O promissor mercado de orgânicos foi, sem dúvida, um dos pontos de maior destaque deste ano na ANUFOOD Brazil 2022 — Feira Internacional para Alimentos e Bebidas, no São Paulo Expo. Isso porque o mercado de alimentação está de olho nas tendências e demandas de bem-estar que o consumidor tem exigido cada vez mais.
Para dar informações sobre o setor e, principalmente, a respeito
do perfil deste consumidor, o auditório Food Trends recebeu Ming Liu, diretor
da Organis, entidade setorial de promoção dos orgânicos.
Liu trouxe dados da pesquisa “Panorama do Consumo de Orgânicos no
Brasil”, realizada pela associação em parceria com a consultoria Brain e com a
iniciativa Unir Orgânicos. Entre os dados apresentados, o diretor mostrou que o
maior motivo que leva ao consumo de alimentos orgânicos é a melhoria da saúde,
que o local preferido para compra é o supermercado, que há preferência por
orgânicos comprados de produtores locais e que não há, hoje, uma marca
consolidada de orgânicos que o consumidor consiga referenciar.
“O mercado de bem-estar tem determinado o que o varejo vai vender. Os orgânicos abrem uma série de possibilidades, porque podem ser veganos, sem glúten e atender a uma variedade de perfis de consumidor. E como não há consenso sobre qual marca é referência de orgânicos no mercado, existe uma janela de oportunidade para trabalhar brand”, afirma Liu.
Depois de explorar os dados sobre os orgânicos no Brasil, Liu convidou os representantes de três startups do segmento: Eduardo Petrelli, da Diferente Orgânicos, Leonardo Dallegrave Afonso, da Papapá Orgânicos, e Henrique Castan, da Nutriens.
Na roda de conversa, os responsáveis pelas startups tiveram a
oportunidade de falar sobre seus negócios, aprendizados, processos e
propósitos.
Dudu Petrelli, CEO da Diferente, que vende assinatura de cestas de alimentos orgânicos, falou sobre seu recente modelo de negócio, que, além de oferecer alimentos mais saudáveis, está alinhado com ações ambientais e sociais importantes, que são: o combate ao desperdício de alimentos e a democratização dos alimentos orgânicos, ações possíveis a partir do resgate de frutas, verduras e legumes que seriam jogados no lixo por causa da aparência.
“Identificamos essa dor e queremos auxiliar na solução do problema do desperdício de comida e do valor desses produtos a partir da compra de alimentos rejeitados por serem ‘fora do padrão’. Assim, conseguimos oferecer cestas de alimentos orgânicos até 40% mais baratos do que os preços praticados no mercado”, explica Petrelli.
Mais de 1,7 mil reuniões entre expositores, compradores e
fornecedores são realizadas nas Rodadas de Negócios ANUFOOD Brazil
As
Rodadas de Negócios da ANUFOOD Brazil 2022, que encerra nesta quinta-feira
(14), no São Paulo Expo, superaram as expectativas da Koelnmesse, promotora da
feira. Nos três dias de evento foram realizados mais de 1,7 mil encontros entre
produtores e tomadores de decisões do setor de alimentos e bebidas do país e
compradores e fornecedores brasileiros e do exterior. Segundo Gabriel Walmory,
da empresa Broggini Partners, responsável pela organização das rodadas, tinham
sido agendas 1,3 mil reuniões.
O
interesse dos expositores foi aumentando e fez com que a Broggini Partners,
abrisse espaço para encaixes na agenda. “Além disso, as empresas também fizeram
reuniões não programadas”, explica Walmory.
Renata
Constâncio Cortez, gerente comercial de importação do Super Muffato, maior
grupo supermercadista do Sul do Brasil, confirma que houve encontros além dos
programados. Com cerca de 40 rodadas de negócios agendadas por dia, a gerente
conta que recebeu mais 15 empresas por dia. “Estamos aqui para fazer negócios e
percebemos que as demais empresas também estão com esse foco. Tivemos um
retorno muito bom”.
Participando
pela terceira vez da ANUFOOD Brazil, Renata analisa que a feira, por ter todo o
foco nos negócios, supera eventos semelhantes. “Tanto expositores como
visitantes vêm para prospectar oportunidades de negócios e parcerias, as
rodadas facilitam este relacionamento, pois o contato nos estandes são menos
produtivos devido a movimentação de pessoas”.
Além
de compradores e fornecedores de todas as regiões do país, as rodadas de
negócios também contaram com representantes do Peru, Paraguai, Argentina, Chile
e Uruguai.
Rodadas de
Negócios Internacionais da Apex-Brasil promovem 250 reuniões entre empresas e
compradores na ANUFOOD Brazil
Com
mais de 250 reuniões durante os três dias da ANUFOOD Brazil 2022, a Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil superou as
projeções das rodadas internacionais de negócios promovidas em seu estande com
expositores e empresas visitantes com compradores. Foram 60 empresas
brasileiras e sete compradores internacionais.
Esta
é a primeira vez que a Apex realizou encontros de negócios na ANUFOOD. Para
Mônica Ramos, analista de Negócios da Apex-Brasil, o resultado ficou muito
acima das expectativas. “Foi uma experiência muito positiva. Essa era uma
proposta antiga da agência e foi muito acertada, pois abriu as portas para as
empresas que estão iniciando ou mesmo que não exportam, terem a oportunidade de
contato com os compradores do exterior”.
Polliana
Claudino é a nova gerente de projetos da ANUFOOD Brazil
Após três anos
como coordenadora de vendas da Koelnmesse Brasil, Polliana Claudino assume o
cargo de gerente da ANUFOOD Brazil – Feira Internacional para Alimentos e
Bebidas.
Ao longo de sua
trajetória na empresa, a executiva acompanhou o lançamento da feira, em 2019.
Desde então, ela tem participado da organização da ANUFOOD Brazil, que tem
demonstrado um crescimento exponencial a cada edição.
Para a nova
gerente, assumir essa posição, que vinha sendo liderada por Michael Fine, é um
desafio e a meta é continuar trazendo para expositores e visitantes o que há de
melhor no setor de Alimentos e Bebidas. “A feira tem crescido ano a ano.
Sentimos a pandemia, mas esse período serviu para entendermos um pouco melhor e
saber quais são as possibilidades em relação aos setores envolvidos nesse
projeto”.
Em sua 3ª
edição, a feira manteve parcerias importantes, como é o caso da Local.e, que
organiza o Espaço Descobertas, um projeto que cresceu mais de 150% de uma
edição para outra.
“Time que está
ganhando não se mexe. Por isso, mantemos e atualizamos nossos parceiros das
edições anteriores. Porém, a novidade sempre será a marca do nosso evento, como
é o caso da parceria com a Expo Supermercados, que trouxe o 1º Congresso
Nacional para Supermercados de Bairro e Vizinhança, que atraiu potenciais
compradores desse setor. Assim, visitantes podem estreitar contatos com
fornecedores já consolidados e prospectar novos negócios”, diz Polliana.
A gerente afirma que, por ter feito parte da área comercial, sempre esteve muito próxima da organização e, por isso, tem muito a oferecer. “No momento, não há outra pessoa que conheça mais esse projeto do que eu, porque vi ele nascer. Minhas expectativas são positivas. Queremos e vamos continuar crescendo”, finaliza.
Serviço:
ANUFOOD Brazil
Data: Abril 12-14, 2022
Horário: 10h — 19h
Local: São Paulo Expo Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 — Vila Água Funda, São Paulo — SP.