18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Controle biológico é tema do Inova

Controle biológico é tema do Inova

primeiro desafio de soluções tecnológicas realizado pela AgroBrasília 2022

controle biológico – Chrysoperla externa adulto 1 – Crédito Luís Cláudio Paterno Silveira

Com o objetivo de atrair empresários, estudantes e empreendedores com ideias inovadoras e colaborar para que elas virem negócios com potencial para soluções de problemas, a AgroBrasília, a Secretaria de Agricultura do DF, a Emater-DF, a Embrapa, e o Sebrae-DF realizam em 2022 o Inova, o primeiro desafio de soluções tecnológicas (produtos, processos e serviços) inserido na programação da Feira, voltado para equipes e startups. O formato do concurso será inteiramente digital e as inscrições vão de 14 de março a 1º de abril de 2022.

O Controle Biológico é um importante instrumento de manejo fitossanitário das lavouras. A premissa é o combate a pragas agrícolas e a insetos transmissores de doenças por meio do emprego de inimigos naturais, que podem ser outros insetos ou micro-organismos, como fungos, vírus e bactérias. É um método de controle racional e sadio, que tem como objetivo reduzir o uso de defensivos agrícolas químicos, colaborando para a melhoria da qualidade dos produtos agrícolas, para a preservação dos recursos naturais e, portanto, para a sustentabilidade ambiental dos agroecossistemas.

Ricardo Fonseca Araújo, coordenador de Inovação Digital da Embrapa e integrante da Comissão Organizadora do Inova, explica a opção pelo tema. “A escolha foi feita baseada na necessidade da cadeia produtiva por novas tecnologias que possam substituir o uso de insumos como defensivos agrícolas. Em um cenário de guerra, em que países produtores de matérias-primas estão com embargos e restrições e até anunciaram pausa nas exportações, o tema do controle biológico se faz ainda mais importante para a agricultura nacional.”

O presidente da AgroBrasília, Ronaldo Triacca, comenta a expectativa em relação ao desafio: “O Inova chega para engrandecer a AgroBrasília, consolidando ainda mais a Feira como palco de lançamento de tecnologias. Acreditamos que, do Inova, sairão ótimas soluções tecnológicas para os produtores rurais”.

Etapas

O InovaAgroBrasília é composto por três fases, todas online. Serão aceitas inscrições de equipes e startups de todo o País, considerando empresas constituídas, startups que se encontram em qualquer nível de maturidade, e equipes ou grupos de trabalhos com projetos em início de desenvolvimento. No caso de empresas constituídas, elas não podem ter mais de cinco anos. E não poderão ser inscritas soluções comercializadas há mais de 24 meses, contados a partir do prazo final para a submissão da proposta.

A primeira fase é a de homologação, em que é necessária a confirmação da inscrição das equipes e startups e o detalhamento da solução proposta. A inscrição será feita por meio do preenchimento de um formulário, que deverá ser acompanhado pelo detalhamento do projeto em um pitch – uma breve apresentação -, em vídeo de até três minutos.

A segunda fase é classificatória, em que os organizadores do concurso irão selecionar até dez das propostas homologadas na primeira fase. Contra a decisão da comissão organizadora, não cabe recurso. Os aspectos avaliados serão viabilidade técnica, diferencial da solução proposta e potencial de impacto.

A terceira fase é a competição em si, quando será escolhida a proposta vencedora como “Melhor solução para o controle biológico”. A apresentação das propostas finalistas deverá, preferencialmente, ser feita remotamente com transmissão ao vivo. Caso os finalistas optem pela apresentação presencial, deverão seguir o calendário fixado pela organização.

Para acessar mais informações, como o regulamento, acesse o site: http://www.agrobrasilia.com.br/inovagrobrasilia/ .

Veja o cronograma do desafio:

Inscrições 14/3/2022 a 1º/4/2022
Fase classificatória 4/4/2022 a 29/4/2022
Fase final 11/5/2022 a 14/5/2022
Inicio Destaques Controle biológico é tema do Inova