21.6 C
Uberlândia
sábado, novembro 9, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosFlorestasCongresso Internacional de Biomassa traz conhecimento e cria parcerias estratégicas

Congresso Internacional de Biomassa traz conhecimento e cria parcerias estratégicas

Aproximadamente quatro mil visitantes estiveram presentes durante os três dias de evento

Crédito Divulgação

Curitiba foi palco da terceira edição do Congresso Internacional de Biomassa (CIBIO 2018), realizado entre 04 e 06 de setembro em Curitiba (PR). O evento, que reuniu especialistas, empresários, pesquisadores e universidades em prol da produção de Biomassa e Energia, contou com a presença de aproximadamente quatro mil visitantes, de cinco países diferentes, além da exposição de mais de 50 empresas ligadas ao setor durante a 3ª Expobiomassa, evento paralelo ao Congresso.

Realizado no Centro de Eventos, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), o evento teve a presença de instituições importantes, como a Embrapa Agroenergia, a Embrapa Florestas, a União das Indústrias de Cana de Açúcar (UNICA) e a Associação da Indústria da Cogeração de Energia (COGEN).

 

Pontes

 

O evento levou conhecimento sobre o setor de biomassa e serviu como ponte para o fechamento de parcerias estratégicas entre empresas. Um exemplo foi a parceria entre a empresa TMSA e a Planalto Picadores, a qual fortalecerá ambas as empresas para o setor de biomassa no Brasil nos próximos meses.

De acordo com Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do evento, as parcerias fechadas movimentarão mais de R$ 50 milhões em negócios. Fraga destaca que o Grupo FRG celebra este momento junto com o setor no Brasil. “Este é, disparado, o maior evento de Biomassa e Energia já realizado no Brasil e na América do Sul, mostrando que o setor ainda tem muito mais para alcançar e que os próximos anos certamente serão de colheita farta“ afirma ele.

Temas como a baixa contratação de usinas de biomassa em leilões de energia, a importância do programa RenovaBio para a produção de biocombustíveis, assim como o potencial gigantesco do Brasil para a produção de Biomassa Florestal foram debatidos durante os painéis. O CIBIO 2018 contou também com eventos paralelos, como a 3ª Expobiomassa, que acontece todos os anos e o primeiro Forest Biomass Day, o qual levou participantes para uma fazenda energética e mostrou na prática como a ciência funciona.

A importância de políticas públicas para o desenvolvimento do setor também esteve presente entre os assuntos debatidos no CIBIO 2018, e por esta razão uma carta endereçadaao Congresso Nacional foi idealizada pelas instituições presentes no evento com o objetivo de levar sugestões importantes sobre o setor até o Ministério de Minas e Energia (MME).

O documento terá como remetente o CIBIO e será assinado por várias instituições, como a UNICA, COGEN, ABGD, ABEAMA, entre outras. “A carta levará sugestões para que o setor possa alavancar com políticas públicas, incentivos fiscais, melhoria nos leilões para que o setor de biomassa possa ter mais destaque e com mais projetos aprovados“ ressalta Fraga.

 

Sucesso

 

A terceira edição do Congresso Internacional de Biomassa foi considerada um sucesso pela organização e a quarta edição já tem data para acontecer em 2019. Confirmada para os dias 25,26 e 27 de junho, a nova edição do evento contará com novidades. “Para 2019, o grande destaque será a parte dinâmica, em que as empresas poderão mostrar seus produtos e serviços na prática, como a trituração de madeira, sistema de pelletizadoras, sistemas de aquecimento com biomassa, etc.“ explicou Fraga.

ARTIGOS RELACIONADOS

Eucalipto: Produção de mudas segue critérios

Autores Emmanoella Costa Guaraná Araujo Mestra em Ciências Florestais e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal – Universidade Federal do Paraná...

Pragas e doenças – Ameaça ao caquizeiro

O caquizeiro possui diversos problemas fitossanitários relacionados ao seu cultivo e que culminam na redução da produtividade, qualidade da produção e, em alguns casos, a perda do produto comercial. As principais doenças relacionadas à cultura são a cercosporiose (Cercospora Kaki), antracnose (Colletotrichum horii), mofo cinzento (Botrytis cinerea), pestalozia (Pestalotiopsis spp.), a queima-dos-fios (Cerotobasidium sp.) e a galha da coroa (Agrobacterium tumefaciens). A cercosporiose e antracnose consistem nas principais doenças que ocorrem na cultura.

Manjericão roxo – Produto requisitado na culinária gourmet

Muito requisitado na culinária, estima-se que a produção mundial de manjericão esteja em torno de 830 toneladas ano e, com a extração do óleo...

Maracaju sedia Showtec 2019

O maior evento do agro de Mato Grosso do Sul, será realizado de 16 a 18 de janeiro, com participação de 100 expositores e a feira traz o tema “Gerando negócios, produzindo conhecimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!