17.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioEventosCorteva Agriscience apresenta solução biológica

Corteva Agriscience apresenta solução biológica

Além de conhecerem o Utrisha™ N, visitantes também terão acesso as principais inovações em sementes, proteção de cultivos, incluindo manejo de pastagens, e treinamento de Boas Práticas Agrícolas.

Divulgação

A Corteva Agriscience integra mais uma edição da Tecnoshow COMIGO, realizada de 8 a 12 de abril, em Rio Verde (GO), para levar aos agricultores suas principais inovações em sementes, proteção de cultivos, incluindo manejo de pastagens, e biológico – da semente até a colheita -, que vem os auxiliando nos desafios diários da lavoura e elevando a produtividade e rentabilidade. Na edição de 2024, do evento a empresa leva aos produtores de milho de Goiás o seu grande lançamento, o Utrisha™ N, fixador biológico de nitrogênio.

Aprovado para a cultura do milho, o produto é aplicado de forma foliar e permite à planta a obtenção de nitrogênio durante todo o seu ciclo de vida por meio de um modo de ação inédito e inovador. A bactéria presente na formulação do Utrisha™ N, a Methylobacterium symbioticum, tem a capacidade de captar o nitrogênio disponível no ar e o transformar em amônio para a planta, melhorando de forma natural sua vitalidade e contribuindo para que a lavoura atinja o seu máximo potencial de crescimento e produtividade.

“Goiás está entre os três principais estados produtores de milho do Brasil, por isso levamos aos agricultores visitantes do evento a inovação, para auxiliá-los em uma lavoura cada vez mais produtiva, e sustentável, de uma maneira inovadora e simples. Utrisha™ N ajudará os agricultores, como alternativa que pode ser utilizada dentro do sistema de cultivo já existente, inclusive, em equilíbrio com os químicos”, destaca Dante Queiroz, Líder do Portfólio de Biológicos da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai.

No evento, o agricultor poderá ver como a solução funciona na palma da mão, ao ler um QR Code com o telefone celular, que o levará para a experiência. Desde a sua formação, em 2019, a Corteva investe no mercado de biológicos por meio de soluções próprias ou desenvolvidas de forma colaborativa com outras empresas. Entre as iniciativas na área, destaque para as aquisições – concluídas em março de 2023 – da Symborg e da Stoller. O investimento realizado nessas aquisições reforça o compromisso da Corteva em fornecer aos agricultores ferramentas sustentáveis que complementam as práticas agrícolas em evolução com eficácia comprovada.

Realidade virtual para as Boas Práticas Agrícolas

A área de Boas Práticas Agrícolas da Corteva também está presente no evento com o compromisso de promover ainda mais conhecimento sobre uma agricultura mais segura, produtiva, responsável e sustentável. Para isso, vai proporcionar uma experiência de realidade virtual e imersiva com os agricultores por meio de óculos 3D, que farão uma visita às lavouras para entender o Manejo Integrado de Doenças (MID) por meio a aplicação de fungicidas e funcionamento desses produtos nas plantas e o Manejo Integrado de Pragas (MIP), abordando o funcionamento das proteínas Bt nas pragas. Após a experiência, o visitante pode responder ao quiz “Como estão seus conhecimentos em boas práticas agrícolas”. No teste, questões de MID, MIP, tecnologia da aplicação e segurança do trabalhador estarão presentes.

Biotecnologia nas lavouras

Entre as principais inovações da Corteva está o Sistema Enlist®, que traz evolução e uma nova opção de escolha ao agricultor. Em sua terceira safra, o Sistema Enlist® promove uma experiência completa ao agricultor e possui como principais benefícios: diversidade de herbicidas para a pós emergência da soja Enlist®, conveniência na aplicação e flexibilidade de uso, além do maior controle na aplicação do Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina). O Sistema Enlist® é formado pelos pilares de Sementes e Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Produtividade, aliado ao pilar de Boas Práticas Agrícolas.  As sementes Enlist E3® são tolerantes aos herbicidas Enlist® Colex-D®, glifosato e glufosinato de amônio. Já as sementes Conkesta E3®, além da tolerância aos três herbicidas, trazem também duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) que auxiliam na proteção das principais lagartas na cultura da soja. Na área de campo da Corteva, os visitantes poderão ver os diferentes tipos de manejo do Sistema Enlist® para o controle das principais plantas daninhas que dificultam a vida do agricultor e causam grandes perdas na produtividade.

A tecnologia Enlist® está disponível nas variedades de marcas licenciadas e próprias da Corteva: Cordius®, Pioneer® e Brevant® Sementes. O herbicida Enlist® Colex-D®, que integra o Sistema, oferece excelente eficácia no controle de plantas daninhas, além de redução de até 90% no potencial de deriva, ultrabaixa volatilidade e redução de odor. Ele traz muito mais flexibilidade e poder para o agricultor escolher como e quando aplicar, desde a dessecação até a pós-emergência da soja Enlist®, proporcionando um alto controle das invasoras e altas produtividades.

Para mostrar na prática os diferenciais do Sistema Enlist® na Tecnoshow, o time de especialistas está no campo demonstrativo da Corteva mostrando os comparativos de manejos de plantas daninhas do sistema Soja Enlist® versus sistema soja não Enlist®. Além disso, traz os resultados de produtividade das cultivares em Goiás.  

Inovações em cultivares e híbridos

Para apoiar os agricultores, a Corteva conta com três marcas de sementes, em que cada uma oferece um diferencial para ajudar a maximizar a produção na região. A Brevant®️ Sementes com o seu robusto portfólio de milho, sorgo e soja, apresenta no evento seu híbrido lançamento, o B2701PWU, com alto potencial produtivo e estabilidade para abertura de plantio. Para silagem, a marca destaca o B2782PWU, com   alto desempenho produtivo e estabilidade, além de ótimo balanço entre volume e qualidade, aliado a ampla janela de corte. Em sorgo, apresenta seu amplo portfólio com: o 1G100, 1G233 e 1G211.

A marca líder da Corteva em sementes de milho e sorgo, a Pioneer®, com mais de 50 anos no mercado brasileiro, também está na Tecnoshow apresentando seu robusto portfólio. Em destaque a marca apresentará aos produtores sua cultivar com a biotecnologia Conkesta E3®, a 97Y70CE. Para milho, apresenta o P3898, o híbrido mais plantado do Brasil P3707VYH (segundo pesquisa da Kynetec), os lançamentos P40537PWU, P3601PWU e P3394PWU, além do P3808VYHR, P3889R, e P3858PWU, que trazem diversos diferenciais em performance, potencial produtivo e tolerância às doenças comuns à cultura. A Pioneer® também leva os seus híbridos de sorgo 83G01, 50A40 e 50A60.

A Cordius®️, que desenvolve e disponibiliza genética de alta performance para quem produz, através dos multiplicadores licenciados, também estará presente no evento. A marca apresenta pela primeira vez suas cultivares Conkesta E3® desenvolvidas para o Cerrado brasileiro e foi a obtentora da biotecnologia Enlist® que mais avançou no desenvolvimento de cultivares no ano de 2023, que serão produzidas nesta safra 2023/24 e estarão disponíveis para os agricultores plantarem para na safra 2024/25 da oleaginosa. Entre as variedades da Cordius destaque para o Show Safra está a C2740CE com ciclo precoce e tolerância a duas raças de nematóide de Galha, Incógnita e Javanica. Já a C2790CE é tolerante a cisto e tem alto teto produtivo. Ambas as cultivares oferecem tolerância aos herbicidas Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio e trazem também duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) para o manejo das principais lagartas na cultura da soja e são boas opções de rotação com o algodão.

Para conhecer o potencial produtivo das cultivares, a marca convida os visitantes para participarem do game “Desafio da Colheita”. Em um jogo que simula uma colheita, o agricultor vai ter a experiência de colher uma lavoura de soja. No desafio, precisa colher o máximo de sementes possíveis em menos tempo. Com isso, poderá conferir os diferenciais das sementes da Cordius®

Tratamento de Sementes

Sempre investindo em pesquisa e desenvolvimento e levando cada vez mais soluções completas aos agricultores, a Corteva segue investindo na área de Tratamento de Sementes e leva ao evento o nematicida biológico Lumialza™. A inovação para soja e milho contém a bactéria Bacillus amyloliquefaciens (cepa PTA-4838), organismo natural que coloniza a região da raiz para criar uma barreira biológica para controlar as principais raças de nematoides, como os nematoides-das-galhas (como o Meloidogyne incognita), os nematoides-de-cisto (Heterodera glycines) e nematoides-das-lesões-radiculares (Pratylenchus spp), em soja e milho, ativando a produção de hormônios na planta, proporcionando maior desenvolvimento radicular e da parte aérea. Recentemente, o produto recebeu registro para controlar o nematoide-das-galhas (Meloidogyne javanica) em soja, do nematoide-das-lesões (Pratylenchus zeae) em milho e do nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis) em algodão. 

Outro destaque nesta área é o inseticida Dermacor®, voltado às culturas de soja, milho, algodão, sorgo, arroz e feijão. Âncora do portfólio, Dermacor® oferece controle das principais pragas de solo e foliares iniciais, como Elasmo e Spodoptera frugiperda, trazendo ao produtor ótima manutenção do estande e rápido estabelecimento da cultura, maximizando o potencial produtivo da semente tratada.

Para as sementes da Pioneer® e da Brevant® Sementes, a Corteva conta com a marca LumiGENTM, que engloba produtos, tecnologias e serviços voltados ao tratamento de sementes industrial nas culturas de milho, soja e sorgo. São soluções que atendem às diversas necessidades dos produtores, como fungicidas, inseticidas, bionematicidas e bioestimulantes. Todos os processos de testagem das receitas são realizados dentro do CSAT (Centro de Tecnologia para Tratamento de Sementes) da Corteva.

Todo o portfólio de tratamento de sementes da Corteva está integrado ao Seed Apply Technologies (SAT), que engloba tecnologias que ajudam a maximizar a produtividade e a lucratividade da lavoura, com soluções que proporcionam raízes fortes e saudáveis, favorecendo melhor desenvolvimento da planta, com profissionais especializados em tratamento de sementes, e que desenvolvem produtos com foco em desempenho, qualidade e germinação, ajudando na expressão do máximo potencial produtivo da cultura.

Todos os diferenciais das soluções de TS da Corteva serão demonstrados pelo time no CSAT. Na feira, junto ao estande, irão demonstrar as diferenças entre os tratamentos industrial e on farm. Outra inovação é o equipamento – exclusividade da empresa – que faz a análise do tratamento aplicado à semente em minutos e apresenta se o resultado obtido na cultivar ou híbrido estão com as doses certas e recomendadas em bula. Um grande avanço em relação ao processo tradicional, que demora 20 a 45 dias.

Proteção de Cultivos

Na área de Proteção de Cultivos, os produtores poderão conhecer o portfólio completo da Corteva, que conta com anos de pesquisa para o desenvolvimento das soluções em fungicidas, herbicidas e inseticidas, que têm o foco em auxiliar o dia a dia do agricultor e maximizar a produtividade. Entre as soluções, estão:

Viovan®:  o fungicida apresenta controle superior contra ferrugem asiática, mancha-parda, cercospora e oídio, promovendo proteção com maior seletividade à cultura e oferecendo resultados visivelmente melhores.

Aproach Power®: o fungicida sistêmico oferece flexibilidade para ser usado na primeira e na última aplicação. Fungicida líder das últimas aplicações devido ao seu desempenho consistente ao longo dos anos.

Aproach® Premium:  lançamento da Corteva, o fungicida agrega mais uma opção dentro do seu Manejo Campeão. Solução com três ativos diferentes sendo um multissítio com formulação líquida que facilita a aplicação e reduz problema de fitotoxicidade. Conta com uma dose menor que as outras misturas com multissitio garantindo controle e praticidade ao agricultor.

Vessarya®: fungicida mais eficiente para o controle das doenças da soja, como ferrugem, antracnose e oídio. Mistura única do segmento de carboxamidas garantindo controle com seletividade. 

Os quatro fungicidas contam com o princípio ativo OnmiraTM Active, que possui uma formulação inovadora que dispensa o uso de óleo, aumentando a velocidade de absorção dos ativos e diminuindo o risco de lavagem pela chuva. 

Paxeo®herbicida sistêmico formulado com a inovadora tecnologia ArylexTM Active, pertence a nova família de herbicidas para dessecação em soja, com ação residual e controle duradouro de diversas plantas daninhas de folha larga e estreita, sem antagonismo com graminicidas. Recentemente, o produto recebeu registro para o controle de capim pé-de-galinha em pré-emergência para soja.

Gapper®: lançamento que integra uma nova família de herbicidas para dessecação de plantio de milho com a tecnologia RinksorTM active, imbatível no controle de trapoeraba e outras plantas daninhas de folha larga como soja voluntária e leiteiro. Atua sem antagonismo com graminicidas e sem carência para o plantio do milho.

Elevore®novo lançamento da Corteva para dessecação de plantio de soja, com a tecnologia ArylexTM Active, excelente ferramenta no manejo de buva em pós-emergente e outras plantas daninhas de folha larga, podendo ser aplicado sem antagonismo com graminicidas. Produto em fase de cadastro nos estados.

Expedition®: inseticida para o manejo de percevejos nas culturas da soja e do milho. Com uma formulação exclusiva da Corteva, a molécula Isoclast Active pertence a um novo grupo químico, as sulfoxaminas, e tem modo de ação diferenciado, sendo ideal para o manejo da resistência. Uma de suas fortalezas é a excelente eficácia nas fases de ninfa e adulto. Na soja, ajuda a produzir mais e a ter grãos de melhor qualidade. Já no milho, oferece as condições ideais para a boa formação da cultura, estande homogêneo de plantas e espigas sadias, obtendo registro recente para cigarrinha-do-milho.

Exalt®: é um inseticida premiado e reconhecido no mercado como referência no controle de pragas nas culturas da soja, milho e algodão. Recentemente, teve registro para tripes em soja.

Intrepid Edge®: possui excelente performance para o controle do complexo de lagartas da soja. Tem dose flexível de acordo com o nível de infestação do alvo, além de efeito de choque e residual. Recentemente, obteve registro para controle da tripes e rachiplusia na oleaginosa.

Exalt® e Intrepid Edge® são compostos por Jemvelva ActiveTM (Espinetoram), ingrediente ativo de origem biológica que recebeu o selo Green Chemistry Award e é reconhecido como uma das tecnologias mais inovadoras e sustentáveis do mundo pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). 

Para a Tecnoshow, o time de proteção de cultivos irá demonstrar as principais soluções para os cultivos na área de campo, além de apresentar um vídeo sobre a importância das culturas de soja, milho e algodão para o agronegócio brasileiro.

Manejo Integrado de Plantas Daninhas para Pastagem

Na Tecnoshow, a Corteva também apresenta as soluções da Linha Pastagem, que permitem produzir mais arrobas por hectare de forma sustentável. A equipe técnica destaca aos pecuaristas que, para aumentar a produtividade da fazenda, é preciso começar pelo manejo do pasto e para isso ele pode contar com as soluções simples, tecnológicas e eficientes da Corteva, que atuam diretamente no gerenciamento de plantas daninhas. Em um campo demonstrativo com forrageiras testemunhas e com o manejo da Corteva, os pecuaristas podem conhecer na prática as inovações.

A Tecnologia Ultra-S está embarcada na família de herbicidas Jaguar, Palace, Tordon, Panoramic, Disparo e Tronador, composta por Aminopiralide e 2,4-D e demonstra alta eficiência no controle das principais plantas daninhas anuais e bianuais de folhas largas, como o Fedegoso-Branco e a Cheirosa. Além disso, possui como diferencial ser uma solução concentrada, o que permite o uso de doses menores de herbicida por hectare e um resultado eficiente.

Já a Tecnologia XT-S é composta pelos herbicidas Dominum, Trueno, Planador e Stopper, que possuem os ativos Aminopiralide, Picloram e Fluroxipir, além de oferecer amplo espectro de controle em plantas daninhas anuais, bianuais e perenes, com destaque para as semilenhosas e lenhosas, promovendo maior produtividade de capim e, consequentemente, maior produção de carne e leite, evitando abertura de novas áreas, e contribuindo para a sustentabilidade por também ser concentrada.

Além do portfólio tecnológico, a Linha Pastagem conta com a Plataforma-S, ação que incentiva práticas que preservam o meio ambiente, a evolução dos pequenos pecuaristas, o reconhecimento aos produtores que se comprometem com sustentabilidade e o balanço de carbono, bem como o apoio social em escolas rurais. O projeto é alinhado ao propósito e valores da Corteva e visa valorizar as melhores práticas para serem seguidas por toda a cadeia de produção de carne e leite em prol de uma pecuária cada vez mais sustentável. A Plataforma-S também engloba o portfólio de herbicidas e impacta positivamente o setor e as comunidades no entorno dos clientes.

Palestra técnica de manejo de pastagens

A Linha Pastagem também leva à Tecnoshow a palestra “Manejo de plantas daninhas em pastagens”, ministrada por Neivaldo Caceres, engenheiro agrônomo, formado pela ESALQ-USP e Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela mesma instituição. Atualmente, é consultor de controle da vegetação indesejável em empreendimentos agropecuários, reflorestadoras e empresas dos setores elétrico e de infraestrutura. A apresentação ocorre em 11 de abril (quinta-feira), às 11 horas, no Auditório II da feira.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tratamento de sementes de algodão com fungicida e inseticida

Alderi Emídio de Araújo Engenheiro agrônomo fitopatologista, D.Sc. e pesquisador da Embrapa Algodão   O tratamento de sementes é uma prática comum e imprescindível para assegurar uma...

Tratamento de sementes com fungicida é estratégia para prevenção e controle de mofo branco

O mofo branco, doença causada pelo fungo Sclerotiniasclerotiorum, está se tornando cada vez mais grave em várias regiões, provocando danos às culturas de soja,...

Nematoides fitopatogênicos contam com controle biológico

Paulo Roberto Pala Martinelli Engenheiro agrônomo, doutor e professor do CTA UNESP Jaboticabal prpmartinelli@yahoo.com.br   As perdas agrícolas, devido aos nematoides, podem variar muito, dependendo da espécie desses...

Tratamento biológico de sementes combate as pragas

AutoresSamara Moreira Perissato samaraperissato@gmail.com Leandro Bianchi leandro_bianchii@hotmail.com Engenheiros agrônomos, mestres e doutorandos em Agronomia – UNESP/Botucatu Roque de Carvalho Dias roquediasagro@gmail.com Vitor Muller Anunciato...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!