21.6 C
Uberlândia
segunda-feira, junho 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiImportância da qualidade das mudas da goiabeira

Importância da qualidade das mudas da goiabeira

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

 

 Créditos Shutterstock
Créditos Shutterstock

A goiabeira (Psidiumguajava L.), espécie originária das regiões tropicais da América, coloca-se em posição de destaque entre as fruteiras tropicais e subtropicais, em virtude do alto valor nutritivo apresentado pelo seu fruto e do alto rendimento cultural.

Um pomar em fase adultapode produzir de 22 ton/ha a 70 ton/ha. O fruto da goiaba reserva para si excelentescondições comerciais, dada sua grande aceitação para o consumo ao natural, notadamente devidoao elevado teor de vitamina C, sabor, aroma e fácil disgestibilidade.

Seucultivo comercial, hoje, abrange extensas áreas em diversos países, estando disseminadopor praticamente todo o território nacional.No Brasil, são amplas as possibilidades de seu cultivo, pelo grande potencial econômico e pela suaadaptação a diferentes condições climáticas e edáficas, mostrando também crescenteimportância econômica, pela aceitação dos seus frutos tanto para consumo in natura quanto pela suaampla utilização na fabricação de doces desidratados, geleias, sorvetes, compotas, sucos,purês e refrescos.

Produção de peso

Segundo dados de Agrianual, as estimativas de produção anual brasileira são da ordem de300 mil toneladas/ano, obtidas em 14.000 hectares, o que assegura ao País a condição de se colocar entreos dez maiores produtores mundiais, estando as principais áreas plantadas nos Estados de Goiás, SãoPaulo e Pernambuco, com os dois últimos respondendo por 80% da produção nacional.

Apesar da excelência do fruto, do incremento em área e consequentemente em produção, o consumo no Brasil ainda é de apenas 0,3 kg por pessoa por ano.

Para fins industriais, a planta deverá produzir frutos de maior relação polpamiolo em peso e em espessura - Créditos Shutterstock
Para fins industriais, a planta deverá produzir frutos de maior relação polpamiolo em peso e em espessura – Créditos Shutterstock

Produtividade

A produtividade da planta é função das condições edafoclimáticas, do nível tecnológicoempregado e das variedades cultivadas. Da mesma forma, os atributos físicos e químicosdo fruto da goiabeira variam de acordo com as variedades cultivadas, com as condições climáticas, com o grau de maturação do fruto, com a parte do fruto, com os tratos culturais empregados, com aépoca de colheita e com os fatores de desenvolvimento cultural.

Assim,com referência ao peso médio do fruto, os valores médios oscilam entre 50 e 321,1 g; quanto àrelação polpa/miolo em peso, Barbosa, Marteleto e Passo obtiveram valores compreendidosna faixa de 2,31 a 8,90; de 1,25 a 3,18 e de 2,54 a 4,49, respectivamente.

Também Dias; Marteleto e Passo obtiveram uma relação polpa/miolo em espessura, numa faixa de 0,21 a 0,52 e de 0,18 a0,51 respectivamente, sendo que a maior relação tanto em peso como em espessura foi verificada navariedade Tetraplóide de Limeira.

Os teores médios verificados para acidez total titulável (em % de ácidocítrico) giram entre 0,14 a 1,94 %. Com relação a sólidos solúveis totais (ºBrix), os teores médios situam-se entre 7,35 a 14,0%. O nível depectina (% em pectato de cálcio) varia com o grau de maturação do fruto e com o componente do fruto, tendo-se encontrado valores entre 0,75 a 1,64 %.

Para o percentual de umidade,os valores médios detectados posicionam-se no intervalo de 78,50 a 89,89%. Com relação ao potencial hidrogeniônico, os valores encontrados estão na faixa de pH 3,6 a4,5; o teor médio de fibra situa-se na faixa de 2,38 a 8,15 % e opercentual de açúcares redutores se coloca no intervalo de 2,90 a 7,45%.

Créditos Shutterstock
Créditos Shutterstock

Produção vegetal

A produção vegetal está alicerçada nas condições edáficas, climáticas e no nível de tecnologiaempregado. Isso é basilar para a fruticultura, todavia um outro fator é igualmente importante: a qualidadeda muda empregada na implantação dos pomares. Portanto, é da mais alta relevância para esta cultura,conhecer os métodos mais eficientes de propagação.

A propagação da goiabeira pode se dar tanto pela via sexuada, mediante uso de sementes, como pela via assexuada, empregando os métodos da enxertia e do enraizamento adventício: estaquia emergulhia.

Propagação seminífera

Em muitas regiões produtoras do mundo, inclusive no Brasil, a maioria das plantações era sustentada por plantas formadas pela via seminífera, talvez pela maior facilidade e velocidade de obtenção das mudas. Este método constitui um entrave para a valorização comercial desta cultura, devido à alta heterogeneidade desta espécie.

Segundo Tavares et al., embora a goiabeira apresente uma taxa de autofecundação significativamente maior do que a fecundação cruzada, sua propagação por sementes resultantes da polinização natural origina descendentes com grande variação, quanto à forma,hábito de crescimento, estatura da planta, produtividade e características do fruto.

Essa matéria completa você encontra na edição de março 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mulching reduz a podridão do morango

  Bernardo Ueno Pesquisador na área de Fitopatologia da Embrapa Clima Temperado bernardo.ueno@embrapa.br   O mulching é a tecnologia usada para cobertura de canteiros de morangueiro com a finalidade...

ISLA Sementes relança linha orgânica?

Estão de volta as sementes orgânicas. A ISLA Sementes vai retomar com força, em 24 de outubro (na quinta-feira), essa linha de produtos, inicialmente com quatro...

Fertilizantes e aminoácidos – A chave para a tuberização da batata

A batata é um alimento de grande importância mundial, sendo atualmente a terceira fonte alimentar mais importante do mundo, superada apenas pelo arroz e o trigo. No Brasil, o consumo médio por habitante ao ano atinge 15 kg, o que é considerado baixo quando comparado aos 70-80 kg por habitante ao ano de países como Alemanha e Holanda. Atualmente, Minas Gerais é classificada como o maior produtor de batata do Brasil.

Qual a importância da intermitência na secagem do café?

Autor Adilio Flauzino de Lacerda Filho Engenheiro agrônomo, mestre, doutor em Agronomia e consultor - Lacerda Consultoria adiliolacerda@gmail.com Não só internamente, mas, em nível mundial,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!