20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 22, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiFilme difusor de luz é indicado para culturas de porte alto

Filme difusor de luz é indicado para culturas de porte alto

Ivonete Fátima Tazzo

Doutora e pesquisadora da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (SEAPI)

ivonete-tazzo@fepagro.rs.gov.br

Tamires Barros da Silva

Especialista e bolsista da SEAPI

 

Créditos Ginegar Polysack
Créditos Ginegar Polysack

O emprego do cultivo em ambiente protegido vem sendo amplamente utilizado na agricultura mundial, visto que se propicia maior rentabilidade e melhor escalonamento da produção.

Várias mudanças microclimáticas ocorrem nesses ambientes, que ocasionam maior temperatura e umidade do ar, redução dos ventos e menor luminosidade, em torno de 20 a 30%, dependendo do material utilizado, da deposição de sujidades e do tempo de uso.

Para regiões com alta intensidade de radiação na maior parte do ano, isso não é problema, no entanto, para algumas regiões em determinadas épocas, a diminuição da radiação solar nesses ambientes pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento das plantas cultivadas, principalmente se elas são de porte mais elevado, como tomate, pimentão, melão, berinjela, pepino, etc., que podem provocar maior autossombreamento, e com isso apresentar menor produtividade. Por isso, a escolha adequada do material de cobertura a ser usado é de extrema importância.

Opções

Atualmente, no mercado, existem diversos materiais destinados à plasticultura, com uma gama enorme de tecnologias. Nesse sentido, o uso de filmes difusores é uma alternativa interessante, pois a utilização desse tipo de cobertura atua como meio difusor da luz, que penetra melhor através das plantas, principalmente as de porte mais elevado, e se torna mais efetivo para a fotossíntese, propiciando melhor crescimento e desenvolvimento das mesmas.

No mercado encontram-se filmes plásticos com quatro tamanhos de espessuras: de 75 micra, 100 micra, 125 micra e 150 micra, dependendo da largura. Com relação às propriedades óticas, é importante conhecer o efeito das espessuras da cobertura na transmissibilidade da radiação solar, incluindo os filmes difusores de luz, como por exemplo, os filmes com tripla camada difusora, com cinco camadas difusoras que possuem aditivos que distribuem a luz dentro da estufa e que podem conter aditivos antiUV (radiação ultravioleta) e antivírus.

 Vários estudos realizados comprovam a eficiência do uso dos filmes difusores na maior produtividade agrícola - Créditos Ginegar Po
Vários estudos realizados comprovam a eficiência do uso dos filmes difusores na maior produtividade agrícola – Créditos Ginegar Po

Vantagens e desvantagens

Dentre algumas vantagens dos filmes difusores pode-se citar:

ð Propiciam maior quantidade de radiação solar difusa e melhor distribuição da radiação no ambiente protegido, principalmente em épocas com menor disponibilidade de radiação solar, como no inverno ou em períodos chuvosos;

ð No cultivo de plantas de porte elevado, propicia melhor uso da radiação, evitando efeitos do autossombreamento;

ð Possibilita o crescimento mais uniforme das plantas;

ð Estudos demonstram que o desempenho fotossintético das plantas melhora com o aumento da radiação solar difusa, culminando em melhores produtividades;

ð É indicado para mudas em geral, principalmente para plantas de maior porte.

Entre as desvantagens, existe uma relação entre a radiação solar e a temperatura do ar. Em épocas com maior radiação solar, as temperaturas no ambiente podem ficar muito elevadas, e por isso deve-se incluir sistemas eficientes para a diminuição das temperaturas do ar, como um pé direito alto da casa de vegetação, evitando temperaturas elevadas, principalmente acima de 35ºC que podem ser limitantes para o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Também, o uso de telas anti-insetos nas laterais da casa de vegetação proporciona melhor aeração no ambiente e, consequentemente,a ocorrência de temperaturas e umidade do ar mais amenas, quando comparadas com casas de vegetação fechadas somente com filmes.

Entretanto, deve-se ter cuidado com a polinização insuficiente ou inadequada devido ao impedimento da entrada de insetos polinizadores que, neste caso, ocasionam menor produção e qualidade de frutos.

Também é importante ressaltar a necessidade de um manejo integrado de doenças, devido às altas temperaturas e umidade do ar nesses ambientes.

Custo

O custo do filme difusor é muito variável, dependendo do tipo, do local e da região de aplicação. Encontram-se no mercado filmes difusores comuns em torno de R$4,00 o metro quadrado, enquanto os filmes que incluem propriedades ópticas aliadas ao efeito anti-vírus apresentam um custo em torno de R$6,00 o metro quadrado, podendo o preço variar conforme as regiões do País.

Além de adquirir o filme, o produtor deverá incluir o custo da mão de obra necessária para instalação do mesmo.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de junho 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Tomate menos ácido e mais firme chega à mesa do brasileiro

  A produção de tomate exige cuidados específicos " tanto dentro como fora da porteira " pois é muito sensível com relação ao manejo, fatores...

Produção de cenouras dobra com variedades híbridas e áreas tecnificadas

  A média nacional de produtividade de cenoura é de 30t/ha por ano. Produtores que trabalham com variedades híbridas e em áreas tecnificadas alcançam até...

Multitécnica convida visitantes para seu estande

  Este é o quinto ano em que a Multitécnica participa da Hortitec. ParaHaroldo Rix, engenheiro agrônomo da empresa, a feira é uma forma de...

Enxofre aumenta produção do café

  Dalyse Toledo Castanheira Engenheira agrônoma, mestranda em Fitotecnia na Universidade Federal de Lavras " UFLA dalysecastanheira@hotmail.com Arthur Henrique Cruvinel Carneiro Graduando em Agronomia na Universidade Federal de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!