18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Manejo do pepino orgânico

Manejo do pepino orgânico

Mariana Vieira Tonezi marytonezii@gmail.com

Rafael Paes Tonezi rafatonezi135@gmail.com

Graduandos em Agronomia – Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral (FAEF, Garça – SP)

Marcelo de Souza Silva Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia/Horticultura e professor – FAEF – Garça – SPmrcsouza18@gmail.com

Pepino – Crédito Agristar

A produção de hortaliças orgânicas tem se destacado como uma das alternativas de renda para os pequenos agricultores familiar, devido à alta demanda mundial por alimentos mais saudáveis e livres de resíduos químico. Estima-se que cerca de um milhão de hectares sejam cultivados com orgânicos no Brasil e que os principais produtos sejam: frutas, hortaliças, raízes, tubérculos, grãos e produtos agro industrializados.

Os Estados que se destacam com um alto número de produtores orgânicos, sobretudo de hortaliças, são: Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Pará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Bahia.

Dentre as hortaliças cultivadas no sistema orgânico, o pepino está entre as mais comercializadas. Seu consumo tem crescido muito, principalmente devido às suas características nutricionais e seu nível baixo de calorias, rico em potássio, fibras e propriedades diuréticas, sendo muito indicado para as dietas balanceadas.

A produção anual do Brasil de forma convencional de pepino é de 200.000 t, com maiores volumes de produção nos Estados de São Paulo (54.803 t), Minas Gerais (42.800 t), Paraná (18,245 t), entre outros.

O cultivo

Nas áreas de produção, os pepinos mais cultivados são o Japonês, o Aodai e o Caipira. Sua produção de forma orgânica não é tão simples como das hortaliças folhosas em geral. Ele necessita de cuidados técnicos e de uma boa condução, visto que a adoção da produção orgânica é um grande avanço no cultivo de olerícolas, sendo uma forma de cultivo comprometida com a saúde do agricultor, do consumidor e do meio ambiente.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Revistas Hortifrúti Manejo do pepino orgânico