23.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasFertilizantes impulsionam a produtividade da soja

Fertilizantes impulsionam a produtividade da soja

Com soluções da Mosaic Fertilizantes, agricultores de Itapeva (SP) e Nepomuceno (MG) estão entre os campeões do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do CESB

Ao usarem formulações de alta performance, da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores empresas em produção e comercialização de fosfatados e potássio combinados, sojicultores de Itapeva (SP) e Nepomuceno (MG) elevaram a produtividade de suas lavouras em mais de 100% na safra 2022/2023. Os resultados foram confirmados na última edição do Desafio Nacional da Máxima Produtividade de Soja, do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), que teve mais de 6.500 inscritos e realizou cerca de 750 auditorias.

O campeão nacional da categoria Cultivo Irrigado, de Itapeva (SP) colheu 111,75 sacas/hectare (sc/ha) de soja no período. A produtividade média no Estado é de 58,15 sc/ha, enquanto no Brasil é de 57,41 sc/ha, ou seja, o crescimento da produção chegou a até 95%. Na categoria Cultivo Sequeiro, o agricultor de Nepomuceno (MG) teve uma produtividade de 134,46 sc/há, 134% superior à média das lavouras mineiras (60,15 sc/ha) e nacionais (57,41 sc/ha).

Créditos: Divulgação

Visando produzir mais e no mesmo espaço, com o uso de pesquisas, tecnologias e sustentabilidade para alcançar maiores índices de produtividade, o Desafio tornou-se uma fonte de inspiração para os sojicultores do País. Com um completo portfólio de nutrição de plantas e investimentos constantes no desenvolvimento de tecnologias que geram benefícios químicos, físicos e biológicos aos solos e processos produtivos, a Mosaic Fertilizantes auxilia agricultores a alcançarem os máximos potenciais genéticos das culturas.

“Os resultados dos campeões deste ano comprovam que o manejo realizado com dedicação e tecnologia gera solos saudáveis e férteis para altos tetos de produtividades”, afirma Filipe Miranda, gerente de Produtos da empresa. “Em linha com nossa estratégia ESG, as soluções contribuem para a ampliação de sistemas agrícolas mais sustentáveis e adaptados aos cenários de mudanças climáticas e de demanda por alimentos.”

MICROESSENTIALS

Uma das soluções da Mosaic Fertilizantes empregada nos cultivos da soja foi o MicroEssentials, que foi desenvolvido em um processo exclusivo e patenteado pela empresa e conta com a tecnologia Fusion, que aumenta a eficiência da absorção de nutrientes pelas plantas. Essa solução reúne, em um único grânulo, nutrientes decisivos para a produção de soja: Fósforo de alta solubilidade, responsável por fortalecer a raiz e melhorar o desenvolvimento da florada e sementes, e duas formas de Enxofre, que atua na cadeia de proteínas e aminoácidos responsáveis pelo enchimento dos grãos. O Nitrogênio presente na fórmula é essencial na produção de clorofila e se distribui ao longo de todo o ciclo da planta, garantindo folhas verdes mais saudáveis e plantas mais tolerantes a estresses ambientais.

“Os agricultores realmente estão em busca de tecnologias que proporcionam retornos. Nossas pesquisas de 2009 a 2018 em 418 campos demonstrativos, no caso de soja cerrado, e 714 campos demonstrativos, na soja sul, mostraram que áreas adubadas com MicroEssentials tiveram incremento de até 3,2 sacas por hectare na soja, em campos distribuídos nos principais Estados de plantio da cultura. Ao longo do tempo do MicroEssentials temos mais de 40 milhões de hectares tratados”, afirma Miranda.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agroeste apresenta variedades de soja com tecnologia Intacta 2 Xtend®

A tão guardada tecnologia Intacta 2 Xtend® começará a ser comercializada na safra 2021/2022 e terá variedades Agroeste, marca de sementes de soja da Bayer.

Pesquisa: Novos rumos no controle do mofo-branco na soja

Na área agronômica, uma das linhas de pesquisa procura descobrir opções mais eficientes, econômicas e de baixo impacto ambiental para o controle de fitopatógenos. “O controle...

Sementes de soja – Como agregar ao seu potencial?

O Brasil é o segundo maior produtor de soja (Glycine max) do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Para a safra 2018/19, a previsão da CONAB é que seja de 115,3 milhões de toneladas do grão, valor que corresponde a um aumento de 2,8% em relação à safra passada.

Com dois modos de ação, inseticida entrega amplo espectro no controle de pragas em soja, milho e algodão

Efeitos de choque e ovicida, presentes em mistura pronta e exclusiva, transferem eficácia ao manejo de percevejos, lagartas e cigarrinhas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!