19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasFundecitrus passa a monitorar presença de inseto transmissor da pior doença da...

Fundecitrus passa a monitorar presença de inseto transmissor da pior doença da citricultura em 60% do parque citrícola

Cobertura do sistema de Alerta Fitossanitário abrange 249 mil hectares após entrada de duas novas regiões

IMG_7021O sistema de Alerta Fitossanitário do Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura, que monitora a presença de psilídeoDiaphorinacitri, inseto transmissor de HLB (huanglongbing/greening), a pior doença que afeta os pomares de laranja, passou a cobrir 61,9% do parque citrícola que engloba municípios de São Paulo e Minas Gerais, principal área produtora de citros do país, após a inclusão de mais duas regiões: Franca e Novo Horizonte, no início deste ano.

De acordo com o levantamento do Fundecitrus de 2016, o HLB está presente em 16,92% das laranjeiras do parque citrícola e o manejo regional, incentivado pelo Alerta Fitossanitário, é uma das principais medidas de controle da doença.

O sistema monitora ao todo 249 mil hectares de citros por meio de 27.433 armadilhas amarelas georreferenciadas, em nove regionais: Araraquara, Avaré, Bebedouro, Casa Branca, Frutal, Lins, Santa Cruz do Rio Pardo e as novatas Novo Horizonte e Franca.

As novas regiões somam 15.727 hectares, distribuídos em 23 municípios, monitorados com 1.913 armadilhas. A regional de Franca é composta por 11 municípios, sendo oito do estado de São Paulo: Altinópolis, Brodowski, Cristais Paulista, Franca, Igarapava, Jeriquara, Patrocínio Paulista e Pedregulho. E três de Minas Gerais: Claraval, Ibiraci e Jacuí. A cobertura do sistema abrange 100% do total de plantas da região, monitorando 9.869 hectares de citros por meio de 775 armadilhas.

A regional de Novo Horizonte é composta por 12 municípios: Adolfo, Borborema, Irapuã, Itajobi, Itápolis, Mendonça, Novo Horizonte, Pindorama, Sales, Santa Adélia, Taquaritinga e Ubarana. A ferramenta cobre 20% da área com a presença de 1.158 armadilhas instaladas em 5.858 hectares.

Manejo mais eficiente

O sistema online do Alerta Fitossanitário é abastecido quinzenalmente com informações dos citricultores sobre a população de psilídeos encontrados nas armadilhas de suas propriedades e de dados gerados por armadilhas do próprio Fundecitrus. A partir dessas informações são gerados relatórios que mostram a situação de cada propriedade e das regiões participantes, indicando quais os locais críticos de presença do inseto e onde é necessário fazer o controle.

O Fundecitrus também envia alertas para os cadastrados no sistema informando quando há picos da população de psilídeo e a necessidade de pulverização conjunta em toda a região. “O sistema facilita o manejo regional de HLB que consiste no combate em larga escala feito por vários citricultores ao mesmo tempo, por meio da eliminação de plantas com sintomas da doença, monitoramento e controle de psilídeo“, diz o engenheiro agrônomo do Fundecitrus Ivaldo Sala.

Produtores participantes do monitoramento destacam um melhor controle do inseto após a adesão ao Alerta Fitossanitário. “Não adianta atuar isolado em minha propriedade sem olhar para o entorno e isso se tornou mais fácil e prático com o uso do sistema“, diz Humberto Francisco Nucci, da região de Lins. De acordo com o citricultor Sebastião Zeulli, da regional de Frutal, o recebimento dos alertas tornou o manejo de HLB mais econômico. “Sei qual é o momento certo de realizar as aplicações e o efeito delas dura mais tempo quando todo mundo da região também faz“, afirma.

A participação na ferramenta é gratuita e conta com o apoio das empresas Bayer CropScience, FMC, Koppert e Syngenta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mosca negra dos citros – Ministério revoga restrição ao trânsito

Foi publicada no último dia 20 de fevereiro a Instrução Normativa (IN) nº 2, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que revoga...

Novas tecnologias reduzem uso de agrotóxicos

Três tecnologias desenvolvidas pela Embrapa podem elevar o nível de controle de pragas e doenças, com redução do uso de produtos nas lavouras, em...

Falta de chuva e clima quente prejudicam produção de abacate no estado de São Paulo

Diminuição da safra é de cerca de 80%, comparada ao ano de 2014 O mês de maio fecha o período de melhor produção do abacate,...

Tratamento de sementes da soja Bt protege do ataque inicial de pragas

  Diarly Sebastião dos Reis Assistente técnico de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos diarly.reis@gmail.com Diego Tolentino de Lima Engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal e doutorando em Agronomia...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!