Com o objetivo de criar soluções cada vez mais inovadoras e que, ao mesmo tempo, preserva o meio ambiente, a FMC, empresa de ciências para agricultura, atualiza um de seus grandes produtos, o Presence®, para Presence® Full. O bionematicida é indicado para tratamento de sementes e, agora, também é recomendado para o sulco de plantio em culturas como soja, milho, feijão e algodão.
Potente para combater o nematoide das galhas (Meloidogyne incognita, Meloidogyne javanica), nematoide das lesões (Pratylenchus brachyurus, Pratylenchus zeae) e nematoide de cisto (Heterodera glycines), a solução é resultado de uma demanda do campo percebida e monitorada pela FMC. “O Presence® Full vem para oferecer versatilidade no dia a dia do agricultor, pois pode ser utilizado tanto em sulco de plantio quanto no tratamento de sementes, e contempla um amplo espectro de espécies, incluindo os cistos, descritos na bula e com diferentes doses, conforme a dificuldade de cada praga”, diz Fábio Silva, gerente de pesquisa da FMC para a América Latina.
Outro diferencial do produto é a formulação com base de endósporos, o que proporciona um tempo de prateleira maior e, também, maior concentração em relação aos demais produtos do mercado, fatores que geram mais proteção e performance. Além disso, o Presence® Full é um promotor de crescimento, o que aumenta a produtividade por hectare e sua tecnologia promove estabilidade do controle para diferentes cultivos e compatibilidade com outros produtos químicos.
“O fator biológico no tratamento é muito importante, pois permite um tratamento de solo eliminando os nematoides, sem acabar com as bactérias. O Presence® Full possui vários outros benefícios como: aumento da atividade enzimática do solo, controle de patógenos de solo e melhor eficiência no uso da água”, explica Antônio Soares, gerente de biológicos da FMC.
A solução é uma ferramenta que complementa o manejo integrado de nematoides em diferentes culturas, além do tratamento em sulco permitir que a área seja tratada independente da semente, com ação direta em fases juvenis e nos ovos de nematoides. Dentre outras características, o modo de ação é por contato, com múltiplos mecanismos oriundos da ação entre as bactérias, que têm alta capacidade de competição no solo, onde colonizam o sistema radicular das culturas, alimentando-se dos exsudados radiculares e formando um biofilme protetor ao redor da raiz. Além disso, durante o desenvolvimento bacteriano são secretados metabólitos secundários com efeito nematicida e nematostático que atuam de forma a limitar o desenvolvimento dos nematoides.