28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiEmbrapa apresenta desperfilhador de bananeiras

Embrapa apresenta desperfilhador de bananeiras

Utilização do Desperfilhador
Utilização do Desperfilhador

Até que a banana chegue à mesa do consumidor, são necessárias dezenas de atividades, desde a escolha da área de plantio até a disposição dos frutos nas gôndolas. Para uma destas etapas ” o desperfilhamento da bananeira “, um grupo de pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária localizada em Manaus (AM), desenvolveu um equipamento que vai facilitar a vida do agricultor.

O desperfilhador por rotocompressão apresenta maior eficiência na eliminação dos perfilhos da bananeira que os equipamentos existentes atualmente, proporcionando redução de mão de obra e maior praticidade de uso.

Comparado à ferramenta Lurdinha, utilizada em todo o Brasil pelos agricultores, o desperfilhador por rotocompressão tem eficiência 20,35% maior na eliminação total dos perfilhos. Nos testes realizados em área de produtores de banana em Presidente Figueiredo (AM), apenas 0,73% de uma mostra de mil perfilhos removidos com o novo equipamento voltaram a brotar. O percentual de rebrotamento com a Lurdinha chegou aos 22,52%.

Mas a eficiência não se dá apenas na remoção dos perfilhos. O desperfilhador por rotocompressão também agiliza o trabalho do agricultor. Nos testes, para eliminar mil perfilhos com a Lurdinha, foram necessárias 4h44min. Com o novo equipamento, a economia de tempo foi de quase uma hora: 3h45min.

Além da Lurdinha, o desbaste pode ser feito com facão. Nesse caso, cortando-se a parte aérea do perfilho, é necessário repetir a operação a cada 30 dias. A Lurdinha também possui outras desvantagens, como maior esforço do operador, além da dificuldade de a gema de crescimento sair da janela do equipamento.

Desperfilhamento

A bananeira produz grande número de perfilhos (brotos), o que proporciona uma quantidade elevada de plantas por touceira. A competição entre elas reduz a produção do bananal e a qualidade dos frutos, e, para que a produção seja mantida, é imprescindível efetuar o desbaste, conduzindo a touceira com uma mãe, um filho e um neto. A técnica consiste em selecionar um dos perfilhos na touceira, optando-se por um perfilho vigoroso.

O desperfilhamento das touceiras, apesar de simples, é crucial para o sucesso do plantio, uma vez que plantios não desperfilhados não respondem a qualquer outra tecnologia adotada, além de reduzirem a vida útil dos bananais.

Funcionamento do desperfilhador

O desperfilhador por rotocompressão funciona apenas com a força do operador, não sendo necessária qualquer energia complementar, como baterias ou eletricidade. Para começar o trabalho, o operador deve segurar o guiador do equipamento com as duas mãos e colocar a extremidade inferior no perfilho já cortado, onde fica a gema apical.

Essa extremidade inferior do desperfilhador é formada por uma broca, semelhante a uma pua com rosca sem fim. Com a aplicação da força do operador para baixo, uma mola do desperfilhador é comprimida, fazendo a broca girar e penetrar o perfilho, o que destrói a sua gema apical.

Com a utilização do desperfilhador, dilaceram-se os tecidos da gema apical, o que corresponde à etapa final do ciclo de trabalho.

Clique aqui para fazer a assinatura da revista Campo & Negócios Grãos e ler a matéria completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Enxertia: aliada no combate ao mal-do-panamá

A enxertia é a união entre duas partes de diferentes plantas que continuam seu crescimento unidas. No artigo, você confere a ação dela no mal-do-panamá.

Jaguacy Brasil lança Avocados em bowl colecionável em 6 divertidas versões

  Embalagens: Avocado Baby com 800g, Bowl exclusivo para colecionar com 500g e Avocado Clam Shell com 500g   Avocado Bowl A Jaguacy Brasil criou bowls...

Emprego da agricultura de precisão na banana

A agricultura de precisão é uma área inovadora e tecnológica que emprega diversos setores dentro da agricultura ...

Como combater o estresse térmico na cultura da banana?

Flávio Irokawa Gerente de Desenvolvimento de Mercado da FMC O estresse térmico ocorre em temperaturas abaixo de 18°C, causando distúrbios fisiológicos na bananeira que levam ao...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!