18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Fertilizantes enriquecidos com promotores de crescimento melhoram a qualidade da batata

Fertilizantes enriquecidos com promotores de crescimento melhoram a qualidade da batata

Witor Lucio de Carvalho Silva

Engenheiro agrônomo e consultor de vendas

witorlucio@yahoo.com.br

Fotos Shutterstock
Fotos Shutterstock

Uma novidade na produção de batata é o uso de fertilizantes enriquecidos com micronutrientes e agentes promotores de crescimento, que melhoram o metabolismo das plantas, proporcionando maiores índices de produtividade e qualidade dos tubérculos.

Como funcionam

Os fertilizantes enriquecidos com promotores são produtos que apresentam em suas formulações macro emicronutrientesmais a adição de substâncias bioestimulantes, que podem ser provenientes de fontes naturaisou produzidas de forma sintética.

A maioria dos produtos utilizados é rica em fitormônios e aminoácidos. Estas substâncias são assimiladas facilmente pelas plantas e têm a capacidade de melhorar o metabolismo dos vegetais,auxiliando no desenvolvimento, qualidadee na produtividade, sendo efetivas quando utilizadas emfases específicas da cultura e também apresentam resultados expressivos quando utilizadas em condições adversas.

Benefícios

Estas tecnologias auxiliam no desenvolvimento desde a fase inicial, com a melhoria da qualidade das brotações, desenvolvimento das raízes, o que proporciona mais aproveitamento de água e dos nutrientes, tornando as plantas mais vigorosas. Observa-se, ainda, mais uniformidade dos tubérculos, promovendo assim uma maior produtividade.

As aplicações são direcionadas a várias fases, de acordo com a composição dos produtos. Podem ser feitas na fase inicial (aplicação no sulco de plantio), com ointuito deestimular a brotação e enraizamento inicial, após a ‘amontoa’,visando melhoria no desenvolvimento vegetativo e na fase final, para a uniformização dos tubérculos.

Essas tecnologias também podem ser direcionadas para auxiliar as plantas em condições adversas (intoxicação, frio, calor, estresse hídrico, excesso de umidade, ataque de pragas e doenças).

Os fertilizantes enriquecidos aumentam floração e produtividade - Fotos Shutterstock
Os fertilizantes enriquecidos aumentam floração e produtividade – Fotos Shutterstock

Relação com a produtividade

Por meio de trabalhos desenvolvidos a campo, as tecnologias de produção de batata tentam melhorar a padronização dos tubérculos, refletindo diretamente em ganho de produtividade,chegando a um ganho médio de 05a 12% na produtividade.

Tais produtos são aplicados de forma pulverizada com os mesmos equipamentos convencionais utilizados para defensivos. As recomendações das empresasque fabricam esse tipo de produto variam deduas a três aplicações durante o ciclo da cultura, com dosagensde 4,0 a 6,0 L/ha. O valor do investimento fica em torno de R$ 250,00 a R$ 350,00 por tratamento.

Considerando o ganho mencionado de 05 a 12%na produtividade e qualidade do produto final colhido, a viabilidade econômica deste tipo de tratamento é excelente.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Fertilizantes enriquecidos com promotores de crescimento melhoram a qualidade da batata