A Ascenza, multinacional referência nas soluções pós-patente no setor de proteção de culturas, é uma das principais patrocinadoras da segunda edição do Dia de Campo da Batata, que acontece no dia 5 de dezembro, a partir das 9h, na Estação Experimental da G12 Agro em Guarapuava. O evento estima reunir este ano mais de 150 agricultores, pesquisadores, especialistas e profissionais de agricultura para debater os desafios e as soluções para o cultivo de batata no Brasil. A Ascenza vai apresentar diversos produtos que atendem os produtores rurais nos diferentes estágios de cultivo do tubérculo.
Além da Ascenza, ao menos outras 17 agroindústrias vão participar do encontro. “O Dia de Campo da Batata é um evento muito importante do calendário da hortifruticultura porque traz informações de grande impacto para a produção de um alimento fundamental na mesa dos brasileiros, mas que exige manejo preciso e personalizado para obter bons resultados”, afirma o especialista em desenvolvimento técnico de mercado da Ascenza, José Rodolfo Forti.
Forti explica que há uma grande demanda por dados e informações do setor de hortifrúti no Brasil e encontros como o Dia da Batata do G12 contribuem para trazer luz a temas relevantes do dia a dia do produtor. “A Ascenza faz questão de participar de eventos como esse para fortalecer o trabalho do hortifruticultor do país, divulgar a importância do setor no agronegócio nacional e também na alimentação das pessoas”, afirma
Segundo o especialista, a hortifruticultura brasileira tem grande relevância na economia, no meio ambiente e na segurança alimentar do país. Ele aponta que o Brasil possui condições climáticas e geográficas para o cultivo de uma ampla variedade de vegetais, verduras e frutas. “A Ascenza está comprometida com a proteção e o cuidado com a agricultura nacional, do pequeno ao grande produtor”, afirma.
No Dia de Campo da Batata, a Ascenza vai apresentar os fungicidas Asbelto® Pro e Torero®, para o controle da requeima da batata, e o Azox®, indicado para combater a pinta preta. Técnicos da empresa estarão no local para orientar e esclarecer os produtores, com dicas e informações sobre o manuseio dos produtos.
Asbelto® Pro é indicado para controle preventivo de doenças nas culturas de batata e tomate. Torero® é indicado para pulverização no controle de doenças fúngicas nas culturas da batata, cebola, tomate e uva. Azox® contém o ingrediente ativo Azoxistrobina em uma formulação líquida de amplo espectro de ação, indicada para manejo de doenças de cereais, frutíferas e hortaliças.
A Ascenza desenvolve e acrescenta valor aos produtos pós-patente, disponibilizando serviços técnicos personalizados aos clientes, com produtos diferenciados e de qualidade. A empresa oferece soluções inovadoras, saudáveis e seguras, que permitem uma agricultura equilibrada e sustentável, e ajudam os agricultores a produzir mais com menos.
A G12 Agro é uma empresa de Pesquisa e Consultoria Agronômica que visa o crescimento sustentável e a máxima rentabilidade para o produtor rural. Através de uma equipe experiente, a empresa atua de forma ética e imparcial, prezando sempre pela aplicação de critérios técnicos e econômicos na busca das estratégias efetivas para quem deseja fazer a diferença no mercado Agro.
DIA DE CAMPO BATATA
5 de dezembro
A partir das 9h
Estação Experimental G12 AGRO Guarapuava/PR – Rodovia PR-466, km 255 – Atalaia
Programação
9h – Recepção e credenciamento
9h30 – Abertura oficial
10h – Palestra Técnica: Saúde do Solo para Manejo de Doenças na Cultura da Batata, com o professor Nadson Pontes do Instituto Federal Goiano
11h -Vitrine de empresas parceiras
12h – Almoço
13h – Vitrine G12Agro: Manejo Nutricional na Cultura da Batata
14h45 – Vitrine empresas parceiras
16h30 – Palestra Técnica: Nutrição de Plantas na Cultura da Batata, com professor Rogério Soratto da UNESP Botucatu
17h30 – Happy hour com música ao vivo
Maiores produtores de batata no Brasil
Minas Gerais – 1,28 milhões de toneladas
Paraná – 778,4 mil toneladas
São Paulo – 688,5 mil toneladas
Rio Grande do Sul – 406 mil toneladas
Santa Catarina – 403,5 mil toneladas
Goiás – 223,4 mil toneladas
Bahia – 97,8 mil toneladas
Fonte – IBGE, em relação às safras de 2022