23.1 C
São Paulo
quinta-feira, janeiro 27, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Revistas Hortifrúti Gotejamento garante altas produtividades

Gotejamento garante altas produtividades

Mário Calvino PalombiniEngenheiro agrônomovermelhonatural@hotmail.com

Morango – Foto: Shutterstock

A cultura do morangueiro é altamente exigente em água. Possui um sistema radicular superficial que não lhe confere capacidade significativa de obter água nas profundidades do solo, elevado crescimento de planta e absorção de água, quando em condições favoráveis. Isso ocorre pela alta densidade de estômatos na folha (estrutura responsável pela evapotranspiração).

Esta é uma planta dotada de alta necessidade de respiração do sistema radicular, não permitindo a encharcamento do solo. Estes fatores não tornam viáveis o seu plantio sem a utilização de irrigação e exige um manejo de alta complexibilidade. 

Como os sistemas de produção são divididos em dois modelos, plantio no solo e fora de solo, estas explanações serão divididas em duas partes.

Produção em solo

O sistema de produção no solo é de menor complexibilidade, mas possui suas particularidades. O primeiro fator são as características de solo. Nos arenosos, a água na irrigação possui tendência de se transcolar de forma mais vertical que em solos argilosos.

Neste caso, a distância entre bicos de irrigação deve ser menor. Em solos argilosos, para que a água possua maior translocação lateral, é necessário um trabalho de preparo de solo mais apurado, com uma maior pulverização de solo.

Em solo com torrões, a água tem a tendência de se transcolar diretamente para o subsolo, não deixando-a disponível para a planta.

O regime composto pelo tempo e intervalo de irrigação está diretamente vinculado a vários fatores simultâneos, como o volume de solo disponível pela planta, que no caso é entorno de 50 litros, o volume de massa foliar, que é responsável pela evapotranspiração, e as condições climáticas, no caso de variedades de dias neutros, umidade relativa do ar, temperatura e radiação solar.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Revistas Hortifrúti Gotejamento garante altas produtividades