22.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 28, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasGraminicida avaliado em áreas de referência mostra nível elevado de controle de...

Graminicida avaliado em áreas de referência mostra nível elevado de controle de invasoras da cana

Herbicida com formulação encapsulada de última geração surpreende pela ação efetiva sobre diversas ervas-problemas do canavial

Divulgação

Introduzido no mercado brasileiro há cerca de três anos, o herbicida-graminicida de marca Sirtaki® 360 CS, da Sipcam Nichino, tem surpreendido especialistas pelo elevado nível de controle de plantas daninhas de alta complexidade da cana-de-açúcar. Conforme a companhia, avaliado em três regiões paulistas de referência da produção canavieira, a solução entregou resultados acima da média, comparada a outros tratamentos.

No entorno de Piracicaba, por exemplo, a tecnologia trouxe de 93% a 95% de eficácia no controle do capim-brachiaria, bem acima de um dos tratamentos-padrão do produtor, que registrou indicadores entre 88,3% e 88,7%. Em áreas de Araras, observado no manejo da mesma invasora, Sirtaki® 360 CS obteve eficácia de 99% a 100%, contra de 93% a 96,7% do padrão.

Já em Sertãozinho, informa a Sipcam Nichino, as análises focaram nas invasoras capim-mombaça, capim-brachiaria e cordas-de-viola. Nesta região, no conjunto dos ensaios, o novo herbicida transferiu controle da ordem de 80% a 100%, igualmente superior aos tratamentos-padrão.

Segundo reforça a Sipcam Nichino, Sirtaki® 360 CS conta com recomendações para invasoras de difícil controle: beldroega, capim-brachiaria, capim-colchão, capim-colonião, capim-marmelada, caruru, corda-de-viola e trapoeraba, entre outras.

Formulação encapsulada

De acordo com a Sipcam Nichino, Sirtaki® 360 CS é descrito como um graminicida sistêmico, seletivo e pré-emergente ancorado no ingrediente ativo clomazone. Para a companhia, o lançamento da solução no país abriu uma nova era em relação à chamada formulação encapsulada (CS), na qual o ativo do herbicida é inserido em microcápsulas menores do que as tradicionais.

“Trata-se de uma versão revolucionária, resistente a atritos”, acrescenta a gerente de marketing da Sipcam Nichino, engenheira agrônoma Carulina Oliveira. “Esta característica dá mais precisão à ação graminicida, até mesmo na palha da cana. A chuva não interfere no desempenho do produto, ao contrário, funciona como um agente ativador”, ela acrescenta.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtividade da cana cresce 21,5% nesta safra

No acumulado de abril a outubro, rendimento médio no Centro-Sul é de 89,3 toneladas por hectare, contra 73,5 toneladas em 2022/2023.

1ª cana-de-açúcar não geneticamente modificada do mundo

Cientistas da Embrapa Agroenergia desenvolveram a primeira cana-de-açúcar com edição ...

Sumitomo Chemical mostra plataforma de soluções para plantas daninhas

A companhia japonesa Sumitomo Chemical é uma das patrocinadoras da 19ª edição do Herbishow - Seminário sobre Controle de Plantas Daninhas da Cana-de-Açúcar, que ocorre no próximo dia 2.

Estresse hídrico afeta potencial produtivo da cana-de-açúcar

O estresse hídrico emerge como uma sombra sobre os canaviais, impactando diretamente o potencial produtivo da cana-de-açúcar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!