21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosCurvas de absorção garantem nutrição correta da cebola

Curvas de absorção garantem nutrição correta da cebola

A curva de absorção proporciona ajustar as doses conforme as necessidades e dinâmica de absorção da planta, evitando excessos ou deficiências de nutrientes que podem comprometer o crescimento e a qualidade da cebola.

João Augusto Dourado Loiola
Mestrando em Agronomia/Ciência do Solo – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
joaoaugustodouradoloiola@ufrrj.br

Ayhessa Cristina Santos de Lima
ayhessa.lima@gmail.com 

Raphaella Esterque Cantarino  
raphaella_esterque@outlook.com
Graduandas em Agronomia – UFRRJ

As diferentes condições climáticas podem afetar as exigências nutricionais da cebola de diversas maneiras, pois o clima exerce um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento das plantas.

Este fator pode interferir em diferentes aspectos, como, por exemplo, afetando a capacidade de absorção de nutrientes, bem como a formação do bulbo. A bulbificação pode ser acelerada, caso as condições de temperaturas estejam adequadas a cultivar.

A curva de absorção garante o correto fornecimento de adubo
Foto: Shutterstock

Sob temperaturas elevadas (30°C), a cultura da cebola pode apresentar bulbificação precoce, enquanto em baixas temperaturas observa-se florescimento precoce. 

A disponibilidade de água também é um fator climático a ser considerado, sendo sua quantidade, qualidade e distribuição essenciais para o desenvolvimento da cebola. O uso eficiente deste recurso proporciona a obtenção dos melhores resultados de produtividade, reduzindo os custos de produção, manutenção, bem como na fertilidade do solo.

A necessidade hídrica da cultura está relacionada à taxa de evapotranspiração da região agrícola, bem como à cultivar que será implantada. A maior exigência hídrica ocorre na formação dos bulbos.

Geralmente, solos que não têm umidade controlada acabam acarretando em diminuição na produtividade. Assim, é de suma importância manter a manutenção da umidade do solo, que deve ficar em trono de 80% da capacidade de campo.

Para o desenvolvimento completo do bulbo, deve-se reduzir gradativamente a umidade do solo e ser totalmente reduzida de sete a 15 dias antes da colheita.

Manejo nutricional

É importante adotar um manejo nutricional adequado à genética da cebola, pois diferentes variedades possuem exigências nutricionais e ambientais específicas e distintas, que ditam sua capacidade de absorver e utilizar determinados nutrientes.

Conhecer previamente as habilidades genéticas da cultivar permite ajustar o manejo, de modo a minimizar os efeitos negativos ocasionados por desequilíbrios nutricionais e otimizar o crescimento e desenvolvimento da planta, fornecendo os nutrientes adequados para maximizar sua produtividade e qualidade do bulbo.

Dessa forma, é possível obter um produto final de alta qualidade, com características como tamanho, cor, sabor e valor nutricional adequados. Considerar a genética da cebola no manejo nutricional contribui para maximizar a expressão genética e alcançar altas produtividades, reduzindo os riscos relacionados à nutrição inadequada.

Curvas de absorção de nutrientes

Ao analisar as curvas de absorção, é possível identificar as doses de nutrientes em que há uma maior produtividade, possibilitando diminuir os custos. Esta é uma ferramenta fundamental para o manejo nutricional e para determinar o momento ideal de aplicação de fertilizantes.

A ferramenta proporciona ajustar as doses de acordo com as necessidades e dinâmica de absorção da planta, evitando excessos ou deficiências de nutrientes que podem comprometer o crescimento e a qualidade da cebola.

Contudo, é valido ressaltar que as curvas de absorção de nutrientes variam de acordo com a cultivar da cebola, fatores ambientais, estresse hídrico, bem como temperatura.

Para realizar a curva de absorção, é importante adotar doses crescentes de um determinado nutriente. Durante a condução da curva, é de suma importância realizar a coleta foliar em quantidades significativas para representar uma amostragem que gerará dados confiáveis.

A coleta foliar será em função das fases de crescimento e desenvolvimento da cultura. Assim, serão gerados dados de teores de nutrientes acumulados nas folhas, que proporcionarão o desenvolvimento da curva em função das doses de nutrientes ofertadas.

Acúmulo de matéria seca em função da idade da planta

Assim como as curvas de absorção de nutrientes, o acúmulo de matéria seca em função da idade da planta permite a identificação das melhores épocas e melhores proporções de nutrientes, para a aplicação de fertilizantes.

Isso porque a absorção de nutrientes está diretamente relacionada com o crescimento da planta, onde os períodos de maiores exigências nutricionais estão associados com a produção de matéria seca.

Ou seja, ao observar o acúmulo de matéria seca ao longo do ciclo de vida da cebola, é possível identificar os períodos de maior demanda por nutrientes, auxiliando os produtores a definir melhores táticas de manejo nutricional nas épocas corretas, levando a cultura a atingir seu máximo potencial produtivo.

Ciclo de desenvolvimento

O crescimento da cebola sofre uma leve redução próximo ao fim do ciclo, até a fase de pré-colheita. Até a metade do seu ciclo, a planta mostra maior lentidão em seu crescimento e pouco acúmulo de matéria seca, que é a fase de desenvolvimento vegetativo.

Ao longo do ciclo, a planta muda para a fase reprodutiva, e inicia-se o processo de bulbificação, quando ocorre a translocação de fotoassimilados e nutrientes para o bulbo. Nesse estágio, se tem aumento na demanda nutricional da planta, especialmente daqueles envolvidos na formação e enchimento do bulbo, como potássio, fósforo, cálcio e enxofre.

Consequentemente, ocorre maior acúmulo de matéria seca na planta. Então, visto que a produção de massa de matéria seca é correlacionada com a quantidade de nutriente adsorvida, que é concentrada nos órgãos de reserva, o acúmulo de matéria seca ao longo da idade fisiológica da planta permite o conhecimento da nutrição mineral da planta.

Isso auxilia não só na identificação da época de aplicação de adubação e na dosagem do fertilizante, como também evita a aplicação excessiva ou inadequada, que pode levar a desequilíbrios nutricionais, desperdício de recursos e impactos negativos no meio ambiente.

Nutrientes fundamentais para a cebola

Dentre os nutrientes de maior importância no cultivo da cebola estão o nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre. Além deles, outros requeridos em menores quantidades, os micronutrientes também exercem papel fundamental em funções específicas no metabolismo da cebola, como o ferro, zinco, cobre, manganês, bem como molibdênio, níquel e boro.

O nitrogênio também desempenha papel fundamental no crescimento vegetativo da cebola, sobretudo no desenvolvimento das folhas e formação de bulbos saudáveis, uma vez que é constituinte da estrutura de aminoácidos, proteínas, vitaminas, clorofila, enzimas e coenzimas. É ativador enzimático e atua nos processos de absorção iônica, fotossíntese, respiração, sínteses e crescimento vegetativo.

O fósforo faz parte da estrutura de importantes componentes, como dos ésteres, de carboidratos, fosfolipídios, coenzimas e ácidos nucléicos. Atua nos processos de armazenamento e transferência de energia.

É, também, de grande importância no desenvolvimento das raízes e na bulbificação. Ele desempenha um papel vital na síntese, armazenamento, transporte e utilização de energia nas plantas.

Já o potássio é essencial para muitos processos fisiológicos da cebola, incluindo a regulação do balanço de água, pois atua em processos estomáticos e osmóticos, transporte de nutrientes, síntese de proteínas e carboidratos. Contribui para a resistência a doenças e qualidade dos bulbos.

O cálcio é componente da parede celular, sendo necessário para a formação adequada das células, fortalecimento das paredes celulares e desenvolvimento dos bulbos, sendo indispensável na germinação. Atua, também, na regulação do transporte de nutrientes e na absorção de água pelas raízes.

Já o magnésio é componente da clorofila, ativador de diversas enzimas, participando dos processos de fotossíntese, respiração, síntese de compostos orgânicos, absorção iônica e trabalho mecânico, como aprofundamento e expansão da raiz.

A absorção de fósforo é significativamente maior na presença do magnésio, que tem o papel de “carregador de fósforo”, provavelmente pela sua atuação na ativação de ATPases.

O enxofre também é um componente relevante dos aminoácidos, como na metionina e na cisteína, além de vitaminas essenciais para a nutrição humana. Ele está envolvido na síntese de proteínas e no metabolismo de carboidratos, além de influenciar a palatabilidade e em propriedades medicinais da cebola.

Benefícios de uma nutrição adequada

A nutrição mineral influencia direta e indiretamente na produção e qualidade da cultura da cebola. O mercado está cada vez mais exigente quanto à composição nutricional, sanidade e qualidade dos produtos agrícolas.

A nutrição adequada beneficia não só os consumidores, que terão acesso a um produto de maior qualidade nutricional, mas também traz benefícios aos produtores, que com o manejo correto diminui seus custos de produção.

O planejamento adequado, dentro de uma agenda de adubação, baseada em curvas de absorção de nutrientes da cultivar que será utilizada no ato do plantio, é uma estratégia de manejo nutricional que permite ao produtor maiores ganhos na produção e redução dos custos.

Permite que as cultivares de cebola expressem seu potencial máximo de produção, promovendo a produção de bulbos maiores e biofortificados. Além disso, contribui para a longevidade pós-colheita dos bulbos de cebola.

ARTIGOS RELACIONADOS

De lixo a nutriente – Palha de café é fonte de adubo orgânico

  A palha do café pode ser usada para várias finalidades, dentre elas a adubação orgânica. Há quem use como combustível para secadores, como adubo...

Diversificação – A opção inteligente da hidroponia

Adriano Alves Fernandes Doutor e professor de Agronomia - DCAB/CEUNES/UFES Rodovia BR 101 Norte, Km. 60, Bairro Litorâneo, CEP 29932-540, São Mateus " ES afernandesufes@gmail.com Uma vida saudável...

Startup brasileira consolida-se no mercado nacional e internacional de extração sustentável da alga Lithothamnium

A Oceana Brasil, startup 100% brasileira, é uma das principais e mais bem estruturadas empresas de extração sustentável e beneficiamento da alga marinha Lithothamnium...

A tecnologia auxilia o produtor na adubação da erva-mate?

Uma nova ferramenta vai auxiliar produtores de erva-mate e técnicos rurais a interpretar a análise de solo de ervais comerciais e recomendar a adubação nas fases...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!