O Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, realiza, na terça-feira (11), a 1ª edição do Agro ao Cubo, evento que tem como objetivo discutir tendências sobre o futuro do agronegócio, criar oportunidades de conexão entre os atores da cadeia e promover a troca e compartilhamento de ideias e de experiências. Neste dia, o ecossistema Cubo Agro – iniciativa do Cubo Itaú em parceria com Corteva Agriscience, São Martinho, Itaú BBA, CNH Industrial e Suzano, que completou um ano em julho – e seus convidados, participarão de discussões e reflexões relevantes para o setor.
Abordando tendências para o agro, o evento receberá Tiago Mattos, co-founder da Aerolito, um laboratório de experimentações em tecnologia que tem como um de seus propósitos levar Future Literacy para empresas e marcas. Durante seu Keynote, Mattos vai apresentar visões de futuro para o setor de uma forma realmente inovadora.
Em seguida, Marina Fusco Piccini, sócia-fundadora da AgroSchool, mediará o painel “Desenvolvimento, adoção e distribuição de novas tecnologias no Agroflorestal”. A AgroSchool fornece treinamentos e consultorias que ajudam a compreender o setor de forma descomplicada. Entre os convidados para o painel, estão executivos da SP Ventures, CI&T, Mandi Ventures e Embrapa Digital Agriculture.
A programação ainda contará com uma Dinâmica de Conexão, com rodada de Pitchs de startups e experiências virtuais de parceiros, reforçando o principal potencial do Cubo Itaú, que é fomentar o empreendedorismo tecnológico da América Latina, criando conexões entre grandes empresas e startups.
O crescimento das Agtechs
Desde o início da pandemia, uma agtech tem surgido por dia no Brasil. Isso é o que diz o Radar Agtech Brasil 2020/2021, material elaborado pela Embrapa, SP Ventures e Homo Luders Research and Consulting. Os dados mostram um número de startups ativas 40% maior em comparação ao Radar Agtech Brasil 2019. O estado de São Paulo possui a maior porcentagem, com 48% do total, mas o relatório destaca também a Região Nordeste, onde surgiu o maior número de novos empreendedores, em comparação com 2019.
Um outro estudo realizado pela ABStartups sobre empreendedores tecnológicos do setor, aponta que 44% delas oferecem soluções de software de gerenciamento de fazendas, drones e sensores; 22% plataforma de comercialização; 15% gestão de dados agrícolas e analytics; 9% plataforma de rastreabilidade e segurança alimentar; 7% ferramenta de comunicação e interação; e 3% biomateriais, bioenergia e biotecnologia.
Além disso, dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostram que a balança comercial do agronegócio brasileiro registrou superavit de US$ 43,7 bilhões no acumulado de janeiro a abril de 2022. Isso reflete seu impacto na economia brasileira e como o segmento ainda está repleto de potencial e oportunidade.
“Só no ano passado, o agronegócio representou mais de 27% do PIB do País. Se somarmos a isso o poder da inovação tecnológica que vem das startups, podemos ficar mais fortes ainda. Temos uma grande oportunidade de atrair e conectar empreendedores tecnológicos que ajudam a resolver desafios do setor. Percebemos que, por meio dos hubs, ganhamos profundidade, conhecimento e acesso a talentos com expertises e visões complementares para entender os obstáculos da área e chegar a soluções mais precisas, que fazem a diferença de ponta a ponta”, afirma Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.
Programação Agro ao Cubo – 1ª Edição
- 14h – 14h10 | Abertura Cubo Itaú e Cubo Agro
- 14h10 – 14h40 | Painel – Visão de Futuro e tendências no Agronegócio
Keynote: Tiago Mattos (Co-founder da Aerolito)
- 14h40 – 15h40 | Mesa redonda: Desenvolvimento, adoção e distribuição de novas tecnologias no Agroflorestal
Mediadora:
Marina Fusco Piccini (Sócia Fundadora da AgroSchool)
Convidados:
Ariadne Caballero (Partner da SP Ventures)
Gabriel Marostegam (Head de Estratégia de Dados da CI&T)
Antonio Moreira Salles (Co-Founder and General Partner at Mandi Ventures)
Silvia Massruha (Senior researcher at Embrapa Digital Agriculture)
- 15h40 – 18h | Dinâmica de Conexão
Pitch Day de startups e experiências virtuais de parceiros
- 17h – 18h | Happy Hour