26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasCropLife Brasil e ABRAS firmam parceria para promover as boas práticas agrícolas

CropLife Brasil e ABRAS firmam parceria para promover as boas práticas agrícolas

A iniciativa deve ampliar o número de análises das amostras coletadas nos pontos de venda e proporcionar ações mais assertiva nas propriedades rurais para corrigir as inconformidades e ampliar o uso seguro dos defensivos químicos e biológicos por meio do Programa Aplicador Legal.

A CropLife Brasil — associação que reúne empresas, especialistas e instituições que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção agrícola sustentável — acaba de firmar uma parceria inédita com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), para promover as boas práticas agrícolas no campo por meio do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA).

“O objetivo da parceria é aumentar a assertividade em ações de educação e promover a adoção das boas práticas agrícolas pelos produtores e aplicadores de defensivos agrícolas químicos e biológicos, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade e da segurança dos alimentos do campo a mesa do consumidor”, informa Roberto Araújo, líder de Sustentabilidade e Stewardship da CropLife Brasil.

O programa RAMA tem como premissas a rastreabilidade e o monitoramento de alimentos frescos como as frutas, as verduras e os legumes comercializados nos supermercados para atender as demandas dos consumidores e as exigências legais da Instrução Normativa Conjunta do Ministério da Agricultura nº 02 de 2018 para a origem e segurança do alimento.

Desde 2011 o RAMA registra ano a ano o aumento no número de empresas varejistas participantes, no volume de alimentos frescos rastreados, no número de amostras coletadas e no índice de conformidade das análises das amostras coletadas nos pontos de venda. Em 2008, ele passou a ser reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária — ANVISA.

O idealizador do programa, Giampaolo Buso, CEO da PariPassu — empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias e gestora técnica do RAMA — explica que a parceria é mais uma alternativa de apoio para as tratativas das inconformidades identificadas nos produtos. “A ABRAS já desenvolveu e disponibilizou o Curso RAMA na plataforma da Escola Nacional de Supermercados, além do Curso BayGAP em parceria com o IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) e a Bayer e agora avança mais um passo com a CropLife para a capacitação dos aplicadores”. Em 2022, foram coletadas 2.350 amostras e 2.37 milhões de toneladas foram rastreadas no varejo.

O Programa RAMA conta com quatro pilares fundamentais para seu funcionamento: Sistema Rastreador da PariPassu, o Monitoramento de Resíduos Químicos, a Política de Correção e a Cobertura Coletiva.

“A partir dos resultados de conformidade das amostras com informação da origem, do produto e dos princípios ativos encontrados nas análises poderemos atuar diretamente nas propriedades rurais direcionando o produtor para os cursos do Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores (Aplicador Legal) e viabilizar as medidas necessárias para que os agricultores promovam o uso seguro dos defensivos químicos e biológicos na produção de alimentos”, reforça Amália Borsari, diretora de Biológicos da CropLife Brasil.

Para o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, que acompanha o RAMA desde o projeto piloto implantado em 2006 em uma rede varejista, a parceria fortalece e dá mais celeridade ao programa, pois a CropLife atua próxima aos produtores rurais por congregar diversas empresas fornecedoras de insumos utilizados no processo produtivo e ser referência no fomento às boas práticas agrícolas.

“Quanto mais avançarmos nas boas práticas no campo, melhores serão os resultados coletivos para as empresas que adotam o RAMA e para os milhares de consumidores que buscam nas seções de FLV dos supermercados alimentos seguros e com qualidade para compor a cesta de abastecimento dos lares”, conclui Milan.

ARTIGOS RELACIONADOS

A evolução das hortas urbanas

Agricultura urbana abrange ampla gama de atividades que envolvem a produção agrícola, extrativismo agropecuário, coleta, transformação e prestação de serviços.

Brasil está mudando a agricultura através do solo

Estamos desmistificando que a biologia molecular é um assunto tratado em laboratórios.

Agentes saneantes na agricultura

Tratam-se de compostos antimicrobianos, agentes ativos catiônicos fortes.

xarvio® oferece eficiência de recursos aos agricultores

Além de soja, produtores de algodão e milho também contarão com com as soluções digitais do xarvio® para um manejo mais eficiente e sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!