28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesManejo simultâneo de bicho-mineiro e broca são diferenciais

Manejo simultâneo de bicho-mineiro e broca são diferenciais

Premio® Star, inseticida da FMC, tem efeito de choque e residual na cultura e contribui para aumento da produtividade e qualidade dos grãos

Produzido em mais de 50 países por mais de 25 milhões de agricultores, o café é a segunda commodity mais comercializada do mundo, sendo o Brasil o maior produtor. Para manter a eficiência das plantações e os bons índices de produção, os cafezais precisam de temperatura e clima ideais e, também, técnicas e produtos que permitam obter grãos de alta qualidade e livre de pragas.
 

Dentre os principais insetos que acometem a cultura do café, o bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) é um dos principais, pois gera perdas de até 70% da produção; assim como a broca-do-café (Hypothenemus hampei), que ataca os frutos e reduz o peso dos grãos, causando defeitos que deterioram a qualidade e preço do café.
 

Crédiots: Divulgação

“Hoje, o agricultor pode contar com mais uma tecnologia para fazer o controle simultâneo de ambas as pragas: com o Premio® Star, lançamento exclusivo da FMC, a lavoura recebe uma solução inovadora, com formulação diferenciada e altíssima performance para insetos mastigadores e sugadores, tudo isso em um único produto”, diz Luís Grandeza, gerente da cultura de café da FMC.

O Premio® Star, que oferece proteção para 50 pragas em mais de 50 culturas, foi desenvolvido para o cenário brasileiro e passou por uma fase de otimização para extrair o melhor efeito sinérgico dos ativos, que foram combinados em uma formulação diferenciada e inovadora na proporção de ativos ideais para oferecer o melhor ao campo. “Esse é um produto revolucionário e sustentável para as lavouras, pois possui duplo modo de ação, amplo espectro, efeito de choque e residual, menor lavagem pela chuva e otimização operacional”, ressalta o gerente.
 

Ele ainda explica que as aplicações devem iniciar com no máximo de 3% de infestação do bicho-mineiro e, para a broca-do-café, devem ser na formação de grãos e no momento da migração dos adultos e, em ambas, o intervalo de aplicações deve ser de 30 dias. Outra orientação do profissional é que, sempre que possível, o produtor deve realizar as aplicações direcionadas às fases mais suscetíveis das pragas a serem controladas, bem como adotar outras táticas de controle, previstas no Manejo Integrado de Pragas (MIP), como uma boa colheita sem deixar grãos para trás, eliminação de lavouras ou plantas improdutivas e controle biológico.
 

Importante salientar que os grãos brocados, que ficam no pé de uma safra para outra, servem de fonte de inóculo e tornam o manejo muito mais difícil. Ao incluir o Premio® Star no manejo, o agricultor terá mais uma opção eficiente de controle para proteger os investimentos do cafeicultor, com qualidade dos grãos e sanidade da lavoura, fatores fundamentais para assegurar sua lucratividade”, aponta Luís.

ARTIGOS RELACIONADOS

Soluções eficientes para combater insetos sugadores

Pragas que atacam a seiva das plantas estão entre os fatores que mais provocam redução de produtividade nas lavouras, demandando manejo inteligente e tecnologias efetivas.

Fertilizantes organominerais diminuem perdas por volatilização de nitrogênio

Vanessa Junia Machado vanessajm@unipam.edu.br Carlos Henrique Eiterer de Souza carloshenrique@unipam.edu.br Engenheiros agrônomos, doutores e professores do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) O nitrogênio figura entre...

illycaffè colabora com agência da ONU para desenvolvimento do café na Etiópia

Visita de comitiva do país africano ao Brasil tem apoio técnico da empresa italiana De 14 a 19 de dezembro, representantes da illycaffè acompanham inédita...

Óleo de neem: Controla pragas do cafeeiro e mantém inimigos naturais

O óleo de neem da Nim Brasil não afeta os polinizadores nem os inimigos naturais, por não conter nenhum princípio ativo dos inseticidas convencionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!