24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosFertilizantes Tocantins - Consolidação da força na região Sudeste do Brasil

Fertilizantes Tocantins – Consolidação da força na região Sudeste do Brasil

A unidade possui capacidade de expedição de 6 mil toneladas por dia e está interligada ao terminal da VLI em Araguari, podendo receber matéria-prima pelos modais ferroviário e rodoviário de maneira simultânea.

Fotos: Adrielle Teodoro

Com um modelo de negócios inovador no Brasil, a Fertilizantes Tocantins (FTO), controlada pelo grupo suíço EuroChem, dá mais um importante passo em seu plano de expansão iniciado em 2008. No próximo dia 04 de junho, a empresa inaugura uma nova unidade no município mineiro de Araguari e se consolida entre os líderes no mercado brasileiro.

A fábrica de Araguari recebeu investimento de R$ 91 milhões e está construída num terreno de 158 mil m², com área de fábrica de 27 mil m². A capacidade de armazenagem estática é de 100 mil toneladas e serão criados 200 empregos diretos e indiretos. A unidade possui dois equipamentos de mistura que podem produzir até 6 mil toneladas de fertilizantes por dia, gerando um benefício direto ao cliente final, que terá mais agilidade e segurança em todo o processo produtivo.  

A localização é outro diferencial importante. Isto porque a unidade da FTO em Minas Gerais é uma das poucas no interior do Brasil diretamente conectada ao porto. A matéria-prima sai do porto de Vitoria (ES) e é transportada por ferrovia até o terminal da VLI em Araguari e de lá, por meio de um sistema de correias, chega até a fábrica.

Além disso, está preparada para receber matéria-prima via transporte rodoviário de maneira simultânea à descarga ferroviária. Ao todo, a planta poderá receber 8 mil toneladas de matéria-prima por dia. “A parceria com a FTO reforça nosso compromisso em oferecer soluções logísticas integradas. Trata-se de um incremento relevante em nossa movimentação para o setor de fertilizantes”, destaca Fabiano Lorenzi, diretor Comercial da VLI.

O CEO da Fertilizantes Tocantins, José Eduardo Motta, explica que “a inauguração da fábrica de Araguari marca a entrada da FTO na região Sudeste, especialmente em Minas Gerais, que é um mercado muito importante para nosso posicionamento estratégico no país. Com isso, estamos completando com sucesso o nosso plano de investimentos que foi definido no Brasil”. José Eduardo refere-se à inauguração, em 2018, de outras duas fábricas: Sinop (MT) e Catalão (GO). “Nosso foco agora está na consolidação destes novos mercados para que possamos continuar a alavancar o crescimento da empresa de maneira sustentável no longo prazo”.

A chegada da FTO no Estado de Minas Gerais, que possui um mercado potencial anual de 4 milhões de toneladas de fertilizantes, tem como objetivo ocupar uma posição de destaque de forma ágil e eficiente. Para suprir esta demanda, a fábrica de Araguari será inaugurada com sua capacidade máxima de estocagem.

Produtos especiais

Com o objetivo de atender as variadas culturas existentes na região, além dos fertilizantes convencionais, a nova unidade de Araguari está preparada para oferecer ao mercado sua linha de produtos especiais produzidos na Europa pela EuroChem, tais como o Nitrofoska (NPK no grão nitrogenado de base nítrica), CAN (Nitrato de Amônio e Cálcio), NPS (Nitrogênio, Fósforo e Enxofre em um mesmo grão) que complementam a linha de produtos especiais da FTO.

A empresa

Fundada em 2003, a Fertilizantes Tocantins está estrategicamente localizada nas áreas de maior crescimento agrícola do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Minas Gerais. A FTO teve crescimento de dois dígitos por diversos anos consecutivos e atingiu 1.8 milhão de toneladas produzidas em 2018, alcançando posição de destaque entre as principais empresas de fertilizantes do Brasil.

A FTO emprega atualmente 600 pessoas que estão distribuídas entre a sede administrativa em Goiânia e em outras oito unidades de produção localizadas nas cidades de Porto Nacional (TO), São Luís (MA), Querência (MT), Sinop (MT), Rondonópolis (MT), Barcarena (PA), Catalão (GO) e Araguari (MG).

Para impulsionar o grandioso plano de crescimento no país, assim como o de verticalizar a cadeia de produção, em agosto de 2016 a FTO teve o controle acionário adquirido pelo grupo EuroChem, um dos maiores produtores mundiais de fertilizantes à base de Nitrogênio, Fosfato e Potássio.

Com sede em Zug, na Suíça, e com fábricas na Europa e Ásia, o grupo EuroChem possui um sistema integrado que inclui atividades que vão desde a mineração e produção de fertilizantes, passando pela logística até a distribuição em todos os continentes.  Ao todo a empresa emprega mais de 26 mil pessoas ao redor do mundo.

A EuroChem iniciou a produção de Potássio na mina de Usolskiy no começo de 2018 e continua a desenvolver um novo projeto na região de VolgaKaliy na Rússia, tornando-se assim uma das três únicas empresas de fertilizantes produtoras dos três principais macronutrientes (NPK).

Além disso, é o único que possui sua própria logística e rede de distribuição em todo o mundo. Esta funcionalidade global, associada ao acesso a recursos de excelência mundial e somada a uma capacidade de produção eficiente e flexível, dão à empresa uma vantagem competitiva significativa capaz de atender uma ampla rede de grandes clientes ao redor do mundo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cadeia produtiva discute novos rumos para o trigo paulista

São muito positivas as perspectivas de avanços no mercado do trigo em São Paulo. O Estado, maior mercado consumidor de farinha de trigo do Brasil, quase triplicou a produção do cereal nos últimos cinco anos – de 90 mil de toneladas em 2013 para 250 mil toneladas em 2017 –, mas o principal benefício foi o aumento de 200% em produtividade por conta do avanço do melhoramento genético e, principalmente, pelo alinhamento entre os diferentes elos da cadeia.

Molibdênio via sementes incrementa a produção de milho

  Glaydson Alves Engenheiro agrônomo e consultor da Valoriza Agronegócios glaydson@valoriza.net   O molibdênio (Mo) é um dos nutrientes essenciais para todas as plantas. Alguns poucos gramas do elemento...

Guanandi é alternativa múltipla de renda

Primeira madeira de lei do Brasil, o guanandi possui características específicas que o tornam um ótimo empreendimento comercial nas áreas de reflorestamento e de...

Cafeicultor – O inimigo pode estar na raiz do seu cafeeiro

Ernane Miranda Lemes Engenheiro agrônomo, fitopatologista e doutor em Fitotecnia ernanelemes@yahoo.com.br Lísias Coelho Engenheiro florestal, fitopatologista, Ph.D. e professor do ICIAG-UFU lisias@ufu.br Um dos maiores causadores de perdas à produção...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!