19 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 26, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosMolibdênio via sementes incrementa a produção de milho

Molibdênio via sementes incrementa a produção de milho

 

Glaydson Alves

Engenheiro agrônomo e consultor da Valoriza Agronegócios

glaydson@valoriza.net

 

Molibdênio via sementes - Crédito Shutterstock
Molibdênio via sementes – Crédito Shutterstock

O molibdênio (Mo) é um dos nutrientes essenciais para todas as plantas. Alguns poucos gramas do elemento por hectare são capazes de corrigir deficiências que limitam a produção.

A cultura do milho extrai 0,4 gramas de molibdênio por tonelada de grãos produzida. Sua atuação refere-se à necessidade para síntese, ativação e funcionamento da redutase do nitrato na planta, tendo para a cultura do milho muito sucesso com uma aplicação foliar entre a emissão da quarta e sexta folhas, com uma dosagem de 25 a 40 gramas/ha.

Já em soja, a vantagem do uso do molibdênio está na melhoria da qualidade das sementes, quando aplicado no início de enchimento de grãos.Por exigir pouca quantidade deste micronutriente, a aplicação via tratamento de sementes é o método mais usado e preciso para correção de deficiências, pois métodos de tratamento de semente permitem que essa pequena quantidade seja distribuída uniformemente.

Favorecem, também, a simbiose de bactérias sintetizadoras de nitrogênio em processos simbióticos com as plantas.

O tratamento de sementes deve ser feito com equipamento de proteção, e sempre tende a estar sempre junto às aplicações de cobalto nas relações de 10/1 Mo/Co. O tratamento é feito por máquinas equipadas para essa função.

Tem-se, com a aplicação de molibdênio, o objetivo de fornecer à cultura o nutriente ligado à formação de enzimas, refletindo em melhora da ação de bactérias, e trabalhar a planta em períodos de stress, como altas temperaturas e frio.

 

Essa matéria você encontra na edição de janeiro da revista Campo & Negócios Grãos. Clique aqui para adquirir já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Soja transgênica e o fornecimento de manganês

Breno Araújo breno.araujo@rehagro.com.br Geraldo Gontijo Assistência técnica agrícola Rehagro Àmedida que a agricultura se moderniza, os sistemas de produção evoluem com a adoção de novas tecnologias e...

Morgan Sementes apresenta novos híbridos no Show Rural Coopavel

    Melhoramento genético proporciona alto potencial produtivo, ciclos precoces e estabilidade para produção de grãos e silagem de qualidade; soluções para agricultor incluem tecnologia POWECOREâ„¢   A...

Tratamento de sementes de milho com óxido de zinco

Com o advento de novas tecnologias, o milho tem apresentado ganhos ...

ICL – Presente pela segunda vez no Três Lagoas Florestal

Essa foi a segunda vez que a ICL participou com estande no evento Três Lagoas Florestal. A importância dessa participação, segundo Patrick Haim, da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!