26.6 C
Uberlândia
sexta-feira, dezembro 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesEstratégias sustentáveis: a bioeconomia e o agronegócio

Estratégias sustentáveis: a bioeconomia e o agronegócio

A preocupação com o manejo dos recursos naturais exige pensar novas abordagens na relação com a natureza

No mundo contemporâneo, a busca por soluções mais sustentáveis relacionadas tanto à pecuária quanto à agricultura tornou-se necessária. De fato, a partir do aumento da população global, os recursos naturais passaram a ser consumidos rapidamente, tornando a regeneração da natureza muito mais lenta, especialmente nos últimos 60 anos.

Créditos: Divulgação

Nesse contexto, na necessidade de criar novas abordagens que considerem a preservação da natureza, a bioeconomia e o agronegócio desempenham papel elementar. Comumente, a bioeconomia e o agronegócio podem ser interpretados como concepções antagônicas, diferentes tanto nas práticas quanto nos objetivos. 

Esse argumento gira em torno da ideia de que a bioeconomia é voltada à concepção de reutilização dos recursos de forma sustentável, na medida em que o agronegócio encontra-se associado, frequentemente, à exploração intensiva dos recursos naturais e da terra. Porém, análises mais profundas sobre esses objetos revelam que ambos os campos tanto podem quanto devem operar juntos como aliados na promoção da sustentabilidade. 

Uma aliança promissora para o futuro sustentável 

Em síntese, pode-se dizer que a bioeconomia define-se como a produção, o uso e a gestão dos recursos biológicos, ou seja, as florestas, a agricultura e as pescas, a biodiversidade em sua totalidade. Tais recursos são utilizados para gerar serviços e produtos. 

Concentra-se, portanto, em uma abordagem ecológica acerca do desenvolvimento, promovendo soluções que beneficiam o meio ambiente. Nessa perspectiva, a relação entre o agronegócio e a bioeconomia torna-se evidente quando se considera o papel da agricultura na produção de biomassa e insumos. 

Pode-se utilizar como exemplo clássico entre a relação da bioeconomia e do agronegócio a própria produção de alimentos orgânicos. Os alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem o uso dos insumos químicos e fertilizantes sintéticos. Além disso, a própria relação com as práticas agrícolas mostra-se mais “amigável” com o ambiente nessa abordagem.

Para além, o agronegócio e a bioeconomia também se unem na produção de biomateriais e bioplásticos. Em suma, existe no cenário atual uma preocupação em relação à poluição causada pelo plástico. Em vista dessa problemática, a bioeconomia oferece soluções no desenvolvimento de plásticos biodegradáveis, produzidos por meio de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar e o próprio amido de milho. 

Tais fatores demonstram a importância, por exemplo, da faculdade de biomedicina. Os profissionais dessa área têm se esforçado para gerar alternativas biodegradáveis ao modelo agrícola tradicional, a partir das pesquisas e do desenvolvimento de tecnologias inovadoras, como a agricultura de precisão, o melhoramento genético e os processos de hibridização, bem como as biotecnologias agrícolas. 

No final das contas, a aliança dessas abordagens possui a capacidade de, gradativamente, construir um futuro próspero e mais sustentável, que considera o meio ambiente e a sua relação com os demais seres que habitam o planeta. O agronegócio é o carro-chefe do Brasil e, portanto, torna-se necessário repensar suas práticas e aprimorá-las, assim como a bioeconomia está fazendo. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Agronegócio brasileiro atinge R$ 71 bilhões no ano

Segundo o Ministério da Economia, 50% de tudo que é exportado no Brasil provém do agronegócio.

O marketing no agro 4.0. Agregando valor e fortalecendo a imagem do setor

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) realizará o 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA no dia 24 de novembro de 2020, no formato online e gratuito. O tema central do evento é "O Marketing no Agro 4.0. Agregando Valor e Fortalecendo a Imagem do Setor".

Inovação no agronegócio vai além da tecnologia

Mudança de pensamento, atenção a novos modelos de negócios e espírito empreendedor serão fundamentais para ajudar as novas gerações de produtores rurais a saírem do modo tradicional de operação para terem mais oportunidades de mercado

Agronegócio impulsiona economia baiana

Mesmo com queda em relação ao ano de 2022, há expectativas para segundo trimestre de 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!