21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, março 28, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasDia Nacional da Abelha

Dia Nacional da Abelha

Data especial em celebração à maior polinizadora do mundo alerta para extinção por uso de agrotóxicos

Estudos indicam que diversas espécies estão desenvolvendo dependência por neonicotinóides, compostos quimicamente semelhantes à nicotina do cigarro, levando-as à morte

Abelha – Crédito: Radamés Zovaro

Inseto de extrema importância econômica e ecológica, a abelha é responsável por 35% da produção agrícola global, bem como 85% das plantas selvagens, através da sua função como principal polinizadora no planeta. Diante da relevância, fica clara a importância de se ter um dia dedicado para sua proteção e conservação, e levanta a discussão por alternativas para a convivência harmônica e sustentável com a agricultura e na proteção de seu papel essencial na biodiversidade.

As abelhas estão sumindo em todas as partes do mundo por ação de pesticidas e agrotóxicos nas plantações, perda de habitat e mudanças climáticas como o aquecimento global. Mas o problema vai muito além de seu desaparecimento. Essenciais para a polinização de frutas e vegetais usados na nossa alimentação, como tomate, berinjela, café e cacau, as abelhas estão desaparecendo do planeta – algumas espécies estão sob risco de extinção global. O cenário é tão grave que organizações como a ONU já alertam para os riscos de escassez de alimentos por conta da mortalidade em massa de insetos polinizadores. No Brasil, a previsão é de que a população de abelhas e outros polinizadores diminua em 13% até 2050, segundo análise da Universidade de São Paulo.

Por conta do risco para as abelhas, o uso de algumas dessas substâncias está suspenso na União Europeia. No Brasil, infelizmente, esses venenos ainda são utilizados em larga escala nas plantações via pulverização aérea e terrestre. Isso tudo mesmo havendo pesquisas conectando o declínio de colônias de abelhas em São Paulo e Santa Catarina à aplicação de neonicotinóides e outros pesticidas.

“As abelhas são tão sensíveis à mudança climática que estudos já apontam que o aumento da temperatura média de 1.8 °C a 2.6 °C seria fatal para elas. A preservação das abelhas vai além da simples preservação de uma espécie, ela representa a preservação de todo um ecossistema”, finaliza Rafael Zarvos, fundador da Oceano Gestão de Resíduos.

Sobre a Oceano

A Oceano é uma empresa de gestão de resíduos e coleta inteligente, responsável pela correta destinação do lixo produzido no nosso dia a dia. Nossa gestão é focada, principalmente nos chamados micropoluentes, substâncias de uso comum em nosso dia a dia que constituem uma ameaça emergente à qualidade de águas, rios, lagos, reservatórios, mares e oceanos, uma vez que inexiste tecnologia para remoção destas substâncias provenientes de esgotos sanitários e hospitais, com coleta domiciliar e planos adequados para cada necessidade.

http://www.oceanoresiduos.com.br

@oceanoresiduos

ARTIGOS RELACIONADOS

Microvespa-do-eucalipto

Há algumas décadas o plantio de eucalipto tem alcançado sucesso no território brasileiro.

Hotel de Abelhas promove biodiversidade

Estrutura de madeira que atrai polinizadores pode ser resgatada de forma gratuita por clientes da plataforma Impulso Bayer

O mundo precisa das abelhas

Em ambientes naturais, as abelhas nativas, dentre outros agentes polinizadores, são responsáveis pela reprodução vegetal de diversas famílias da flora, aumentando a produtividade e a variabilidade dos vegetais por meio da polinização cruzada. Seu trabalho é tido como um serviço ecológico-chave para a manutenção e a conservação dos ecossistemas.

Indicação Geográfica do Mel do Pantanal e apicultura são discutidos em MS

  Reunião e encontro abertos ao público debatem perspectivas para as atividades Nos dias 04 e 05 de dezembro, sexta-feira e sábado, a apicultura e a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!