28.6 C
Uberlândia
sábado, abril 27, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasA transformação digital avança no agronegócio

A transformação digital avança no agronegócio

Referência no meio científico, Embrapa avança com iniciativas para melhoria dos processos, governanças e otimização dos sistemas de informação

Conhecida e respeitada mundialmente pela sua excelência científica, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) lidera a área de inovação no setor agropecuário brasileiro. Com esforços nas áreas de pesquisa ágeis e bem alinhados, a empresa tem se empenhado em otimizar seu backoffice, suporte fundamental para os cientistas e gestão processual da empresa.

Em 2018 foi iniciado um plano, que gerou a criação do Projeto Transforma, colocado em execução há cerca de um ano. O plano possui o objetivo de levar a transformação digital aos processos operacionais do órgão, suportados pela plataforma ERP S/4Hana da SAP para os 42 centros de pesquisa e 7 unidades administrativas, distribuídos em todas as regiões do Brasil. Era o momento de investir na sua customização evolutiva, otimizando a sua performance para atender a novas demandas das áreas de Administração de Finanças, Patrimônio e Suprimento e Gestão de Pessoas, avaliando seus macroprocessos. Toda a evolução da plataforma está sendo gerida pelo Centro de Serviços Compartilhados da Embrapa, reforçando o novo modelo de processos de serviços adotados pela empresa.

A Blend IT, empresa líder do consórcio BLENGE e parceira ouro da SAP, vem desde janeiro de 2022, com sua equipe de especialistas em tecnologia e processos, apoiando essa transformação digital. No final do ano passado foi realizado o primeiro evento reunindo a diretoria do órgão, o consórcio, área de TI e colaboradores das áreas de operações, quando foram apresentados os primeiros resultados, reportados ao coordenador de Operação de Inovação, e divulgados os projetos futuros.

O desenvolvimento do projeto

“O primeiro passo foi reunir o time, que hoje conta com 55 especialistas em SAP”, diz Fernando Silvestre, líder da área de AMS SAP da Blend IT. “Começamos com a incorporação de um gestor de serviços SAP com know-how em projetos na Administração Pública, com larga experiência em órgãos do governo, para coordenar o projeto. A partir daí iniciamos o processo de absorção do conhecimento, entender a causa, o cenário, o modelo, as dores como falta de transparência, mecanismos de auditoria, agilidade, entre outras.

“O próximo passo foi a implementação do nosso atendimento baseado em modelos ágeis, que agora tem como ponto focal a área de Business Partner, coordenada pela Embrapa, com especialistas da área de TI. Estamos no momento que chamamos de ‘estabilização do problema’, e daí vamos progredir para tratar a causa-raiz. Estamos trabalhando lado a lado com a Embrapa na gestão evolutiva da plataforma inteligente de processos SAP S/4Hana”, completa Felipe”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia possibilita realizar análises de grãos e nutrição animal sem laboratório e em tempo real

No cenário competitivo atual, as ferramentas tecnológicas são um componente fundamental para o sucesso de agricultores e pecuaristas no agronegócio.

Reduzir riscos no agronegócio

Apesar do agronegócio ser o combustível da economia brasileira, não dá para negar ...

Divisão Agrícola da Bayer apresenta prioridades de negócio para 2021

Prestes a completar 125 anos no Brasil, a Bayer reuniu pela primeira vez as principais lideranças de suas áreas de negócio no país em evento virtual nesta quarta-feira (27)

Especialistas debatem a regulamentação do mercado e a funcionalidade de adjuvantes

Encontro reunirá especialistas da cooperativa Coopercitrus, da empresa de origem americana Momentive, líder global na produção de adjuvantes, do Fundecitrus e do Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!