18.5 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiFilmes plásticos na produção de tomate e pimentão

Filmes plásticos na produção de tomate e pimentão

A produtividade de pimentões e tomates pode aumentar de 250% a 500%, quando cultivados em ambiente protegido em relação ao campo aberto.

Foto AzulPack

Gilberto Rostirolla Batista de Souza
Engenheiro agrônomo e departamento técnico comercial – AzulPack TechAgro

A produtividade de pimentões e tomates pode aumentar de 250% a 500%, quando cultivados em ambiente protegido em relação ao campo aberto. Esses números variam de acordo com a região de produção, manejo do produtor rural, época do ano, variedades cultivadas, tecnologias de manejo integrado adotadas, intempéries climáticas, entre outros fatores, dentre os quais o uso correto do filme plástico na cobertura. Porém, a adoção do ambiente protegido, de fato, traz benefícios ao produtor rural.

Influência climática e da umidade

Os tomates e os pimentões são plantas pertencentes à mesma família (Solanaceae) na classificação botânica. São originários da América Latina e possuem características que os aproximam em termos de desenvolvimento, características de floração e estímulos para frutificação.
No caso destas duas culturas, a influência climática por temperaturas e chuvas pode trazer o sucesso ou perdas lastimáveis de produção agrícola.
As temperaturas ideais para produção de pimentões e tomates é entre 19 e 25°C. Temperaturas abaixo de 15°C reduzem a produtividade, aumentam o ciclo de produção, promovem frutos deformados ou até mesmo cessam a produção.
Temperaturas acima de 35°C provocam abortamentos de flores e frutos, distúrbios fisiológicos no desenvolvimento de frutos, como o fundo preto em tomates, desbalanço nutricional, redução da qualidade de frutos e perdas de produtividade.
Além do efeito das temperaturas, o molhamento das folhas e frutos por excesso de chuvas e a queima de frutos por excesso de radiação solar são problemas críticos a serem enfrentados no campo.

Solução

O ambiente protegido, com a aplicação dos filmes plásticos corretos da AzulPack TechAgro®, contribuem para o sucesso da produção agrícola nas diversas regiões do Brasil.
Em regiões mais frias e com baixo índice de radiação solar, os filmes TechLux® transparentes irão permitir a entrada da quantidade necessária de radiação solar para manter as temperaturas e as quantidades de energia solar nas faixas ideais de produção, trazendo a qualidade 3A de frutos que o produtor precisa para o maior retorno financeiro.
Os filmes TechLux® difusores de luz garantem alta quantidade de transmissão de radiação solar, com a distribuição uniforme da luz por todo o ambiente de produção. Essa difusão da radiação solar promove maior equilíbrio de energia por toda a planta, reduzindo os efeitos de temperaturas extremas.
Como resultado, o produtor terá menores perdas por abortamento floral, maior pegamento de frutos, redução drástica de queima de frutos e folhas, maior aproveitamento de água e nutrientes e, por fim, o aumento da produtividade.
Para evitar problemas com doenças de folhas e distúrbios fisiológicos por excesso de radiação solar, a solução ideal é o uso do filme agrícola de proteção, que pode ser aplicado em sistema de túneis altos, estufas de madeiras ou em arcos galvanizados.
Para todos os casos, a AzulPack TechAgro tem a solução inteligente que fornecerá proteção às plantas contra o molhamento das folhas e frutos pelas chuvas e irá regular a quantidade de radiação solar necessária para a máxima eficiência fotossintética.
Esse equilíbrio microclimático irá reduzir a incidência de pragas e doenças e trará maior força em produção de frutos com qualidade, sabor, doçura e propriedades nutricionais que o consumidor busca.
Os filmes agrícolas AzulPack TechAgro são fabricados com polímeros avançados, resinas virgens e aditivos adequados para cada aplicação na Agricultura. Com essa base, os filmes apresentam maior durabilidade, maior resistência, melhor equilíbrio na distribuição dos aditivos especiais para cada função a ser atribuída ao material. Com isso, resulta em maior qualidade de luz para as culturas em produção e maior durabilidade.
A AzulPack TechAgro traz soluções às necessidades reais do produtor, com resultados no campo e retorno financeiro ao empresário rural. Consulte nosso time técnico a campo para a correta escolha dos materiais nos projetos de produção em ambiente protegido e conquiste sua tecnologia de sucesso.
A AzulPackTechAgro é sinônimo de qualidade, segurança e confiança, auxiliando nossos clientes a potencializar sua produção.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tomateiro híbrido multitolerante BRS Nagai vai bem no cultivo orgânico

Leonardo Boiteux Maria Esther de Noronha Fonseca Ailton Reis Mirtes Freitas Lima Jadir Borges Pinheiro Pesquisadores da Embrapa Hortaliças Os produtores de tomate orgânico no Brasil enfrentam...

Enxertia – Quais as vantagens para o pimentão?

A enxertia em hortaliças é uma técnica cultural utilizada desde meados de 1920 no Japão e na Coreia, com o objetivo de contornar os problemas de patógenos de solo em melancia. No Brasil, especificamente no Estado de São Paulo, essa técnica foi introduzida em 1980 para solucionar problemas de patógenos de solo e aumentar a produtividade em pepino. Com o sucesso dessa atividade, ela se expandiu, sendo usada em outras hortaliças de interesse comercial e regiões brasileiras.

Cultivo de berinjela japonesa em estufas

Douglas José Marques Doutor e professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS glauciogenuncio@gmail.com   Nos últimos anos, o cultivo da berinjela vem se...

Electro Plastic – Soluções em cultivo protegido

A Electro Plastic participa da Hortitec desde a primeira edição. O objetivo, segundo Nelson M. Iida, diretor comercial da empresa, é melhorar o relacionamento...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!