22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 26, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesControle de doenças da soja tem início após a colheita

Controle de doenças da soja tem início após a colheita

Colheita – Crédito CNA

Durante o ciclo de desenvolvimento da soja, uma grande variedade de doenças pode incidir sobre a cultura prejudicando o crescimento, desenvolvimento e produtividade da soja. É comum encontrar doenças em todo o período de desenvolvimento da cultura, desde sua emergência a fase da maturação fisiológica, tendo distintas consequências, dependendo da doença em questão.

Doenças como a ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi) podem promover perda de produtividade de até 90%, dependendo da severidade (Godoy et al., 2020). Sendo assim, o manejo e controle de doenças é essencial para o bom crescimento, desenvolvimento e produtividade da soja cultivada.

Contudo, além do uso de fungicidas e do bom posicionamento de produtos, por se tratar em sua maioria de doenças fúngicas, medidas de manejo devem ser tomadas não só na safra, mas na entressafra da soja, visando reduzir a pressão de inóculo e incidência das doenças na cultura.

Uma dessas medidas é a eliminação de plantas de soja voluntárias oriundas das perdas de colheita. Isso porque, conforme destacado pelo professor e pesquisador Marcelo Madalosso, essas plantas podem servir como “ponte verde” para a sobrevivência de doenças fúngicas na área de cultivo, especialmente as doenças causadas por fungos biotróficos.

Madalosso chama atenção para a quantidade de doenças que é possível observar em plantas de soja espontâneas após a colheita da soja, e a elevada severidade dessas doenças. Doenças como oídio (Microsphaera difusa), ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), septória (Septoria glycines) e cercóspora (Cercospora spp.) são comumente encontradas em plantas de soja espontâneas após a colheita da cultura.

Dessa forma, fica evidente a importância do controle da soja espontânea para reduzir a pressão de inóculo e incidência de doenças fúngicas nas culturas sucessoras na próxima safra de soja. Deve-se atentar para a o cultivo de culturas como a canola em sucessão à soja, sendo que, caso as plantas de soja não sejam controladas com sucesso antes da implantação da canola no campo, maiores dificuldades de manejo podem ser observadas em decorrência da seletividade a herbicidas.

Em algumas regiões do Sul do Brasil, a ocorrência de geadas contribui para o controle da soja espontânea, entretanto, com a incerteza da ocorrência desse fenômeno e a instabilidade climática, o controle químico de plantas espontâneas torna-se necessário, especialmente quando há o objetivo de cultivar alguma cultura após a soja em um curto período e em se tratando de culturas que apresentam seletividade similar à soja a herbicidas.

Recomendações

De maneira geral, pode-se afirmar que o manejo de doenças da soja tem início logo após a colheita da cultura, sendo indispensável a eliminação de plantas de soja espontâneas e plantas daninhas que possam servir como ponte verde para doenças.

Além disso, a utilização de boas práticas agronômicas, tais como rotação de culturas, tratamento de sementes e utilização de fungicidas multissítios e protetores são de fundamental importância para um adequado manejo fitossanitário da soja visando boas produtividades.

Fonte: Equipe Mais Soja

ARTIGOS RELACIONADOS

Tratamento de sementes é eficaz contra cascudinho

O tratamento de sementes é a melhor opção, pois oferece proteção inicial às plântulas de soja durante a fase crítica de ataque do cascudinho, prevenindo danos aos caules recém-emergidos.

Mandioquinha-salsa Alternativa de renda garantida

A mandioquinha-salsa, também conhecida por mandioquinha, batata-baroa (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal e parte de Minas Gerais) ou batata-salsa (Paraná e Santa...

Adubação foliar na soja: menos perdas na produção

As perdas de produção agrícola chegam a 75%, sendo que cerca de 65% estão relacionadas aos problemas abióticos, como questões do clima e fertilidade do solo, e 10% por problemas bióticos, com o aparecimento de pragas e plantas daninhas. Por esse motivo, é fundamental o fornecimento de nutrientes para adubação do solo e foliar.

Resultados de pesquisas na soja são apresentados por pesquisadores em MT

Considerando o contexto atual, as normas das organizações de saúde, a importância da partilha de informações, do fomento do conhecimento aplicado ao campo e do necessário trabalho rural é que pesquisadores sediados em Mato Grosso estão apresentando,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!