicos de solo têm uma importante ação ao promover um ambiente mais equilibrado para o cafeeiro, fornecendo nutrientes essenciais para as plantas de maneira gradual.

Harianna Paula Alves de Azevedo
Doutora em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA) e professora adjunta – Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais (FACICA)
harianna_tp@hotmail.com

Mariana Thereza Rodrigues Viana
Engenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia – UFLA
marianatrv@gmail.com

A cafeicultura brasileira passa por diversos desafios nas regiões produtoras. As boas condições nutricionais garantem sempre os ganhos em produção a cada safra. O devido equilíbrio entre química, física e biologia do solo é buscado cada vez mais pelos produtores.

Os condicionadores auxiliam no equilíbrio nutricional durante todo o ciclo produtivo.
Foto: Shutterstock

O café, por ser uma cultura perene, com grande longevidade, pode levar ao esgotamento dos nutrientes essenciais. É característica das regiões produtoras solos naturalmente ácidos e pobres em nutrientes essenciais, o que pode afetar o crescimento e desenvolvimento das plantas.

A cafeicultura é muito intensiva em utilização de máquinas e implementos agrícolas, o que pode compactar o solo e afetar a aeração e permeabilidade. O baixo aporte de matéria orgânica pode levar o solo à erosão.

A atividade de microrganismos benéficos nos solos pode ser afetada pelo uso excessivo de fertilizantes químicos, além de causar desequilíbrios no solo, tornando as plantas mais suscetíveis a pragas, doenças e adversidades ambientais.

A utilização dos condicionadores biológicos de solo, como microrganismos benéficos e compostos orgânicos, aliado a práticas de manejo sustentáveis, pode auxiliar a diminuir ou atenuar esses desafios enfrentados pela cafeicultura.

A solução

Os condicionadores biológicos de solo têm uma importante ação ao promover um ambiente mais equilibrado para o cafeeiro, fornecendo nutrientes essenciais para as plantas de maneira gradual, auxiliando no equilíbrio nutricional durante todo o ciclo produtivo.

O aumento na matéria orgânica, ao utilizar esses condicionadores, melhora a estrutura física do solo, com isso, a aeração e capacidade de retenção de água também é otimizada, proporcionando um ambiente saudável para o desenvolvimento das raízes.

Microrganismos benéficos, como bactérias e fungos, quando adicionados ao solo, auxiliam na decomposição de restos da cultura e matéria orgânica, fazendo a reciclagem de nutrientes por meio de ciclos biogeoquímicos saudáveis.

Esses microrganismos também são capazes de competir com patógenos e pragas de solo, ajudando a suprimir esses problemas. Melhorias na disponibilidade de nutrientes podem reduzir a dependência de fertilizantes químicos durante todo o ciclo, podendo entrar com adubações somente quando a planta exigir nutrientes em maiores quantidades, tornando, assim, a produção mais sustentável.

Conheça os condicionadores de solo

Condicionadores biológicos ajudam a melhorar a estrutura física do solo, tornando-o mais leve, mais poroso, bem drenado e com maior capacidade de retenção de água, melhorando a erosão e lixiviação de nutrientes.

Com a decomposição da matéria orgânica, os nutrientes vão sendo disponibilizados para as plantas de maneira mais gradual, como os fertilizantes de liberação controlada. Isso torna o cafeicultor independente de fertilizantes químicos que agridem o solo, reduzindo custos e problemas ambientais, contribuindo também para a segurança econômica do cafeicultor.

Importante ressaltar que, para o sucesso na utilização de condicionadores biológicos de solo e demais produtos, é necessário conhecimento e prudência. Cada produtor e suas lavouras cafeeiras possuem as suas particularidades, assim, a realização da análise de solo é indispensável.

Importante saber

Tendo por base a análise de solo, pode-se selecionar o condicionador biológico mais adequado para as necessidades específicas da sua área e plantas de café, seguindo rigorosamente as recomendações de dosagem e modo de aplicação indicadas pela empresa fornecedora, pois o excesso de produto também pode ser prejudicial para a cultura.

Integrar os manejos nas lavouras, como adubação verde, irrigação adequada, controle de pragas e doenças, em conjunto com os condicionadores biológicos, maximiza os resultados no final.

É importante se atentar para a qualidade do produto, procurar aqueles de melhor qualidade advindos de fontes confiáveis, seguros à saúde do aplicador e de fácil manuseio. Em caso de dúvidas a respeito da utilização, consultar um agrônomo ou especialista na área. É importante adaptar de acordo com o contexto específico da fazenda.

  O objetivo dos condicionadores biológicos de solo é proporcionar o equilíbrio do perfil, para melhorar as condições produtivas e a qualidade dos produtos, pautado na sustentabilidade. Deste modo, investir no cuidado do solo é investir no futuro da cafeicultura.

Sustentabilidade

Outro ponto importante é a melhoria em conservação de água no solo. O perfil, quando equilibrado nos quesitos químicos, físicos e biológicos, permite que as plantas cresçam vigorosas, tornando-as mais resistentes aos ataques bióticos e aos estresses ambientais que são cada vez mais frequentes nas regiões cafeeiras.

Outro benefício é na uniformidade da lavoura, quando pensado a longo prazo, podendo acarretar em aumento de produtividade de maneira mais sustentável. Além do maior rendimento na produção de grãos por área plantada, o solo equilibrado também resulta em melhor qualidade de bebida, com sabores mais complexos e distintos, elevando os valores das sacas. Ainda, pode prolongar a vida útil da lavoura.

Foto: Shutterstock

Enfrentamento do clima

Os cafeicultores estão, a cada ano que passa, enfrentando as adversidades climáticas que afetam os cafeeiros de maneira negativa, seja em produção ou qualidade de grão. Veranicos e secas prolongadas estão mais frequentes nas regiões cafeeiras.

Problemas com geadas severas também estão acontecendo, além de grandes variações de temperatura. Com as mudanças climáticas, as previsões estão sempre mais incertas a respeito do tempo, podendo afetar os planejamentos das lavouras cafeeiras.

Os cafeeiros também enfrentam as pragas e doenças que têm se adaptado às mais diversas condições climáticas, e estão apresentando resistências às moléculas disponíveis.

Outros obstáculos que os cafeicultores passam são quanto aos altos custos de produção (insumos e implementos oneram muito no final da produção) e o uso intensivo de mão de obra, levando em conta que está cada dia mais escassa, principalmente para a colheita.

A volatilidade do mercado também é uma grande preocupação dos cafeicultores, uma vez que o preço da saca varia com o mercado internacional, e pode flutuar de acordo com fatores globais, como oferta e demanda, política e condições climáticas em outros países produtores.

Por mais qualidade

Atualmente, os consumidores de café estão mais atentos às questões de qualidade do produto, com o mercado cada vez mais gourmetizado, levando o cafeicultor a investir na manutenção da qualidade, seja na produção ou processamento pós-colheita, para garantir sempre a presença no mercado.

Os consumidores também estão questionando o quesito da produção sustentável, com isso, algumas certificações são bastante rígidas. 

Para a cafeicultura, um solo bem-preparado e equilibrado traz vários benefícios para a produção, proporcionando condições ideais para que as plantas de café enfrentem as adversidades de maneira mais eficaz, tornando-as mais resilientes e produtivas.

Logo, o manejo adequado do solo é essencial para o sucesso da cafeicultura. Os condicionadores biológicos de solo vêm nesse sentido, com vários pontos positivos. Os resultados têm mostrado que, além da produtividade, esses produtos são capazes de melhorar a qualidade sensorial do grão e a vida útil da lavoura.

ARTIGOS RELACIONADOS

Hydro PC é o destaque da Rivulis

A Rivulis apresenta o Hydro PC, tubo gotejador em formato cilíndrico, que possui design inovador extra resistente e pode tolerar ambientes desafiadores.

Fenicafé 2023

De 28 a 31 de março, em Araguari (MG).

Nutrigenômica traz rentabilidade e sustentabilidade ao agronegócio moderno

Comemorando 40 anos de história, Alltech estará presente no Show Rural Coopavel, que acontece em Cascavel (PR) entre os dias 3 e7 de fevereiro, apresentando pesquisas...

Como cultivar pimentas Capsicum

A diversidade de propriedades benéficas presentes nas pimentas do gênero Capsicum e sua grande aplicação na culinária, indústria de alimentos, farmacologia, odontologia, medicina, entre outras e, mais recentemente, sua utilização como planta ornamental, indicam a grande importância do seu cultivo para o agronegócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!