26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, setembro 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesHíbrido de beterraba resistente

Híbrido de beterraba resistente

Mateus Barreto Consultor Técnico de Vendas – Bejo Brasilbarreto@bejo.com.br

Paulo ChristiansDiretor – Bejo Brasilp.christians@bejo.com.br

Beterraba – Foto: Bejo

A rhizomania é uma nova doença que ataca a beterraba e provoca perdas significativas. É um vírus transmitido por um fungo de solo que, uma vez instalado, não tem mais controle. A solução é o plantio de variedades resistentes.

Hoje se tem confirmadas algumas regiões no Estado de São Paulo, principalmente em São José do Rio Pardo, com danos causados por rhizomania.

Sintomas e prejuízos

Dependendo do nível de infestação, muitas das beterrabas não terão valor comercial pelos sintomas causados às raízes. Os sintomas começam por reboleiras no campo, mas podem estar presentes em toda a área.

Inicialmente se vê um amarelecimento nas folhas, típico de viroses, em reboleiras, depois começamos a ver muitas radicelas finas, formando uma espécie de “barba” na beterraba.

Há, ainda, perda de muitas folhas, o que faz a beterraba formar uma espécie de pescoço.

Entre os fatores que causam a rhizomania está a contaminação do solo. A disseminação se dá principalmente por água superficial, sob temperaturas entre 25 e 35ºC e pela movimentação de terra em implementos ou agarrada às próprias raízes.

Formas de controle (preventiva e curativa)

Infelizmente, ainda não há controle químico ou manejo conhecido. Assim, a única solução que o produtor tem disponível é a genética resistente. Além disso, é preciso ter cuidado com implementos ou movimentação de solo contaminado.

O primeiro híbrido de valor comercial disponível no mercado é o Manzu, da Bejo. Muitos novos materiais da mesma empresa estão em fase de introdução comercial.

A diferença de produtividade em solos contaminados pode ser enorme; pode significar colher volumes comuns para beterrabas em áreas sadias, se a cultivar for resistente, ou não colher nada, com uma cultivar suscetível.

ARTIGOS RELACIONADOS

FMC – Orgulho de ser sustentável

A FMC Agricultural Solutions está focada em pesquisar e desenvolver inovações tecnológicas, por meio de produtos e soluções que incrementem rentabilidade ao produtor. A...

Como lidar com os substratos para mudas hortícolas

  Talita de Santana Matos Pós-doutoranda em Agronomia/Ciência do Solo " Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Elisamara Caldeira do Nascimento Professora do curso técnico em...

Telas termorrefletivas proporcionam mais fotossíntese para as plantas

  Glaucio da Cruz Genuncio Doutor em Nutrição de Plantas " UFRRJ glauciogenuncio@gmail.com Everaldo Zonta Doutor em Fertilidade dos Solos " UFRRJ Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana Matos Mestres em...

Oxiquímica marca presença na Hortitec

  A Hortitec é a maior feira de Horticultura e Fruticultura da América Latina. Neste contexto, a Oxiquímica acredita que é de suma importância estar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797