21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCropLife Brasil e ABRAS firmam parceria para promover as boas práticas agrícolas

CropLife Brasil e ABRAS firmam parceria para promover as boas práticas agrícolas

A iniciativa deve ampliar o número de análises das amostras coletadas nos pontos de venda e proporcionar ações mais assertiva nas propriedades rurais para corrigir as inconformidades e ampliar o uso seguro dos defensivos químicos e biológicos por meio do Programa Aplicador Legal.

A CropLife Brasil — associação que reúne empresas, especialistas e instituições que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção agrícola sustentável — acaba de firmar uma parceria inédita com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), para promover as boas práticas agrícolas no campo por meio do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA).

“O objetivo da parceria é aumentar a assertividade em ações de educação e promover a adoção das boas práticas agrícolas pelos produtores e aplicadores de defensivos agrícolas químicos e biológicos, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade e da segurança dos alimentos do campo a mesa do consumidor”, informa Roberto Araújo, líder de Sustentabilidade e Stewardship da CropLife Brasil.

O programa RAMA tem como premissas a rastreabilidade e o monitoramento de alimentos frescos como as frutas, as verduras e os legumes comercializados nos supermercados para atender as demandas dos consumidores e as exigências legais da Instrução Normativa Conjunta do Ministério da Agricultura nº 02 de 2018 para a origem e segurança do alimento.

Desde 2011 o RAMA registra ano a ano o aumento no número de empresas varejistas participantes, no volume de alimentos frescos rastreados, no número de amostras coletadas e no índice de conformidade das análises das amostras coletadas nos pontos de venda. Em 2008, ele passou a ser reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária — ANVISA.

O idealizador do programa, Giampaolo Buso, CEO da PariPassu — empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias e gestora técnica do RAMA — explica que a parceria é mais uma alternativa de apoio para as tratativas das inconformidades identificadas nos produtos. “A ABRAS já desenvolveu e disponibilizou o Curso RAMA na plataforma da Escola Nacional de Supermercados, além do Curso BayGAP em parceria com o IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) e a Bayer e agora avança mais um passo com a CropLife para a capacitação dos aplicadores”. Em 2022, foram coletadas 2.350 amostras e 2.37 milhões de toneladas foram rastreadas no varejo.

O Programa RAMA conta com quatro pilares fundamentais para seu funcionamento: Sistema Rastreador da PariPassu, o Monitoramento de Resíduos Químicos, a Política de Correção e a Cobertura Coletiva.

“A partir dos resultados de conformidade das amostras com informação da origem, do produto e dos princípios ativos encontrados nas análises poderemos atuar diretamente nas propriedades rurais direcionando o produtor para os cursos do Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores (Aplicador Legal) e viabilizar as medidas necessárias para que os agricultores promovam o uso seguro dos defensivos químicos e biológicos na produção de alimentos”, reforça Amália Borsari, diretora de Biológicos da CropLife Brasil.

Para o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, que acompanha o RAMA desde o projeto piloto implantado em 2006 em uma rede varejista, a parceria fortalece e dá mais celeridade ao programa, pois a CropLife atua próxima aos produtores rurais por congregar diversas empresas fornecedoras de insumos utilizados no processo produtivo e ser referência no fomento às boas práticas agrícolas.

“Quanto mais avançarmos nas boas práticas no campo, melhores serão os resultados coletivos para as empresas que adotam o RAMA e para os milhares de consumidores que buscam nas seções de FLV dos supermercados alimentos seguros e com qualidade para compor a cesta de abastecimento dos lares”, conclui Milan.

ARTIGOS RELACIONADOS

CRY FOR HELP: como plantas em condição de estresse clamam por ajuda

Pagamos estes serviços e torcemos para não precisar utilizá-los. Porém, são uma forma de nos manter em "segurança" para aqueles momentos inesperados.

Startup de agricultura urbana lança horta inteligente

No último ano, o interesse pelo contato com a natureza tornou-se ainda maior durante ...

Biotrigo Genética e BSBIOS firmam parceria para produção de etanol a partir de trigo

O cereal, através de cultivares desenvolvidas pela Biotrigo, será uma das matérias primas utilizadas pela BSBIOS na produção de etanol e DDG para alimentação animal

Vitales firma parceria com unidade Embrapii-Esalq

Com aporte de R$ 1,3 milhão, empresa do Grupo Uby Agro desenvolverá biodefensivos com tecnologia inovadora para o combate de pragas, visando impulsionar sua atuação e competitividade nesse mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!