21.4 C
Uberlândia
quinta-feira, dezembro 5, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosCresce a ferrugem da folha nas lavouras de trigo

Cresce a ferrugem da folha nas lavouras de trigo

A ferrugem da folha é uma ameaça para as lavouras de trigo.

Roberta Thiago
Graduanda em Engenharia Agronômica – UNESP
roberta.thiago@unesp.br

Thaís Cirino Bueno
Bióloga e doutora em Agronomia (FCA – UNESP)
tcscirino@hotmail.com

A ferrugem da folha do trigo é uma doença fúngica causada pelo fitopatógeno Puccinia triticina Eriks. Possui a maior relevância histórica e econômica no mundo para a cultura e apresenta sinais característicos.

Crédito: Flávio Santana

A doença manifesta-se predominantemente na região superior do limbo foliar, com pústulas em formato ovalado e de coloração marrom-alaranjada. Para a incidência de ferrugem da folha, destaca-se a condição de molhamento foliar contínuo de cerca de três horas, com faixa de temperatura variando entre 10 e 30°C, sendo a ótima em 25°C.

O fungo é considerado biotrófico, ou seja, só consegue sobreviver parasitando hospedeiros vivos em lavouras (principalmente tigueras de trigo), tornando importante o manejo adequado de plantas invasoras e outros contaminantes.

Prejuízos

A doença ocorre desde a emergência até a maturação, e é responsável pela redução da área fotossintética e aumento da respiração, acarretando perdas que podem ser superiores a 50%.

A perda de área foliar pode afetar o enchimento dos grãos e o peso final, dessa forma, o monitoramento e o manejo contínuo da doença são extremamente importantes.

A perda do rendimento ocasionada por ocorrência de doenças no trigo varia com o patógeno, a localização, as condições ambientais, a suscetibilidade da cultivar e as medidas de controle utilizadas.

Aumento da doença

O fungo tem aumentado nos últimos 70 anos e entre os fatores, destaca-se a mudança para variedades de maturação tardia e a colheita de primavera, que contribuem para a incidência da doença devido ao fato de que o fungo prefere infectar plantas verdes em clima quente.

Os fungicidas continuam sendo muito eficazes no controle da doença, entretanto, o principal fator que interfere na eficácia dos produtos contra a ferrugem da folha é o momento correto de controle.

A dispersão dos esporos por correntes de ar a longas distâncias e a formação de ‘pontes verdes’ com os plantios subsequentes entre Argentina e Brasil, e da região do Cerrado para a região sul brasileira, garantem a presença do fungo em todas as safras.

O uso de maiores populações de plantas e a adubação nitrogenada levam ao aumento de doenças, principalmente ferrugem e oídio, causadas por fungos biotróficos mais ativos em tecidos ricos em nitrogênio.

Momento correto de controle         .

As recomendações para o manejo da ferrugem do trigo incluem a semeadura de cultivares resistentes; monitoramento desde o estádio de perfilhamento (três a quatro folhas) e aplicação de fungicidas a partir do estádio de perfilho, quando a intensidade da ferrugem atingir o Limiar de Ação (LA), conforme recomendado nas informações técnicas do trigo.

Na reaplicação de fungicidas, deve-se respeitar o período máximo de proteção dos agrotóxicos, de aproximadamente 20 dias, para manter a intensidade da doença abaixo do limiar de dano econômico (LDE).

A aplicação de fungicidas em órgãos aéreos é indicada para culturas bem manejadas e com alto potencial de produção. Potenciais ganhos de produtividade foram detectados quando o alvo de controle foi a ferrugem da folha.

A eficácia do controle químico depende, em grande parte, da técnica de aplicação e do momento ou critérios para iniciar as aplicações de fungicidas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Uso de culturas de cobertura na entressafra traz ganhos em produtividade e qualidade para as lavouras

Adotar estratégias que otimizem o sistema de cultivo ao longo do ano é fundamental para a melhora dos resultados, seja em quantidade ou qualidade.

Trigo no Cerrado é tema de live nesta segunda, na Agrobrasília Digital

No primeiro dia da Agrobrasília Digital, realizada de 6 a 10 de julho, a Embrapa promove um debate online sobre as oportunidades para o crescimento do trigo na região central do Brasil.

Plantio na hora certa reduz perdas de produtividade no trigo

Sérgio Ricardo Silva Engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Trigo sergio.ricardo@embrapa.br O Brasil tem cultivado anualmente cerca de 2,2 milhões de hectares de trigo, com produtividade...

Fundação Pró-Sementes divulga resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de soja da safra 2014/2015

Informações auxiliam na escolha correta da cultivar Os resultados de trabalhos de pesquisa conduzidos pela Fundação Pró-Sementes em cinco estados brasileiros ao longo da safra...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!