20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, janeiro 23, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiHíbrido BRS 3046 amplia mercado do milho verde

Híbrido BRS 3046 amplia mercado do milho verde

Crédito: Israel Filho
Crédito: Israel Filho

As sementes do primeiro híbrido de milho verde, o BRS 3046, desenvolvido pela Embrapa e batizado de Saboroso, já estão no mercado disponíveis aos produtores. Ele é recomendado para as regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e o Estado do Paraná (norte, nordeste e oeste), para plantios em safra e safrinha. Pode ser também usado na produção de grãos e de silagem.

Muito importante para os pequenos e médios produtores, o Saboroso, além de trazer a marca Embrapa, chega para ampliar o mercado consumidor do milho verde in natura e da culinária. Com ele, a elaboração de pratos como pamonha, mingau, canjica, curau, bolos e tortas ganha força, porque tem um excelente rendimento.

O BRS 3046 é um milho superior agronomicamente a outros híbridos disponíveis no mercado. Ele pode ser plantado durante todo o ano; é superprecoce e com florescimento masculino em 60,5 dias; tem grãos de cor amarelo alaranjado; espiga com comprimento médio de 18 centímetros; e produtividade média de 30 mil a 40 mil espigas por hectare. É resistente a algumas doenças, como por exemplo, a ferrugem comum.

Àfrente

Coordenado pelo pesquisador Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães, da Embrapa Milho e Sorgo, com sede em Sete Lagoas (MG), o desenvolvimento desse híbrido levou  nove anos e teve a participação de cientistas tarimbados de pelos menos seis unidades da Embrapa instaladas no Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste.

Na região meio-norte, os testes com as linhagens que deram origem ao BRS 3046 foram conduzidos pelo pesquisador Milton Cardoso, no período de 2007 a 2016. Foram instalados experimentos em Teresina e Bom Jesus, no Piauí, e nos municípios de Mata Roma e São Raimundo das Mangabeiras, no Maranhão.

As sementes do híbrido podem ser encontradas nos distribuidores Plantmax Sementes (telefone (85) 3032-4894, e-mail plantmax@terra.com.br) e Mhatriz Pesquisa Agrícola (telefone (64) 3571-3463, e-mail mhatrizpesquisa@gmail.com).

Essa matéria você encontra na edição de março2018  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Rastreabilidade e tendências do consumo

Os consumidores estão conscientes sobre a importância da seleção de alimentos saudáveis ...

Alerta – Nematoides em ambiente protegido

  Carlos Eduardo Rossi Pesquisador científico do Instituto Agronômico (IAC-Campinas) rossi@iac.sp.gov.br Ninguém quer perder dinheiro, principalmente se o destino for para sobrevivência ou mesmo investimento. Quando alguém ouve...

Como evitar perdas por lixiviação da ureia na alface

    Bruno Novaes Menezes Martins Carla Verônica Corrêa cvcorrea1509@gmail.com Engenheiros agrônomos, mestres e doutorandos em Horticultura, FCA/UNESP Campus de Botucatu/SP Dentre as hortaliças folhosas, a alface é considerada a...

Acadian Plant Health apresenta a tecnologia BioSwitch

A Acadian Seaplants participa da Hortitec há 10 anos. Para Marcos de Oliveira Bettini, Senior Manager da empresa, este é o principal e mais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!