29.4 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosI Workshop sobre Iluminação Artificial no Brasil

I Workshop sobre Iluminação Artificial no Brasil

Nos dias 26 e 27 de outubro, no Anfiteatro da Engenharia, localizado na ESALQ/USP em Piracicaba (SP).

Crédito: Irriluce

Nos dias 26 e 27 de outubro, o Anfiteatro da Engenharia, localizado na ESALQ/USP em Piracicaba (SP), será palco do “AGRO-LED: I Workshop Sobre Iluminação Artificial no Brasil”, um evento dedicado à disseminação de conhecimento sobre o uso da iluminação artificial no cultivo de grandes culturas, plantas hortícolas e outros aspectos relacionados à agricultura sustentável. Com uma carga horária de 20 horas, o workshop é coordenado pela Profª Dra. Simone da Costa Mello e conta com o apoio do Departamento de Produção Vegetal – ESALQ/USP (GEPOL).
O principal objetivo deste evento é fornecer informações valiosas sobre o uso da iluminação artificial em diversas aplicações agrícolas, desde o cultivo de grandes culturas sob pivô central até a produção de alimentos em fazendas verticais. O workshop busca promover o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos, contribuindo significativamente para a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva agrícola.

Programação do workshop

Durante o primeiro dia, os participantes terão a oportunidade de ouvir palestrantes de renome internacional, como Erico Mattos, Diretor Executivo da Candidus e Glase (USA), que abordará o mercado de iluminação artificial e as novas tendências do setor. Humberto Proença, da Philips, discutirá os tipos de luminárias para o cultivo em campo aberto e ambiente protegido. A Profª Simone Mello, da ESALQ/USP, falará sobre a iluminação artificial no cultivo em campo aberto.

Após o intervalo para o almoço, a programação continua com palestras sobre a viabilidade econômica da implementação da luz artificial no pivô central, ministrada por Marcos Rocha, Presidente da Nortel, e sobre irrigação com luz na soja, com Sérgio Pellizzer, CEO da Fazenda Conforto. Além disso, haverá demonstrações práticas no campo do uso da luz artificial em culturas comerciais no pivô central, apresentadas por Simone Mello, da ESALQ, e Ednei Kupper, Diretor Comercial da Nortel.

No segundo dia, 27 de outubro, as atividades começam com uma palestra sobre a produção de microverdes em fazendas verticais, conduzida por Leonardo Corrêa, da Fazendas Bioma. Em seguida, o Prof. Paulo H. Viegas, da ESALQ/USP, compartilhará informações sobre iluminação artificial para produção de alimentos no espaço, em um projeto associado à NASA. O cultivo de cogumelos em fazendas verticais será abordado por Rodrigo Meyer, da MightyGreens.
Após o coffee break da manhã, a programação continua com palestras sobre inovações para o cultivo de plantas em fazendas verticais, ministrada pelo Dr. Luiz Felipe Purquerio (IAC), e sobre o cultivo de forrageiras em fazendas verticais, conduzida pela Profa. Simone Mello, da ESALQ/USP. O evento encerra com apresentações sobre aquaponia sob luz artificial, produtividade de microverdes sob diferentes composições espectrais de luz e um estudo de caso de sucesso da Fazenda Pink Farms, com Rafael Delalibera. O dia será finalizado com demonstrações práticas no cultivo de microverdes, baby-leaf e plantas medicinais em sala de cultivo indoor, também conduzidas pela Profª Simone Mello.

Informações práticas

O workshop oferece certificação emitida pela Fealq e tem disponibilidade para 250 vagas. A taxa de inscrição varia de acordo com o perfil do participante, sendo R$ 150,00 para estudantes e R$ 350,00 para profissionais e produtores.
O AGRO-LED: I Workshop Sobre Iluminação Artificial no Brasil promete ser um evento fundamental para profissionais e estudantes envolvidos na agricultura e na busca por soluções sustentáveis para o setor. Com uma programação repleta de palestras e demonstrações práticas, o workshop é uma oportunidade única de adquirir conhecimentos valiosos sobre o uso da iluminação artificial na agricultura moderna.

ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil ultrapassa 64 mil sistemas de energia solar

Agronegócio representa 13,1% da capacidade de geração do país e promove economia de bilhões.

Começa hoje a 21º edição do Congresso Brasileiro de Sementes

Maior fórum do setor sementeiro da América Latina prossegue até quinta-feira; na pauta os principais temas que movimentam a pesquisa e o mercado de produção de sementes.

Bayer lança as primeiras variedades de soja

A Monsoy , marca de sementes de soja da Bayer, lança no Brasil as primeiras variedades com a tecnologia Intacta 2 Xtend® (i2x), terceira geração de biotecnologia com genética avançada.

Santander leva para a Expocafé suas melhores condições de crédito

Banco mantém isenção da taxa flat, oferece limites pré-aprovados e desconto de 20% na taxa de administração de consórcio estruturado de pesados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!