27.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 22, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasConheça as tecnologias que estão aumentando a produtividade agrícola

Conheça as tecnologias que estão aumentando a produtividade agrícola

Recursos modernos como inteligência artificial e Internet das Coisas já fazem parte do setor agropecuário.

A indústria agrícola busca constantemente novas formas de aumentar sua produção de um jeito sustentável. Estima-se que, nos próximos 30 anos, a população mundial alcance a marca de 9,8 bilhões de pessoas, então essa meta vai além de qualquer lucro e visa principalmente dar conta de fornecer alimentos suficientes para suprir essa demanda. Diante desse cenário, a tecnologia vem sendo a principal aliada do setor agropecuário, trazendo recursos realmente transformadores.

Créditos: Pixabay

Estamos vivendo na chamada Agricultura 4.0, um derivado da Indústria 4.0, que é considerada a quarta revolução industrial. O termo se refere a um conjunto de tecnologias e sistemas que, juntos, conseguem realizar uma série de atividades dentro da operação, desde o planejamento até a otimização da cadeia de produção. No geral, todos os setores do mercado utilizam as mesmas ferramentas, porém adaptadas para sua área de atuação.

Na agricultura, o plantio está muito mais avançado, graças às tecnologias inteligentes. Hoje existem sensores que permitem monitorar a saúde das plantas remotamente, assim como a qualidade do solo. Os agricultores conseguem analisar todos os dados fornecidos via um dispositivo smart, como celular, computador ou qualquer outro que tenha acesso à internet. Dessa forma, é possível evitar perdas e reduzir o uso de recursos naturais para somente o necessário.

O uso de robôs no plantio também está cada vez mais comum, especialmente os drones. O papel deles é filmar ou fotografar a plantação de cima, facilitando a apuração de informações importantes como quantidade de plantas, altura, presença de pragas, monitoramento da necessidade de água, etc. Isso permite uma rápida reação por parte do agricultor em casos de emergência e também auxilia na economia de recursos.

Com a aplicação de softwares e inteligências artificiais, o big data também passou a ser parte da realidade da agricultura. Cada dispositivo inteligente conectado no plantio fornece dados importantes, esses analisados rapidamente pela IA para garantir informações e estratégias baseadas em lógica. É impossível para um humano analisar tantos dados em um curto intervalo de tempo, mas, com a ajuda dos computadores, isso já é uma realidade.

Todos esses recursos voltados para inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) seguem em constante desenvolvimento. Com a maior capitalização do setor, a expectativa é que essas tecnologias entreguem muito mais em um futuro próximo, elevando toda a produção agrícola a um novo patamar.

ARTIGOS RELACIONADOS

Análise de solo otimiza produtividade do feijoeiro

Ao preparar a área em que será implantada a lavoura, o agricultor tem a oportunidade de analisar as condições exatas do solo e saber se possui os nutrientes necessários para garantir o sucesso da cultura.

Telas: como aumentar a produção agrícola?

A evolução da produção agrícola começa pela aplicação de tecnologias eficientes para alcançar a máxima produtividade.

Tecnologias no cultivo de alface

Do campo aberto à hidroponia, a alface brilha em diversas tecnologias de cultivo, mostrando sua versatilidade e adaptabilidade agrícola.

O que o produtor precisa saber para aumentar a produtividade da soja?

Artigo de Breno Azevedo, especialista de Desenvolvimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!