27.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 12, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesDia do Agricultor: homenagem aos heróis do campo

Dia do Agricultor: homenagem aos heróis do campo

Em 28 de julho é celebrado o Dia do Agricultor, data que homenageia homens e mulheres que dedicam suas vidas à produção de alimentos e ao cultivo da terra. Dados de 2022 mostram que, no Brasil, a população ocupada (PO) no agronegócio somou 19,07 milhões de pessoas. As informações são de pesquisas realizadas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a partir dos microdados da PNAD-Contínua e de dados da RAIS. “Esses verdadeiros heróis do campo são responsáveis por garantir a segurança alimentar e o abastecimento de milhões de pessoas ao redor do mundo”, ressalta Fernando Carvalho Oliveira, engenheiro agrônomo e responsável técnico pelos adubos orgânicos da Tera Nutrição Vegetal.

Angela Montico Prisco, agricultora desde os 15 anos.
Créditos: Divulgação


Os agricultores brasileiros atuam em ampla variedade de cultivos, desde grãos como soja, milho e arroz, até frutas, legumes, verduras, café, cana-de-açúcar e muitos outros produtos que abastecem tanto o mercado interno quanto o externo. Apesar dos muitos desafios enfrentados, têm mostrado capacidade admirável de inovação e adaptação.


A agricultura moderna tem se beneficiado dos avanços tecnológicos, com a utilização de maquinário sofisticado, técnicas de irrigação eficientes, monitoramento via satélite e, principalmente, o uso de insumos sustentáveis. Essas práticas têm contribuído para aumentar a produtividade e a qualidade das lavouras e produtos, além de minimizar os impactos ambientais.


“A agricultura é um dos pilares da economia nacional e desempenha um papel fundamental na geração de empregos e no desenvolvimento social e econômico de diversas regiões. Por isso, é muito importante que haja o desenvolvimento e a adoção de novas práticas com relação ao cultivo, pensando na sustentabilidade da atividade”, observa Fernando. Uma dessas frentes de inovação diz respeito aos insumos, como os fertilizantes da Tera, produzidos a partir do reaproveitamento do lodo gerado no tratamento de esgoto, num processo de economia circular. De modo sustentável, a empresa transforma um passivo ambiental, antes indesejado, em adubos ricos em matéria orgânica e nutrientes, que podem ser utilizados em todos os tipos de plantações.


Além de seu papel vital na produção de alimentos, os agricultores também têm um vínculo intrínseco com a preservação ambiental e a sustentabilidade. “Percebemos que os produtores estão cada vez mais interessados em aderir a novas técnicas e manejos ecologicamente corretos. Por meio de práticas de conservação do solo e uso adequado dos recursos naturais, eles contribuem para a proteção da biodiversidade, a mitigação das mudanças climáticas e a promoção do desenvolvimento sustentável”, enfatiza o engenheiro agrônomo.

Mulheres no Agro

É visível o crescente destaque feminino em cargos e atividades que antes eram majoritariamente masculinos. No setor agropecuário, no qual essa diferença é culturalmente mais forte, o número de produtoras na condução de propriedades rurais cresceu 38% de 2006 a 2017, segundo o último Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


É o caso da Angela Montico Prisco, de 56 anos, agricultora desde os 15. Ela iniciou a atividade para ajudar na propriedade dos pais e atualmente cultiva caqui e goiaba tailandesa em seu sítio na cidade de Itatiba, interior de São Paulo. “A mulher na agricultura é uma parceira muito importante. Acredito que temos uma visão diferenciada do negócio. Somos mais cuidadosas, atentas às novidades do mercado e às questões sustentáveis”, destaca.

Produção da agricultora Angela Montico Prisco
Créditos: Divulgação


Há quatro anos, Angela utiliza os adubos orgânicos em sua propriedade e avalia que o insumo melhorou o crescimento dos pés de frutas, aumentou a produção por hectare e o tamanho e preenchimento dos frutos. Ademais, houve significativa economia com adubos químicos e ganhos ambientais proporcionados pelo composto.
 

A agricultora explica que os desafios para produzir são grandes. “É o clima que não favorece, as dificuldades em controlar as pragas, a mão de obra escassa, a demanda do produto, as chuvas de granizo e as intempéries. Muitas vezes, pensei em desistir. Mas, algo me faz superar tudo e começar novamente, com muita esperança e fé de que vai ser melhor”. E completa: “Ser agricultor é ser perseverante. É cuidar do solo com muito carinho e dedicação o tempo todo. É dar amor à terra. Minha alegria é ver os pés de frutas carregados, com frutos sadios e vistosos. Quando isso acontece, vejo que valeu a pena todo o trabalho e esforço”.

Atividade de gerações

Paulo Yukio Serikawa, da cidade de Franco da Rocha/SP, é a terceira geração de uma família de agricultores. “Vi meus pais trabalhando na terra, plantando, arando, colhendo e plantando novamente. Logo me juntei a eles para auxiliar nas tarefas”, ressalta. Ele planta alface, brócolis ninja, repolho, couve-flor e couve de folhas. Salienta que, com o tempo, foi aprendendo a lidar com as lavouras, considerando o clima, o período de crescimento, controle de pragas e as diversas inovações que surgem no decorrer dos anos. Também aderiu ao uso do adubo orgânico sustentável, que utiliza há três anos.

Paulo enfatiza que é importante observar e compreender o momento de cada fase do cultivo para melhorar os processos. “Ao longo dos anos, tive diversos erros e acertos e até hoje continuo aprendendo. Haverá sempre situações difíceis, mas também há momentos gratificantes, como quando observamos o fruto colhido”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como criar atrativos para fixar os jovens no campo

No Brasil, o Censo Demográfico de 2010, divulgado pelo IBGE, indicou que a taxa de migração campo-cidade era de 1,31%; amostras mais recentes mostraram que a taxa caiu para 0,65%.

Agricultor deve monitorar mais sua lavoura

O aumento da pressão de percevejos e lagartas tem sido notado principalmente no Cerrado, onde as temperaturas estão elevadas e chuvas abaixo da média.

Campo avança para agricultura digital

A agricultura digital se relaciona diretamente com a coleta, monitoramento e interpretação de dados

Imersão 360º pelo campo de cebolas

Explorando as variedades de Cebolas da Enza Zaden em 360º!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!