19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiCorreto manejo nutricional da videira

Correto manejo nutricional da videira

 

Marco AntonioTecchio

Engenheiro agrônomo, doutor e professor – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)

tecchio@fca.unesp.br

Marlon Jocimar Rodrigues da Silva

Engenheiro agrônomo, pós-doutorando em Agronomia (Horticultura) – UNESP/FCA

Crédito Jailson Lira

Entre as inúmeras práticas culturais visando o aumento da produtividade e qualidade da uva, merece destaque a aplicação balanceada de nutrientes, em quantidades e proporções adequadas para a cultura da videira, mediante adubações equilibradas.

Verifica-se que, embora a prática da adubação seja feita pela maioria dos viticultores, eles a fazem sem conhecimento das reais condições de fertilidade do solo e das necessidades nutricionais das plantas. Dessa maneira, os desequilíbrios nutricionais encontrados nos vinhedos tornam-se frequentes, resultando em queda na produção e na qualidade dos frutos.

 

Essencialidade

Crédito Shutterstock

Dos elementos extraídos pela planta do solo, 14 são considerados essenciais, podendo ser classificados em dois grupos de acordo com a quantidade em que se encontram nos solos e nos vegetais:

Macronutrientes: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S). Quantidades exigidas em kg ha-1.

Micronutrientes: boro (B), cobre (Cu), cloro (Cl), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo), zinco (Zn) e níquel (Ni). Quantidades exigidas em g ha-1.

A deficiência de nutrientes minerais no solo pode acarretar diversos problemas para a produção, causando alterações no metabolismo da planta e no suprimento adequado do elemento. Quando isso ocorre, as plantas apresentam sintomas indicadores dedeficiências. Estes indicadores dependem da função do elemento deficiente e da sua mobilidade no vegetal.

 

De olho nos sintomas

Para o bom manejo nutricional da videira, o primeiro passo a ser realizado é a amostragem de solo – Crédito Shutterstock

Os sintomas de deficiência mineral podem aparecer nas folhas novas ou nas mais velhas, a depender da mobilidade do nutriente na planta e a habilidade da planta em translocar estoques existentes deste nutriente.

Os íons N, P, K, Mg e Cl apresentam maior mobilidade, assim, os sintomas iniciais de suas deficiências se manifestam nas folhas mais velhas; S, Cu, Fe, Mn, Zn e Mo, que são íons de pouca mobilidade, e Ca e B que são imóveis, manifestam seus sintomas de deficiência primeiramente nas folhas mais novas.

 

Exigência nutricional da videira

Crédito Jailson Lira

A exigência nutricional refere-se à quantidade de nutrientes que a videira retira do solo, do adubo e do ar atmosférico durante um ciclo de produção. A determinação da quantidade de nutrientes extraídos pelos cachos, folhas e ramos da videira é muito importante, pois em função desses valores é possível estabelecer uma ordem decrescente de exigência da cultura pelos macro e micronutrientes, auxiliando nos programas de adubação.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Lonza realiza encontro de pesquisadores e consultores

No dia 16 de outubro estiveram reunidas três empresas de pesquisa e consultoria de importantes regiões produtoras de grãos do Brasil, em Salto (SP),...

Nova técnica produz mudas de seringueira livres de pragas

  Paulo Fernando de Brito Engenheiro agrônomo, Msc. - Escritório de Defesa Agropecuária de Barretos - Coordenadoria de Defesa Agropecuária paulo.brito@cda.sp.gov.br   A seringueira (Hevea brasiliensisWilld. ex A. de...

Aquafértil tem foco em nutrição de plantas

O Encontro de Hidroponia 2016 foi semelhante à edição de 2015, segundo Marcelo Cristóvão Arrighi, diretor da Aquafértil, exceto pela surpreendente presença de produtores...

Genética é a saída para doenças do tomateiro

Cristiana Maia de Oliveira Engenheira agrônoma e doutoranda em Fitotecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) cristiana.maia@hotmail.com Carlos Antonio dos Santos carlosantoniods@ufrrj.br Danielle Perez Palermo daniellepalermo@ufrrj.br Engenheiros agrônomos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!