20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasCopersucar lança campanha para evitar incêndios no campo

Copersucar lança campanha para evitar incêndios no campo

Com envolvimento das 37 usinas associadas, ação busca resguardar cerca de 11 mil quilômetros quadrados de área de cultivo e proteção ambiental em quatro estados

A Copersucar e as suas usinas associadas, distribuídas em quatro estados (SP, MG, PR e GO), lançaram, neste mês, mais uma edição da Fogo Zero, campanha de conscientização no combate a incêndios no campo. O trabalho busca cuidar de áreas produtivas de cana-de-açúcar e de vegetação nativa que abrangem uma área de aproximadamente 11 mil quilômetros quadrados, incluindo a preservação de recursos hídricos, da qualidade do ar, da biodiversidade e das comunidades onde atuam.

De acordo com Dalbi Arruda, diretor de sustentabilidade, pessoas e comunicação da Copersucar, o objetivo é orientar a população sobre as atitudes para evitar que surjam focos de incêndio, denunciar queimadas criminosas e informar sobre os procedimentos no caso de ocorrência. “É um trabalho amplo que vai desde os milhares de colaboradores das usinas, passando pelo importante apoio das secretarias estaduais, até chegar à sociedade local, mostrando a força da comunicação e a importância de unir esforços neste combate”.

Incêndios podem acontecer em qualquer época do ano, mas principalmente entre junho e outubro, meses que normalmente apresentam clima seco, pouca chuva, ventos fortes e altas temperaturas, características que potencializam o surgimento deste tipo de ocorrência. Normalmente, o fogo nas plantações tem início nas áreas de divisa, entre o canavial e vias do entorno (ruas ou rodovias), provocado por ações inadequadas e ilegais como jogar bituca de cigarro no mato, descarte do lixo de forma incorreta, soltura de balões.

Usinas associadas à Copersucar atuam com processos mecanizados de colheita
Créditos: Divulgação

Para prevenir e combater os focos de incêndio as usinas associadas mantém protocolos, treinamentos, plano de ação, equipes de brigadistas treinadas para lidar com qualquer adversidade desta natureza, caminhões pipa, além de fazer campanhas de conscientização nas cidades onde tem atividades. Vale ressaltar que as unidades produtivas da Copersucar atuam com processos mecanizados nas atividades de colheita, sendo que não consta a prática de queima em seus canaviais.

De acordo com Rafael Frigério, coordenador de fiscalização e biodiversidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, que participou recentemente de um evento com representantes das 37 usinas associadas da Copersucar, a soma de esforço é essencial para enfrentar o período de estiagem.  “O fogo é algo sério, que precisa de pessoas qualificadas e aptas para o enfrentamento. Prevenção, preparação e resposta são fundamentais para minimizar as ocorrências e seus impactos. É necessário saber o que fazer antes, durante e no pós-incêndio. Aqui no Estado de São Paulo, já atuamos há mais de uma década na Operação Corta-Fogo, que passa a se chamar Operação São Paulo sem Fogo, sendo que em 2022, apresentamos o menor número de focos de incêndios da série histórica, menos de 1600 ocorrências no estado”, explica.

Segundo dados do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais, a fotográfica atual (dados entre 01 de janeiro e 22 de junho de 2023) indica um aumento de 2% nos focos de incêndio no Brasil, na comparação com mesmo período do ano passado, apresentando 20.276 ocorrências detectadas pelo satélite de referência. Já nos estados onde as usinas da Copersucar tem atuação (SP, PR, MG e GO), o número somado de focos de incêndio caiu 12%, de 3287 para 2901 (dados até 22 de junho).

ARTIGOS RELACIONADOS

Aplicabilidade dos drones no campo

Os drones fazem parte das tecnologias que colocam em evidência o agro 4.0 e permitem um novo patamar de apoio tecnológico para a atividade do agronegócio.

Incêndios no Pantanal e no Cerrado

Os incêndios no Pantanal e no Cerrado representam uma ameaça crescente à biodiversidade e ao equilíbrio desses ecossistemas.

A genética certa para o seu campo

A escolha certa para uma genética de alto desempenho no seu campo é Feltrin.

Tecnologia de secagem de grãos torna a operação até 5 vezes mais rápida que os secadores convencionais

Desenvolvidos pela Dryeration, secadores contam com sistema de despoeiramento que elimina emissão de partículas na atmosfera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!