28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesFrancisco Maturro assume presidência da Fundepag

Francisco Maturro assume presidência da Fundepag

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio passa a contar também com novos conselheiros e inicia comemorações de seus 45 anos de história.

O empresário e ex-secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Maturro assumiu a presidência do Conselho de Administração da Fundepag – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio, entidade que viabiliza projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no agronegócio e meio ambiente.

Créditos: Divulgação

Com mandato de quatro anos, tomaram posse também no Conselho de Administração o pesquisador do IPA – Instituto de Pesquisas Ambientais, Miguel Luiz Menezes Freitas; a diretora da Faculdade de Análise de Sistemas da PUC-Campinas, Silvia Cristina de Matos Soares; a diretora da Ceplac – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, Lucimara Chiari e o pesquisador Orlando Melo de Castro, que foi diretor do Departamento de Cadeias Produtivas do MAPA – Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordenador geral do IAC – Instituto Agronômico e da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. O Conselho Fiscal da Fundepag passa a contar com novos conselheiros: a vice-diretora do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, Gisele Anne Camargo; o Consultor na APTA, José Roberto Vicente e o Diretor de Omnichannel & Canais Digitais do Grupo RD-RaiaDrogasil, Diego Kilian.

“Nesses últimos 45 anos, a Fundepag vem desempenhando um papel fundamental fomentando, financiando e apoiando a pesquisa, com alianças estratégicas de parceiros e da iniciativa privada. Não há outro caminho: são os investimentos em ciência e tecnologia que nos asseguram um futuro promissor e relevante. Temos que trabalhar hoje para aquilo que imaginamos daqui a 10, 20 anos”, aponta o novo presidente do Conselho de Administração da Fundepag, Francisco Maturro. Para ele, as pesquisas caminham na direção da busca por maior produtividade, o que se traduz diretamente em sustentabilidade. “Quanto mais produtividade se tem, mais terras são poupadas. E o Brasil tem um potencial enorme de ser campeão mundial em produtividade e sustentabilidade. Existe muito suor do produtor rural nessa trajetória, mas sobretudo muito trabalho de pesquisa e inovação, tanto do setor público como do privado. A Fundepag exerce um papel importantíssimo nesse cenário ao aproximar o setor privado, orientando as pesquisas de acordo com as demandas do mercado e precisa ser percebida pela sociedade como a grande apoiadora das pesquisas agropecuárias no Brasil”, salienta Maturro.


Comemoração dos 45 anos da Fundepag  

A cerimônia de posse dos novos integrantes dos conselhos foi realizada no restaurante Zucco, na capital paulista, liderado pelo Chef José Meirelles, que será o responsável por desenvolver pratos com produtos artesanais paulistas especialmente para a comemoração dos 45 anos da Fundação, em novembro de 2023.

Em 2022, a Fundepag fez a gestão de R$ 55 milhões em inovação, com mais de 400 colaboradores alocados em diversos projetos pelo Brasil, fomentou mais de 290 projetos em parceria com 25 instituições de pesquisas no País e no exterior, atendeu 1.500 clientes e promoveu cerca de 50 eventos de capacitação e transferência de conhecimentos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fundepag celebra 45 anos de ciência e inovação

Jantar comemorativo destaca ingredientes de produtores artesanais paulistas em cardápio elaborado pelo chef do restaurante Zucco, José Meirelles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!