19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosAplicação de filme plástico na produção de uvas

Aplicação de filme plástico na produção de uvas

Soluções inteligentes em filmes plásticos para o agronegócio.

Gilberto Rostirolla Batista de Souza
Engenheiro agrônomo, Depto Técnico Comercial AzulPack TechAgro

A produção de uvas está distribuída por todo o Brasil, com destaque para os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e para a região do vale do São Francisco, em Pernambuco, com área estimada de 75 mil ha. Lá, foram produzidas aproximadamente 1,7 milhões de toneladas de uvas na safra 2022/2023, com média de 22,6 ton/ha.

O produtor precisa ter cuidados com as características organolépticas dos frutos
Foto: AzulPack

As regiões produtoras apresentam climas bastante diversos e características específicas para cada período do ano. Na região do Nordeste, o clima ao longo do ano é sempre quente e com alto índice de radiação solar, marcado por períodos de chuvas ou de secas.

Já na região produtora do Sul, o clima é caracterizado por um período quente e outro frio, com maior umidade em ambos e menor índice de radiação solar no inverno. Esses fatores climáticos podem trazer problemas fitossanitários específicos em cada região, como o surgimento de podridões de frutos, doenças foliares e distúrbios fisiológicos específicos para cada caso.

A aplicação do filme plástico correto irá auxiliar o produtor rural no manejo e na redução dessas doenças pelas condições climáticas indesejadas.

Dicas importantes

Com essa grande variação de climas em produtores de uvas, é preciso definir a variedade de uva selecionada para a região e de acordo com o destino comercial que o produtor irá atuar – uva de mesa ou industrializada.

A uva produzida pode ser destinada para o consumo in natura ou para a fabricação de sucos, vinhos e seus derivados. Para o consumo dos frutos, o produtor precisa ter cuidados com as características organolépticas dos frutos, entregar ao consumidor final cachos bem formados, com bagas sadias e saborosas.

Para os frutos processados, é preciso atenção ao correto teor de açúcar nos frutos (°Brix), principalmente.

Com o conhecimento do clima onde a produção será instalada e das exigências da variedade de uva a ser cultivada, o produtor precisa definir o melhor filme plástico na instalação do cultivo protegido para propiciar o microclima ideal para sua produção.

Aditivos

Os aditivos especiais utilizados nos filmes plásticos TechAgro têm funções específicas que permitem a fabricação de filmes térmicos, fotoconversores de radiação solar, bloqueio de radiação U.V., difusores de luz e antiestáticos (redutor de poeiras).

Com essa aditivação é possível aprimorar os filmes com melhor qualidade de luz para as plantas, maior transmissão de luz em filmes de alta difusão, maior resistência e maior tempo de garantia.

Os filmes térmicos podem ser utilizados para redução de temperaturas no microclima de produção. Os filmes bloqueadores de radiação U.V. reduzem a germinação de esporos de alguns fungos e bactérias, e apresentam ação repelente a insetos fitófagos como pulgões, tripes e traças.

Os filmes difusores de luz distribuem melhor a luz por todo o ambiente protegido, com redução do efeito de sombra entre as folhas e maior eficiência fotossintética das plantas. A qualidade da luz resulta em maior produtividade, menor incidência de pragas e doenças, melhor qualidade dos frutos produzidos, menor gasto com defensivos e maior retorno financeiro para o produtor rural.

Soluções inteligentes

A AzulPack traz ao agronegócio soluções inteligentes para o ambiente protegido. A linha TechAgro responde às reais necessidades dos produtores agrícolas e agropecuários de cada região do País e posiciona a melhor tecnologia em filmes plásticos para o maior rendimento, produtividade e qualidade de suas respectivas produções.

Os filmes agrícolas TechAgro são produzidos com matéria-prima 100% virgem, sem o uso de material reciclado. Com essa base, os filmes apresentam maior durabilidade, resistência e equilíbrio na distribuição dos aditivos especiais para cada função a ser atribuída ao material.

Com isso, resulta em maior qualidade de luz para as culturas em produção e durabilidade.

A AzulPack TechAgro traz soluções às necessidades reais do produtor, com resultados no campo e retorno financeiro ao empresário rural. Consulte nosso time técnico a campo para a correta escolha dos materiais nos projetos de produção em ambiente protegido e conquiste sua tecnologia de sucesso.

TechAgro é sinônimo de qualidade, segurança e confiança, auxiliando nossos clientes a potencializar sua produção.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como construir uma unidade portátil de produção de biofertilizantes?

A unidade é construída a partir de uma bombona plástica de 200 litros, uma bomba de máquina de lavar roupas, canos e conexões de PVC

Algodão social: Certificação amplia produção

A sustentabilidade entrou definitivamente na pauta da cadeia do algodão.

Custos de produção do trigo

A safra de trigo deste ano iniciará com alta de 21,77% nos custos de produção se comparado a 2020.

Manga fora de época: Como é possível produzir?

Com relação aos principais Estados produtores de manga, o Nordeste brasileiro tem destaque, sobretudo Pernambuco e Bahia, este último tendo liderado a safra 2017, com 438.603 toneladas produzidas, seguida por Pernambuco, com 241.914 toneladas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!