27.1 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosFenicafé 2023: seca e geadas deixaram produtores mais inseguros no momento da...

Fenicafé 2023: seca e geadas deixaram produtores mais inseguros no momento da comercialização

Créditos: Revista Campo & Negócios

O mercado de café segue bastante volátil, dificultando as tomadas de decisão por parte do produtor na hora de comercializar sua safra. Hoje, em Nova York, as cotações futuras do café arábica voltaram a tombar, com o primeiro contrato rompendo a linha dos US$ 1,70 por libra, caindo mais de 2% no dia. 

Em entrevista durante a Feira Nacional da Cafeicultura Irrigada (Fenicafé), em Araguari, no Triângulo Mineiro, o vice-presidente da Cooperativa Nacional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Oswaldo Bachião Filho, falou sobre como o produtor vem lidando com toda essa volatilidade.

“O produtor ficou muito inseguro sobre o que fazer, pois perdeu a referência de sua produtividade nestes últimos anos, quando as safras foram bastante afetadas por adversidades climáticas, por seca e geadas. Mas agora acredito que, para a safra 2023, com o clima voltando ao normal, se não tivermos geadas, o produtor vai voltar a ter mais segurança na hora da comercialização. Essa dúvida dos produtores é compreensível, uma vez que ele enfrentou muitos problemas com a falta de chuvas e ainda com as geadas. Tudo isso os deixam bastante cautelosos no momento de negociar o café, ainda mais que havia pouca quantidade para ser vendida”, salientou o dirigente da Cooxupé. (Com Fábio Rübenich – Agência SAFRAS)

A Fenicafé  segue até sexta-feira (31/03) no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro. Assim como em 2022, a Fenicafé faz parte da Café Agro, que soma mais de uma semana de atrações com a Expo Araguari.  O evento é promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.

ARTIGOS RELACIONADOS

Redivo – Tecnologia que revoluciona a secagem do café

Pelo segundo ano a Redivo participa da Fenicafé. “No primeiro ano percebemos que ela atende um público de grandes clientes, com produtores que usam tecnologias que estão muito mais avançadas do que a realidade do mercado brasileiro.Por isso optamos por participar pelo segundo ano e pretendemos voltar nos próximos“, relata José Cláudio Araújo, gerente comercial da Redivo.

Produção brasileira de café determinará o balanço global do mercado

Especialista em agronegócios fala sobre as perspectivas para o agronegócio café durante a Fenicafé.

Fenicafé 2023 começa nesta terça

Sete workshops fazem parte do conteúdo da mais esperada feira de irrigação em cafeicultura do país.

Cafeicultura irrigada é foco principal da Fenicafé

Fenicafé se funde ao Café Agro e será de 28 a 31 de março em uma semana técnica e de muito entretenimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!