20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosHimev - Pioneira em trituração

Himev – Pioneira em trituração

A proposta da Himev para a cafeicultura é a renovação das lavouras por meio da trituração, eliminando as tradicionais queimadas e enriquecendo o solo com os nutrientes orgânicos provenientes do material vegetal triturado.

Créditos Divulgação
Créditos Divulgação

A Himev é uma empresa 100% brasileira, fundada em 2005 por investidores europeus que perceberam as grandes dificuldades que os produtores agrícolas e pecuaristas tinham em preparar novas áreas de plantio, ou na formação de pastos para a pecuária.

AHimev iniciou seus trabalhos desenvolvendo soluções pioneiras e inovadoras para osegmento agrícola e florestal. Desde o início existiu um trabalhode parceria com a Embrapa.Após um longo trabalho, desenvolvimento do protótipo e muitos testes, foilançado o primeiro triturador florestal fabricado no Brasil.

O Triturador Florestal Ecotritus é uma máquina que une a limpeza de áreas florestais com o cuidado com o meio ambiente, e foi desenvolvido levando em conta a forte vegetação brasileira, bem como a severidade do clima predominantemente tropical. “Apesar da dureza das condições de trabalho, o Triturador Florestal Ecotritus apresenta elevada produtividade aliada à baixa e econômica manutenção“, garante Vicente Goetten, diretor comercial da Himev.

Atualmente, o Triturador Florestal Ecotritus está sendo utilizado nas mais diversas tarefas, como: limpeza de pastos, capoeiras, laranjeiras, pés de café e chá, limpeza de tocos em reflorestamento, entre outras. Também é muito eficiente para a limpeza florestal de linhas elétricas, segundo complementa Vicente.

Para o café

A proposta da Himev para a cafeicultura é a renovação das lavouras por meio da trituração, eliminando as tradicionais queimadas, respeitando as leis ambientais e enriquecendo o solo com os nutrientes orgânicos provenientes do material vegetal triturado. “Essa é uma das principais vantagens, além da grande eficiência e economia de combustível“, considera o diretor comercial da empresa.

As máquinassugeridas para o café são um dos modelos da linha pesada: HP 210, HP 240 ou HP 270, por ter uma estrutura mais robusta e permitir longas horas de trabalho na trituração do café.  O diferencial dos três modelos é a largura de corte (1,05; 2,05 e 2,35 metros).

O Triturador Ecotritus pode ser utilizado em diversas atividades agrícolas - Créditos Divulgação
O Triturador Ecotritus pode ser utilizado em diversas atividades agrícolas – Créditos Divulgação

Como funciona

O Ecotritus é acoplado ao trator agrícola na tomada de força, em tratores de 50 a 120 cv para a linha leve e de 110 a 300 cv para a linha pesada. Também fabrica modelos sob encomenda, de acordo com necessidades específicas dos clientes.

A operaçãoresulta no enriquecendo do solo com os nutrientes orgânicos triturados. O material se torna uma cobertura morta, que é absorvida ao longo do tempo, nutrindo o solo. “Quando a gente queima, a área perde muito nutriente; já quando trituramos, toda essa biomassa é incorporada, tornando a terra mais forte“, aponta o pesquisador da Embrapa Osvaldo Kato, responsável pelo projeto.

Ainda segundo ele, trituradores Ecotritus podem ser utilizados para manejo da vegetação espontânea de pomares e outros cultivos perenes, garantindo cobertura do solo, adição de matéria orgânica e conservação da água no solo.

A Himev fabrica duas linhas de trituradores Ecotritus: HP – Linha Pesada e HL – Linha Leve. “São equipados com lâminas de aço especial de alta qualidade, grande durabilidade e forte desempenho, que criam uma estrutura forte e robusta“, detalha Vicente Goetten.

A Himevpossui tecnologia para fornecer o Ecotritus com lâminas, martelos ou bicos, sendoestes últimos indicadospara terrenos com pedras.

 

Compromisso ambiental

A Himev possui o compromisso permanente com a qualidade, ética e respeito às leis ambientais. Prova disso é a parceria com a Embrapa. “Eles buscavam uma solução para reduzir ou eliminar as queimadas no campo. Os trituradores Ecotritus da Himevvieram para dar essa resposta: plantio sem queimada. Uma aposta que deu certo no campo ea natureza agradece“, orgulha-se Vicente Goetten.

A sustentabilidade alcançada pelo equipamento não deixa de lado sua produtividade. “O Ecotritus pode atingir até sete hectares de trituração por dia, com grande economia e baixo custo de manutenção“, garante.

Para Osvaldo Kato, a parceria entre a Himev e a Embrapa contribuirá para desenvolvimento no meio rural em direção à sustentabilidade na agricultura da região Amazônica.

Super Lançamento

A Himev, sempre buscando soluções inovadoras para o homem do campo, está lançando o Triturador Ecotritus Frontal.Trata-se de uma tecnologia inédita já disponível para ser acoplada na parte frontal do trator, permitindo ao usuário mais comodidade na operação.

Essa matéria você encontra na edição de janeiro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Agrishow é o termômetro do agronegócio no Brasil

  Em sua 25ª edição, a Agrishow segue com reconhecimento nacional e internacional. É a terceira maior feira de tecnologia agrícola do mundo e a...

Expocaccer leva a qualidade dos cafés para os EUA

Em expansão, Expocaccer chegará em breve nos EUA.

Manejo e controle das doenças no tomateiro

Autores Carlos Antônio dos Santos Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) carlosantoniods@ufrrj.br Margarida Goréte Ferreira...

DuPont Pioneer e Proteção de Cultivos juntas em evento em Uberlândia

  O dia de campo “Time de Produtos e Tecnologia“, foi realizado pela DuPont Pioneer e Proteção de Cultivos no  dia 12 de março...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!