20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasConectarAGRO celebra o Dia do Agrônomo

ConectarAGRO celebra o Dia do Agrônomo

A digitalização tem sido um fator transformador no campo, e os aplicativos de agricultura têm desempenhado um papel fundamental na otimização das tarefas agrícolas.

No contexto do Dia do Agrônomo, celebrado em 13 de setembro, a Associação ConectarAGRO ressalta a importância dos profissionais agrônomos para o Brasil e destaca como a conectividade desempenha um papel crucial no aprimoramento de suas atividades. A ConectarAGRO é uma associação civil sem fins lucrativos que visa fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil, para conectar pessoas, máquinas e instrumentos, viabilizando a Internet das Coisas (IoT) na agricultura. Para isso, propõe a conectividade em toda a área produtiva, agricultável. Uma das tecnologias, ou a preponderante, na cobertura é o 4G, com frequência de 700 MHz.

“A Associação ConectarAGRO reconhece a relevância dos profissionais agrônomos para o crescimento e desenvolvimento do agronegócio no Brasil. Através da conectividade é possível capacitar esses profissionais a adotarem soluções tecnológicas inovadoras, como os aplicativos de agricultura, que desempenham um papel crucial na modernização e eficiência das práticas agrícolas. Ao unir a expertise dos agrônomos com as possibilidades oferecidas pela tecnologia, estamos construindo um setor mais resiliente, produtivo e sustentável” afirma Guilherme Belardo, Líder de Desenvolvimento de Negócios na Climate Fieldview (Bayer). Belardo é engenheiro agronomo formado pela ESALQ / USP e Diretor na ConectarAGRO.

A digitalização tem sido um fator transformador no campo, e os aplicativos de agricultura têm desempenhado um papel fundamental na otimização das tarefas agrícolas e na tomada de decisões informadas pelos produtores rurais. Diversos aplicativos estão disponíveis para smartphones e tablets, auxiliando em diferentes estágios das cadeias produtivas.

De acordo com uma pesquisa conduzida por engenheiros agrônomos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), existem mais de 621 aplicativos voltados para a área rural, abrangendo aspectos como meteorologia, gestão de insumos, planejamento de plantio e navegação em campo.

A conectividade amplifica o potencial desses aplicativos, permitindo que os profissionais agrônomos acessem dados em tempo real e otimizem suas práticas.

Dentre os aplicativos de destaque mencionados pela ConectarAGRO estão:

Inmet: Oferecendo informações meteorológicas precisas, o Inmet utiliza dados gerados em tempo real para fornecer previsões do tempo e outras informações relevantes para áreas produtoras, auxiliando no manejo e no planejamento das culturas.

Bioinsumos: Este aplicativo reúne informações sobre insumos biológicos seguros, fornecendo aos agricultores dados de produtos aprovados para o combate a pragas e doenças, contribuindo para práticas mais sustentáveis.

Zarc – Plantio Certo: Baseado nas informações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático, este aplicativo auxilia no planejamento de plantio, indicando as melhores épocas e taxas de risco para diferentes culturas.

Navegador de Campo: Utilizando o GPS, este aplicativo possibilita a criação de trilhas e campos no mapa, permitindo uma condução precisa de máquinas agrícolas, mesmo em condições de baixa visibilidade.

A conectividade não apenas otimiza o uso desses aplicativos, mas também revoluciona a forma como os agrônomos conduzem suas atividades no campo, permitindo a coleta e análise de dados em tempo real. Com mais de 14,4 milhões de hectares já conectados, a ConectarAGRO continua a fortalecer o agronegócio brasileiro por meio da tecnologia e da conectividade. A Associação também foi responsável pela cobertura de mais de 29,2 milhões de hectares de soluções de Internet das Coisas. O NB-IoT é necessário para conectar máquinas e sensores, ferramentas importantes para o desenvolvimento do agronegócio, podendo ampliar em mais de 40% a cobertura tradicional em relação ao uso de smartphones, além de consumir menos bateria.

Sobre a Associação ConectarAGRO

A ConectarAGRO é uma associação civil sem fins lucrativos que visa fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil, para conectar pessoas, máquinas e instrumentos, viabilizando a Internet das Coisas (IoT) na agricultura. Para isso, propõe a conectividade em toda a área produtiva, agricultável. Uma das tecnologias, ou a preponderante, na cobertura é o 4G, com frequência de 700 MHz. Criada para solucionar o problema comum de falta de conectividade no campo, enfrentado pelo agronegócio, a iniciativa já contribuiu para levar internet para mais de 14,4 milhões de hectares.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bayer anuncia mudanças na equipe da divisão agrícola para o Brasil e América Latina

Divisão tem novos executivos nas lideranças de Marketing de Clientes e Sustentabilidade.

Top Farmers debate economia, política e novo mercado global

O Top Farmers – Desenvolvendo Competências para o Campo, o maior encontro dos maiores produtores do Brasil, será em 12 e 13 de setembro,...

O Censo, o PIB e a sustentabilidade do agro

O Censo e o PIB do agro revelam dados cruciais para impulsionar a sustentabilidade do setor.

TIM Brasil e Agropalma anunciam parceria inédita de conectividade 4G

Iniciativa é um marco na indústria de óleo de palma, sendo a primeira registrada no Brasil; parceria com a TIM Brasil conectará mais de 120 mil hectares da Agropalma, beneficiando também comunidades e agricultores familiares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!