18.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoESG é a análise de riscos de investimentos

ESG é a análise de riscos de investimentos

O Essere Group está implantando um sistema de gestão organizacional para monitorar todos os riscos que sejam materiais ao negócio.

O especialista em gestão de ESG, PhD Roberto Roche, afirma que em relação à adoção das práticas de ESG, o Essere Group já elaborou sua matriz de materialidade, elencou o que é o risco do negócio e definiu os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que têm relação direta com todas as ações do grupo. Roche comenta que encontrou o grupo muito aberto para entender que ESG é a análise de riscos dos investimentos e que está preparando os membros do grupo para todos impactos socioambientais que a atividade da empresa pode causar. “Estamos implantando um sistema de gestão organizacional onde todos os riscos que sejam materiais ao negócio estão sendo monitorados, tanto para valorizar a marca, como para tratar dos riscos que podem vir a afetar o negócio no futuro”, afirma.

Roche diz ainda que a implantação do ESG na empresa está indo muito bem porque o departamento comercial, o financeiro e o setor de meio ambiente e segurança do trabalho estão participando ativamente do processo. “Foram elencados os riscos materiais e agora estamos trabalhando e escrevendo as políticas e as tratativas, identificando potenciais riscos socioambientais, de modo que se acontecer algum evento, todos estarão preparados”, afirma.

MATERIALIDADE
Segundo Luciano de Gissi, diretor de operações do Essere Group, desde o início de suas atividades, o grupo sempre se preocupou com as questões ambientais e sociais. Roche afirma que os ODS que estão sendo seguidos pela companhia foram elencados de acordo com a materialidade do negócio da empresa. O ODS 3, sobre saúde e bem-estar, tem por objetivo assegurar uma vida saudável para todos, em todas as idades; o ODS 8 visa promover o crescimento econômico, inclusivo sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. O ODS 9 trata da construção de uma infraestrutura resiliente, promove a industrialização inclusiva e sustentável, e fomenta a inovação; o ODS 12 busca assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; e o ODS 13 objetiva a adoção de medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos. Roche ressalta que ODS é o que a empresa abraça de acordo com a materialidade do negócio. “ODS não é sustentabilidade”, enfatiza.

FORNECEDORES
Luciano de Gissi informa que o Essere Group fará o treinamento dessas ações em todos os níveis da companhia, inclusive com clientes e fornecedores. “Hoje, tanto o setor financeiro, quanto as cooperativas, exigem que a empresa tenha ESG em seu DNA e agora entraremos na parte de treinamento dos ODS em todos os níveis da companhia”, diz.

Roche lembra que estas exigências acontecem muito no setor do agronegócio e que, na qualificação dos fornecedores, o Essere Group irá verificar como são observados os direitos humanos, qual a responsabilidade civil de cada um, e vai levantar se foram acusados de trabalho escravo, por exemplo. “Não existe nenhuma empresa no Brasil que não receba um questionário do banco perguntando como é a avaliação dos direitos humanos dos fornecedores e este procedimento já foi implantado no Essere Group, e agora vamos treinar e qualificar os fornecedores sobre os direitos humanos do trabalhador. O fornecedor que não conseguir cumprir as exigências será desqualificado de fornecer para o grupo”, afirma.

GOVERNANÇA
O Essere Group está implantando um sistema de gestão organizacional onde todos os riscos que sejam materiais ao negócio estão sendo monitorados, tanto para valorizar a marca, como para tratar dos riscos que possam afetar o negócio no futuro. Roberto Roche afirma que tanto o CEO da empresa, Antonio Carlos de Gissi Junior, como o diretor de operações, Luciano de Gissi, estão tendo uma visão ampliada do futuro do negócio do grupo. “Eles estão se preparando para as exigências de fundos de investimentos, exigências do sistema bancário, exigência das superintendências de setores privados e do mercado, que exige deles, como vendedores de produtos e serviços, que adequem a empresa às premissas de ESG. Dentre milhões de empresas do Brasil, o Essere Group já percorreu 80% a 90% do caminho para a implantação dos princípios de ESG. Está tudo muito bem encaminhado na empresa”, conclui.

Sobre

O Essere Group reúne quatro unidades de negócios: A Bionat Soluções Biológicas conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada, pautada pelo desenvolvimento, produção e comercialização de novas tecnologias para levar inovação ao campo e melhorar a produtividade, sem agredir o meio ambiente. É referência em soluções para o manejo integrado de pragas e fitopatógenos, e a primeira empresa exclusiva de defensivos biológicos, genuinamente nacional, a receber a certificação ISO 14001:2015. A Bionat atua nos segmentos de fungicidas microbiológicos, inseticidas microbiológicos, nematicidas microbiológicos e inoculantes.

A Kimberlit Agrociências cria as melhores soluções em nutrição e fisiologia de plantas, entendendo as reais dores e necessidades dos agricultores e pecuaristas de todo o Brasil. Apoiada pelo sistema de gestão de qualidade, ISO 9001, desde 2005, a empresa investe constantemente em P&D de novos produtos que oferecem alto desempenho no campo. É uma das maiores empresas de fertilizantes do país, uma das melhores para se trabalhar e uma das que mais contribuem para o sucesso dos verdadeiros protagonistas dessa história: os produtores rurais. Atua nos segmentos de bioestimulação, nutrição especializada, saúde vegetal e tecnologia de aplicação.

A Loyder Brasil produz fertilizantes inteligentes NPK para aplicação via solo, que entregam alta performance em produtividade, através do aumento da eficiência e aplicação de tecnologias inovadoras. São soluções que visam aumentar a disponibilidade dos nutrientes para as plantas, de acordo com a necessidade das lavouras. Já a Floema Logística atende exclusivamente a demanda do Essere Group, desempenhando um papel muito estratégico de conectar as pontas da cadeia produtiva, cumprindo a função de entregar as soluções certas, no momento certo, e com a conservação da melhor qualidade. Conta também com transporte refrigerado, o que é bastante importante na cadeia logística dos produtos biológicos. Saiba mais em https://essere.group/

ARTIGOS RELACIONADOS

Jovem cria primeira plataforma de investimentos coletivos para o agrobusiness

Depois de quatro meses fora do Brasil, Henrique Galvani voltou motivado a transformar o mercado e hoje pretende transacionar R$ 6 milhões até 2023 com a Arara Seed

Qual a ação dos fertilizantes organominerais na beterraba?

Autores Júlio César Ribeiro Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia/Ciência do Solo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) jcragronomo@gmail.com Carlos Antônio...

Carvão vegetal de origem legal é importante aliado na redução da emissão de carbono

Os efeitos das mudanças climáticas trazem sérios riscos para diversas atividades econômicas, mas também geram inúmeras oportunidades, principalmente para setores como a indústria florestal. Tempos difíceis, como...

Fertilizantes organominerais:Do surgimento até as novas possibilidades

Um observador mais atento do mercado de fertilizantes no Brasil certamente concordaria com a afirmação de que há alguns anos estamos vivenciando uma nova fase na disponibilidade de novas tecnologias no segmento de nutrição de plantas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!