Com objetivo técnico e mercadológico, a Agristar do Brasil, empresa referência no desenvolvimento e comercialização de sementes de hortaliças e frutas, promoveu um tour com 70 produtores da cebolicultura brasileira às regiões de Hilario Ascassubi e Viedma, na Argentina, localizadas nas províncias de Buenos Aires e Rio Negro, respectivamente.
Em parceria com o INTA (Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria), as visitas foram realizadas em áreas que possuem mais da metade da sua produção de alho e cebola direcionadas para o mercado brasileiro, assim como a Estação Experimental da instituição.
Segundo o gerente Comercial da linha Topseed Premium, Anderson Moreira, nas visitas foi possível observar as técnicas agrícolas, os desafios enfrentados pelos agricultores nesta safra e a relevância dessas regiões na economia agrícola local e nas relações comerciais entre Argentina e Brasil, detalhou.
“A experiência proporcionada pela Agristar em colaboração com o INTA permitiu uma compreensão prática de toda a região, proporcionando assim aos nossos clientes um melhor entendimento da cadeia produtiva da Argentina, agregando conhecimento de mercado e possibilitando a melhor tomada de decisão em suas respectivas produções no Brasil”, detalhou o gerente Comercial das linhas Superseed e TSV Sementes, Douglas Machado.
“O tour foi extraordinário, tivemos a oportunidade de conhecer a principal região produtora de cebolas do país acompanhados pelos profissionais da Agristar, do INTA, dos produtores locais e de outros produtores brasileiros que faziam parte do grupo. A aquisição de novos conhecimentos técnicos e a troca de informações comerciais durante as visitas e palestras realizadas foram muito proveitosas, provocando debates e novas reflexões sobre nossos sistemas de produção, planos de comercialização e de negócios”, frisou o produtor de Monte Alto (SP) Fabricio Yukio Fugita.
Para o produtor mineiro de Uberlândia, Johannes Aernoudts, “a viagem foi muito interessante para conhecermos melhor a realidade da produção deles, que acaba sendo um dos únicos países que compete com o nosso mercado. Percebemos que tecnologicamente estamos à frente com o que utilizamos aqui no Brasil, entretanto as condições naturais deles permitem que produzam uma quantidade aceitável mesmo com baixo investimento. No geral foi muito produtivo poder conhecer como é a realidade lá e fazer contato com os produtores da região”, detalhou.
Além dos produtores brasileiros e dos gerentes das linhas de sementes profissionais da Agristar do Brasil, o tour contou o acompanhamento do Especialista em Bulbos e Raízes, Samuel Sant’anna, o representante Técnico de Vendas Cerrado Topseed Premium, Ronaldo Lima, e os consultores técnicos de vendas Topseed Premium Aurélio Maeda e Daniel Zaniboni.