23.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Impactos na produção protegida com o uso de filmes plásticos e telas...

Impactos na produção protegida com o uso de filmes plásticos e telas de sombreamento

Autor

Gilberto Rostirolla Batista de Souza
Doutor em Agronomia – Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento – Ginegar Brasil

A produção agrícola de hortaliças recebe inovações tecnológicas constantes. Frequentemente as empresas envolvidas apresentam novas cultivares, novas formulações de adubos, melhores sistemas de cultivo, defensivos mais eficientes e insumos com maior qualidade, resultados do melhoramento genético de plantas e das pesquisas de ponta.

No entanto, a pergunta a ser respondida é: qual a vantagem em ter o melhor material genético, os melhores adubos, defensivos e substratos se o ambiente de cultivo não oferecer condições microclimáticas adequadas ao desenvolvimento das plantas?

O resultado final de um cultivo depende da genética, tratos culturais e ambiente. Portanto, o manejo da luz, temperatura, umidade relativa e CO2 são fundamentais dentro da produção em ambiente protegido.

A Ginegar, empresa israelense líder mundial na fabricação de filmes e telas para agricultura, oferece aos empresários agrícolas as tecnologias mais avançadas do mundo para o cultivo em ambiente protegido, promovendo condições ambientais ideais para a máxima expressão do potencial das cultivares, com maior eficiência no aproveitamento de água e nutrientes.

Alta tecnologia

A Ginegar desenvolveu o filme Suncover AV Blue®, de alta performance, que apresenta alta difusão de luz, incremento de radiação azul, vermelha e vermelho-extremo, que barra a entrada de radiação ultravioleta (UV).

Os efeitos aplicados por estes aditivos especiais são a distribuição de luz por todo o ambiente, redução da temperatura média em até 5ºC, redução na incidência de insetos vetores de doenças, uniformidade da umidade no substrato, com promoção do enraizamento, uniformidade de desenvolvimento das plantas, maior eficiência fotossintética, refletindo em maior produtividade, economia de nutrientes e maior conforto para os funcionários. Ou seja, maior receita ao empresário rural.

Além da escolha do filme, o uso da tela termorrefletora Aluminet®, por ter alumínio em sua composição, reflete grande parte da radiação e as ondas de calor. Neste sentido, é uma excelente tecnologia para controle de temperatura em estufas e telados, pois, com o manejo correto de abertura e recolhimento, possibilita a manutenção da temperatura ideal aos diversos cultivos dentro do ambiente protegido.

Em dias quentes, com a tela estendida durante o dia, as ondas de calor são refletidas, reduzindo a entrada de calor de radiação, resultando em redução da temperatura interna em até 8°C. Em caso de dias frios, recomenda-se manter a tela recolhida durante o dia para que toda a radiação emitida pelo sol entre no ambiente, e ao final do dia (antes do início da inversão térmica) a tela deve ser estendida, de modo que sirva como uma barreira à saída de parte das ondas longas produzidas ao longo do dia.

Proteção

Para a proteção lateral, em condições de alta incidência de insetos, a Ginegar desenvolveu a tela Optinet®, uma malha anti-insetos de alta performance, ou seja, a evolução da tela anti-inseto comum (antiafídeo), pois, além de bloquear a entrada de insetos pela barreira física, apresenta a barreira óptica.

Optinet contém aditivos que bloqueiam a entrada de luz ultravioleta, que “cega” e repele os insetos antes que eles atinjam a malha. Seu efeito na redução do número de pragas no ambiente já foi comprovado cientificamente, especialmente contra tripes, moscas-brancas, pulgões e traças.

Em regiões de alta pluviosidade, temos que ter o cuidado de trabalhar com telas nas laterais com orifícios mais abertos, que permitam maior ventilação, para secamento mais rápido das plantas e solo. Nesse caso, a Ginegar apresenta a linha de telas Chromatinet® Leno Vermelha, que apresentam alta resistência mecânica e tecnologias para melhor a qualidade de luz com maior difusão, além de reduzir a entrada de insetos, quando comparamos com telas brancas e pretas comuns.

Inicio Revistas Hortifrúti Impactos na produção protegida com o uso de filmes plásticos e telas...