28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesGesso ensacado é inovação

Gesso ensacado é inovação

Gesso ensacado – Foto: Nutrigesso

A Nutrigesso inova no mercado e lança o gesso ensacado para atender a necessidade do mercado de hortifrúti. Os produtores estão satisfeitos com os resultados, pois o gesso agrícola reduz o índice salino no solo e fornece cálcio e, ainda, melhora a pós-colheita

A ideia da venda do gesso agrícola ensacado surgiu com a demanda de pequenos produtores (agricultura familiar), onde existia a necessidade de uso, porém, com baixos volumes, inviabilizando a compra a granel. Devido às características químicas e físicas do produto, a Nutrigesso é pioneira no acondicionamento em sacaria valvulada.

A empresa tem uma capacidade instalada de 1.000 toneladas mês, portanto, hoje estamos trabalhando com 500 toneladas mês.

Diferenciais

O gesso agrícola é um sulfato de cálcio di hidratado. Sua composição química é de Ca 20% S 15%, não havendo diferenças da forma a granel para a ensacada. Portanto, o que difere o gesso agrícola é a umidade, que na forma a granel fica em 15%, e na forma ensacada em 7%.

Armando de Melo, engenheiro agrícola e gerente regional de vendas da Nutrigesso, ressalta que o Nutrigesso na forma ensacada e voltado para o pequeno produtor, jardinagem e paisagismo. “Assim, por estar na forma ensacada, na embalagem de 25 kg, facilita sua manipulação e transporte, podendo ser adquirida a quantidade certa, sem excesso”.

Benefícios para hortaliças

O gesso agrícola é um fertilizante à base de cálcio e enxofre. “Seu uso supre as necessidades destes nutrientes pelas plantas. Todas as culturas, de modo geral, necessitam destes elementos, algumas com mais necessidade de Ca, como o tomate e o feijão, enquanto o enxofre é importante componente na produção de aminoácidos, vitaminas e enzimas da planta”, pontua o especialista.

A empresa

A Nutrigesso está sediada em Catalão (GO), onde está o centro de distribuição do gesso agrícola a granel e a unidade industrial. Queremos continuar difundindo a tecnologia e uso do gesso agrícola, principalmente para os pequenos produtores.

A Nutrigesso possui uma rede de 125 representantes comerciais para a venda do gesso agrícola a granel e mais 60 revendas do Nutrigesso na forma ensacada, situados em GO, BA, MG, TO, MT, SP, MS e PR.

“Hoje já comercializamos o gesso agrícola (na forma ensacada) para vários Estados e diversas culturas, destacando-se a cultura do cacau em Tucumã (PA), café no Espírito Santo e Sul de Minas e tomate (envarado) na região de Anápolis e Goiânia (GO)”, informa Armando de Melo.

Parceria que deu certo

A Yoshida e Hirata é parceira e distribuidora da Nutrigesso há 1,9 ano. Para Alberto Massanobu Tanaka, supervisor de marketing, desenvolvimento e técnico da empresa, o gesso ensacado traz como diferenciais a facilidade no armazenamento; atendimento aos cuidados com o operador em relação à ergonometria, pois são sacos de 25 kg; embalagem que atende a maioria dos produtores rurais da região de atuação, em especial produtores com áreas de HF.

 “A Nutrigesso é uma empresa que destina recursos para desenvolvimento de acesso comercial e técnico. Sua política de negócio concilia com os propósitos da Yoshida e Hirata Agronegócios”, diz Tanaka, acrescentando que o gesso ensacado atende áreas de produção entre 1,0 a 5,0 ha –  desta forma, o produtor faz a aquisição de acordo com a sua necessidade, sem precisar comprar, por exemplo, um caminhão fechado e deixar estocado por muito tempo.

Nutrigesso pode ser utilizado em todas as culturas onde é necessário fazer com que o nutriente cálcio percole em uma profundidade desejada, o que, com a calagem, não é possível, além do fornecimento de cálcio sem alterar o pH do solo, como o cultivo de frutíferas, por exemplo. “Como benefícios, observo o fornecimento de cálcio e enxofre, com boa solubilidade para uma profundidade desejada, a qual não conseguimos incorporá-la, além da possibilidade de redução do índice salino no solo. Há, ainda, melhora na pós-colheita de folhosas e hortaliças de frutos, redução de “tip burn” ou deficiência de cálcio e, desta forma, melhor produtividade”, considera Tanaka.

Versatilidade

Como o cultivo de hortaliças é bem intensivo e a cada ciclo que encerra inicia outra cultura, Nutrigesso pode ser utilizado em qualquer época do ano, seja de forma manual ou mecanizada. A aplicação pode acontecer, também, no cultivo de hortaliças em mulching. “O custo-benefício desse produto se torna interessante quando o nível de perda por tip burn ou por doenças de solo impactam negativamente na produtividade. É possível fazer um ponto de equilíbrio entre o valor do investimento versus índice de perda por este motivo. Além disso, há ganhos qualitativos da planta e produto final”, conclui Alberto Tanaka

ARTIGOS RELACIONADOS

Abóbora recordista de produtividade

Se um produtor procura por confiança, qualidade e segurança ao escolher sementes ...

PIB do agro sobe 16,81%: produtores rurais obtém recursos via CPRs digitais

Em 2020, mais de R$ 3,2 bilhões em financiamento agrícola foram movimentados via e-CPRs na agtech Bart Digital. Alta do PIB é evidenciada por dados da CNA e CEPEA

Falta de conectividade na área rural atinge 73% dos produtores

Brasil tem 195 milhões de hectares off line; Ambiente de rede próprio 4G no campo reduz custos operacionais e eleva faturamento em até 25%.

Produtor rural deve ter atenção

As lavouras de verão, em sua maioria, estão prestes a serem colhidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!