Conhecida e respeitada mundialmente pela sua excelência científica, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) lidera a área de inovação no setor agropecuário brasileiro. Com esforços nas áreas de pesquisa ágeis e bem alinhados, a empresa tem se empenhado em otimizar seu backoffice, suporte fundamental para os cientistas e gestão processual da empresa.
Em 2018 foi iniciado um plano, que gerou a criação do Projeto Transforma, colocado em execução há cerca de um ano. O plano possui o objetivo de levar a transformação digital aos processos operacionais do órgão, suportados pela plataforma ERP S/4Hana da SAP para os 42 centros de pesquisa e 7 unidades administrativas, distribuídos em todas as regiões do Brasil. Era o momento de investir na sua customização evolutiva, otimizando a sua performance para atender a novas demandas das áreas de Administração de Finanças, Patrimônio e Suprimento e Gestão de Pessoas, avaliando seus macroprocessos. Toda a evolução da plataforma está sendo gerida pelo Centro de Serviços Compartilhados da Embrapa, reforçando o novo modelo de processos de serviços adotados pela empresa.
A Blend IT, empresa líder do consórcio BLENGE e parceira ouro da SAP, vem desde janeiro de 2022, com sua equipe de especialistas em tecnologia e processos, apoiando essa transformação digital. No final do ano passado foi realizado o primeiro evento reunindo a diretoria do órgão, o consórcio, área de TI e colaboradores das áreas de operações, quando foram apresentados os primeiros resultados, reportados ao coordenador de Operação de Inovação, e divulgados os projetos futuros.
O desenvolvimento do projeto
“O primeiro passo foi reunir o time, que hoje conta com 55 especialistas em SAP”, diz Fernando Silvestre, líder da área de AMS SAP da Blend IT. “Começamos com a incorporação de um gestor de serviços SAP com know-how em projetos na Administração Pública, com larga experiência em órgãos do governo, para coordenar o projeto. A partir daí iniciamos o processo de absorção do conhecimento, entender a causa, o cenário, o modelo, as dores como falta de transparência, mecanismos de auditoria, agilidade, entre outras.
“O próximo passo foi a implementação do nosso atendimento baseado em modelos ágeis, que agora tem como ponto focal a área de Business Partner, coordenada pela Embrapa, com especialistas da área de TI. Estamos no momento que chamamos de ‘estabilização do problema’, e daí vamos progredir para tratar a causa-raiz. Estamos trabalhando lado a lado com a Embrapa na gestão evolutiva da plataforma inteligente de processos SAP S/4Hana”, completa Felipe”.