23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Fotoconversão - A transformação da luz em produtividade

Fotoconversão – A transformação da luz em produtividade

Gilberto Rostirolla Batista de Souza

Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento ” GinegarPolysack Brasil

 

Pimentão sob tela fotoconversoraChormatinet Leno Vermelha® da GinegarPolysack
Pimentão sob tela fotoconversoraChormatinet Leno Vermelha® da GinegarPolysack

A produção em ambiente protegido, desde que sejam empregadas tecnologias corretas de cobertura, possibilita a criação de um microclima favorável ao cultivo, pois garante o controle das variáveis climáticas como temperatura, umidade relativa, radiação solar e nível de CO2 (vento.)

A redução nas oscilações climáticas resulta em ganho de eficiência produtiva estimado em até 40%, além de reduzir o efeito da sazonalidade, permitindo a oferta de produtos em épocas desfavoráveis ao cultivo, possibilitando preços mais elevados ao empresário rural.

No entanto, para alcançar um microclima favorável ao desenvolvimento de um determinado cultivo, é necessário fazer a escolha correta das tecnologias de filmes plásticos de cobertura e telas de sombreamento e lateral que serão instalados no projeto, baseado principalmente na exigência da cultura, tipo de estrutura e condições climáticas locais.

Produção de pimentão sob tela termorrefletora Aluminet® da Ginegar Polysack
Produção de pimentão sob tela termorrefletora Aluminet® da Ginegar Polysack

Tecnologias

Para a máxima expressão do material genético, a GinegarPolysack oferece tecnologias de sombreamento e proteção com resultados comprovados em pesquisas agronômicas para atender às exigências climáticas das mais diversas regiões de produção agrícola.

Especificamente para o pimentão, a luminosidade considerada ideal é de aproximadamente 60.000 lux, e por meio do material de cobertura busca-se alcançar a condição ideal para obter a máxima produtividade.

O manejo climático se deve principalmente ao manejo da radiação incidente, de forma a fornecer a quantidade adequada de luz. Consequentemente, tem-se um efeito na temperatura e umidade relativa, fatores estes diretamente relacionados à transmissão de luz do material na cobertura da estufa. Plantas de porte alto, como o pimentão, exigem uma grande quantidade de luz devido ao sombreamento das folhas mais novas sobre as da parte inferior das plantas.

Neste caso, é preciso ter atenção a três características fundamentais da entrada da luz, que são a qualidade, a quantidade e a direção. Para o pimentão, é importante a entrada de alta quantidade de luz, mas também que os raios solares sejam de forma difusa para maior aproveitamento pelas plantas.

A GinegarPolysack trabalha com as tecnologias em telas e filmes agrícolas que atuam na qualidade da luz, além da quantidade e direção, o que confere a máxima eficiência fotossintética pelas plantas.

Dentre as opções disponíveis no mercado, o telado constitui-se uma opção mais barata, e por isso o produtor muitas vezes opta por esta estrutura mais simples para se inserir no cultivo protegido antes de partir para a estufa. A Chromatinet® é um grupo de telas fotoconversoras que controla o crescimento vegetativo, alterando o espectro de luz que chega às plantas, e são uma ótima opção como substituição à tela preta comumente utilizada na cobertura do telado.

A tela fotoconversora Chromatinet® combina a tecnologia multicamadas com os aditivos especiais desenvolvidos pelo grupo de P&D da Polysack em Israel. Está disponível em diferentes cores e porcentagens de sombreamento, sendo cada um adequado para determinadas culturas e condições climáticas de acordo com a localidade.

Além de aumentar a quantidade de luz difusa, modifica o espectro da luz para a faixa utilizada pelas plantas ” radiação PAR. A maior quantidade de luz na faixa do vermelho e vermelho distante estimula o fitocromo, responsável pela germinação de sementes, alongamento do caule, expansão das folhas, desenvolvimento do sistema radicular, síntese de antocianina e carotenoides, etc.

Segundo estudos realizados em Israel, o uso da Chromatinet Vermelha com 26% de sombreamento aumentou em 5% o peso dos frutos e 20% o número de frutos por planta comparado com a tela preta de 30%, que corresponde ao aumento de 12% na produção por planta (Figuras 1 e 2).

A tela termorrefletora Aluminet®, da Ginegar Polysack, também pode ser usada para a cobertura de telados para pimentão (Figura 3), assim como a Chromatinet®. O Aluminet®, por ter alumínio em sua composição, reflete parte da radiação e reduz a entrada de calor para o ambiente, reduzindo a radiação em excesso e diminuindo a temperatura.

Estufa com tela Optinet® 50 mesh e tela Chromatnet Leno Vermelha® da GinegarPolysack nas laterais para proteção física e óptica contra insetos e maior ventilação interna, respectivamente
Estufa com tela Optinet® 50 mesh e tela Chromatnet Leno Vermelha® da GinegarPolysack nas laterais para proteção física e óptica contra insetos e maior ventilação interna, respectivamente

Benefícios

Da radiação que entra para o ambiente, 15% é sob a forma de luz difusa, aumentando a quantidade de radiação que chega às plantas, principalmente nas folhas baixeiras. A redução da temperatura em até 8ºC e o aumento na luz difusa reduz o estresse sentido pelas plantas em condições de alta incidência luminosa, e com isso aumenta a taxa fotossintética e, consequentemente, a produtividade. Outro benefício desta tela é a redução na queima de frutos, distúrbio comum em frutos de pimentão cultivado em campo aberto.

Assim como a redução de temperatura durante o dia, Aluminet® proporciona a redução na perda de calor durante a noite em condições de baixa temperatura, pois a radiação que entra durante o dia demora mais a se dissipar pela reflexão da energia na parte interna da tela. Os dados apresentados na figura 4 mostram que a temperatura sob o telado com o Aluminet não ficou abaixo de 0ºC durante a noite, comparado à tela preta e campo aberto.

 

Produção de Pimentão sob filme difusor (à esquerda) e filme Suncover AV Blue da GinegarPoysack (à direita), sem Aluminet
Produção de Pimentão sob filme difusor (à esquerda) e filme Suncover AV Blue da GinegarPoysack (à direita), sem Aluminet

Produção de mini-pimentão colorido na região norte sob cobertura de filme Suncover® AV Blue® 120 micras da Ginegar Poysack
Produção de mini-pimentão colorido na região norte sob cobertura de filme Suncover® AV Blue® 120 micras da Ginegar Poysack

Essa matéria completa você encontra na edição de junho de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

 

Ou assine

Inicio Revistas Hortifrúti Fotoconversão - A transformação da luz em produtividade