15.2 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosConilon aumenta participação nos blends de café espresso

Conilon aumenta participação nos blends de café espresso

Abraão Carlos Verdin Filho

Mestre em Produção Vegetal e pesquisador do Incaper Marilândia (ES)

verdin.abcfilho@gmail.com

Saul de Andrade Júnior

Doutorando em Produção Vegetal “Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

 

 Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

O café conilon atualmente compõe a principal matéria-prima da indústria de café solúvel, além de gradativamente aumentar sua participação em bebidas oriundas de café torrado e moído, blends de café espresso e nos chamado “3 em 1“ , obtidos pelas misturas de solúvel, torrado e moído.

Finalidades do café conilon

O café conilon, também conhecido como robusta, tem por finalidade principal agregar aos blends, com o arábica, objetivando conferir mais corpo à bebida, diminuir a acidez e, sobretudo, reduzir o custo do café torrado e moído para o consumidor.

É mais comum no preparo de “ligas“ ou misturas (blends), nas quais é adicionado ao café arábica, podendo compor variadas porcentagens ao café arábica. Por possuir maior teor de sólidos solúveis que o café arábica e apresentar maior rendimento após o processo de torração, o café conilon é componente essencial nos cafés solúveis.

No Brasil, o uso de mesclas (blends) de cafés é prática comum, pois o País possui condições edafoclimáticas para a produção de diversas espécies e variedades de cafés, possibilitando à indústria nacional a elaboração desses blends.

Estima-se-que-o-café-robusta-já-faça-parte-de-praticamente-metade-dos-blends-de-cafés-industrializados-Crédito-Abraão-Carlos
Estima-se-que-o-café-robusta-já-faça-parte-de-praticamente-metade-dos-blends-de-cafés-industrializados-Crédito-Abraão-Carlos

Qual a diferença?

Cafés arábica e conilon diferem consideravelmente no preço, qualidade e aceitabilidade. Os grãos apresentam cor, formato e tamanho diferenciados, porém, após a torração e a moagem, não é possível a distinção visual das espécies, sendo necessárias outras formas de discriminação (DIAS, 2005; GONZÁLEZ et al., 2001).

O café conilon é adicionado ao arábica visando, principalmente, a redução dos custos na industrialização, com consequente aumento dos lucros.

Características do café conilon

O conilon é da espécie Coffeacanephora.

ÃœSabor: o conilon é mais amargo e marcante.

ÃœCafeína: o conilon possui 2,2% de cafeína.

ÃœTeor de açúcares: entre 3 a 7%.

ÃœFacilidade de produção: as plantas são bastante diferentes, sendo o conilon uma planta mais rústica e normalmente mais produtiva que o café arábica.

Ãœ Uso: blends com café arábica e para solúveis,geralmente com maior proporção.

ÃœProdução: apesar de muito consumido no Brasil, o conilon representa apenas 30% da produção mundial do grão.

Participação nos blends

Oblend foi o grande achado do mercado de café. Ele garantiu, durante anos, o lucro de poucos e a dependência de muitos. Os poucos são os torrefadores e os muitos são os produtores, que ficam ‘presos’ dentro da estrutura do mercado.

De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a participação do robusta nos blends no mercado nacional é de 50 a 55%, ante 20% há 12 anos. Por isso, o salto é considerado importante na avaliação de representantes do setor. Já a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) calcula que a participação do robusta alcança cerca de 40%.

Estima-se que o café robusta, estigmatizado pela qualidade inferior ao da espécie arábica, já faça parte de praticamente metade dos blends de cafés industrializados no Brasil, algo entre 10 e 11 milhões de sacas, diante de um consumo doméstico anual estimado em 20 milhões de sacas.

A participação nos blends tem aumentado, principalmente por a indústria aumentar a sua receita com esses blends, desde que o consumidor aceite.A participação do conilon no café expresso também é expressiva.Novos blends são formados pela indústria e o consumidor tem aprovado, a favor do preço, que é o principal termômetro de maior ou menor porcentagem aos blends.

O cultivo desta espécie vem se expandindo extraordinariamente nos últimos anos em razão de sua participação cada vez mais frequente e expressiva nos ‘blends’ de torrados e moídos e do significativo aumento do consumo de café solúvel em todo o mundo, bem como do surgimento de inúmeras formas alternativas de consumo.

O cultivo desta espécie vem se expandindo extraordinariamente nos últimos anos - Crédito Abraão Carlos
O cultivo desta espécie vem se expandindo extraordinariamente nos últimos anos – Crédito Abraão Carlos

Sabor

Em trabalho efetuado, foi identificado que as bebidas com até 20% de conilon no blend mantiveram características sensoriais tradicionalmente positivas, como atributos mais intensos de aroma chocolate, aroma e sabor característico de café, aroma e gosto doce.

Essa matéria completa você encontra na edição de abril 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua para leitura integral.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Após a colheita, é hora de suplementar o cafezal

Plantas sofrem de estresse ao fim da safra e precisam de ajuda nutricional para recomeçar o ciclo Após o término da colheita do café da...

Hortelã em hidroponia compensa?

O mercado de hortelã tem se mostrado positivo para os produtores, remunerando bem os hidroponistas. De baixo custo, a hortelã em cultivo hidropônico pega carona nas demais hortaliças plantadas neste sistema e, portanto, divide o investimento com ela.

Cafeicultores participam da Feira do Cerrado

Primeiro dia do evento organizado pela Cooxupé recebeu mais de 2,4 mil cooperados.

Produtores de Espera Feliz são os campeões estaduais do 14º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

  Competição é a maior do país e contou com 2.060 amostras inscritas Dois produtores do município de Espera Feliz, na região das Matas de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!